15 Livros Clássicos para presentear no Natal


Presentear livros no Natal é sempre uma ótima escolha e os clássicos são clássicos, nunca erram! Por mais antigos e lidos que sejam, muita gente não ainda leu obras básicas como, por exemplo, O Banquete do Platão. Fizemos uma lista para você se inspirar nesse presente maravilhoso. Uma vantagem adicional: esses livros podem ser encontrados em sebos, o que facilita para o bolso e o meio ambiente.

Vamos lá, em nossa lista tem clássicos da literatura, da filosofia, da sociologia e até da mitologia.

Dom Quixote de Miguel de Cervantes

Esta obra-prima é uma aventura atemporal que explora a linha tênue entre a realidade e a imaginação.

Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski

Uma obra profunda que mergulha nas profundezas da mente humana, explorando questões de moralidade e redenção. Dostoiévski é sempre atual.

Moby Dick de Herman Melville

Uma epopeia marítima que explora temas como obsessão, vingança e a relação do homem com a natureza.

1984 de George Orwell

Uma distopia fascinante que continua relevante, abordando temas como vigilância, controle governamental e liberdade pessoal.

Leia também:

O Apanhador no Campo de Centeio de J.D. Salinger

Um retrato emocionante da adolescência e da busca por identidade em um mundo complexo.

A Metamorfose de Franz Kafka

Um conto poderoso que explora a alienação e a transformação interna de um homem em uma criatura monstruosa. Livro super instigante e reflexivo para a sociedade contemporânea.

Orgulho e Preconceito de Jane Austen

Um romance clássico que mergulha nas complexidades sociais e nos relacionamentos humanos.

Sidarta de Hermann Hesse

É a história fictícia de um jovem brahmachari indiano chamado Sidarta, inspirada no Sidarta verdadeiro, o Buda, em busca da iluminação espiritual. Inquieto com sua vida privilegiada, o jovem abandona seu lar em busca da verdade e do propósito da existência. Sidarta se joga na vida e aprende lições de sofrimento, amor e desejo humanos, sendo fundamental nos dias de hoje, onde imperam bobagens do tipo positividade tóxica e receitas de bolo para ser feliz.

O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

Uma história atemporal que toca os corações de crianças e adultos, explorando temas como amizade, amor e perdas.

O Mal-Estar na Civilização de Sigmund Freud

Nesta obra, Freud explora a natureza dos conflitos humanos, abordando a relação entre indivíduo e sociedade. Ele discute como os impulsos instintivos do ser humano, em conflito com as demandas da civilização, levam ao surgimento de tensões e sofrimento psíquico. Freud analisa o preço que a sociedade exige para a manutenção da ordem e os desafios que isso impõe ao bem-estar mental dos indivíduos. Não é sobre psicanálise, é um livro fundamental para compreender a nossa sociedade.

O Banquete de Platão

Este diálogo de Platão é uma exploração filosófica sobre o amor e a natureza humana. Durante um banquete, vários filósofos discutem o conceito de amor e suas diferentes manifestações. O discurso mais conhecido é o de Sócrates que descreve a natureza do desejo, Eros, o que vem a ser conhecido como o amor platônico, que deve buscar a beleza e a sabedoria, ultrapassar o plano físico para alcançar um amor mais elevado, transcendental e filosófico para a salvação da sua natureza faltosa. Livro fundamental para entender a natureza sempre insatisfeita do homem.

Tragédias Completas de Sófocles (Coletânea)

Sófocles, um dos grandes dramaturgos gregos antigos, é conhecido por suas peças teatrais repletas de tragédias e conflitos humanos. Suas obras exploram temas como destino, honra, poder e moralidade. Entre suas peças mais famosas estão “Édipo Rei”, que narra a história de Édipo em busca da verdade sobre sua identidade, “Antígona”, centrada nos dilemas morais de uma mulher confrontando o poder do Estado, e “Electra”, uma história de vingança e justiça.

Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman

Escrito pelo renomado sociólogo Zygmunt Bauman, este livro explora a ideia de uma sociedade contemporânea caracterizada pela fluidez e pela volatilidade de suas estruturas sociais, políticas e culturais. Bauman descreve como essa “liquidez” permeia diversos aspectos da vida moderna, desde relacionamentos até instituições sociais, enfatizando a efemeridade e a instabilidade como características marcantes de nossa época. Ele aborda temas como a globalização, as redes sociais, o consumismo e a falta de estabilidade nas relações humanas, oferecendo uma análise profunda sobre as dinâmicas sociais e a incerteza que define a era contemporânea. A obra provoca reflexões sobre as mudanças constantes e os desafios enfrentados em um mundo onde tudo parece fluir rapidamente, tornando-se uma leitura essencial para compreender a sociedade atual.

Esau e Jacó de Machado de Assis

Nesta obra, Machado de Assis mergulha na história de dois irmãos gêmeos, Pedro e Paulo, que representam diferentes correntes ideológicas e visões políticas do Brasil da época. Através de suas personalidades contrastantes, Machado de Assis explora as polaridades políticas, sociais e culturais do país, evidenciando os conflitos e as divergências ideológicas que permeiam não só a história do Brasil do século XIX, mas também as tensões contemporâneas que persistem na sociedade moderna. As reflexões sobre as divisões políticas e a busca por consenso são temas atuais e pertinentes à realidade atual do país e do mundo.

A Paixão Segundo G.H. de Clarice Lispector

Esta obra da aclamada escritora brasileira Clarice Lispector mergulha no profundo e no existencial ao narrar a história de uma mulher que, ao esmagar um inseto em seu apartamento, é conduzida a uma jornada interior intensa e filosófica. A obra destaca-se por suas reflexões sobre identidade, solidão e a busca por significado na vida, temas que ecoam fortemente em um mundo contemporâneo em constante questionamento sobre a própria existência.

Estes livros clássicos têm o poder de mudar vidas e abrir as mentes das pessoas, sendo presentes ideais não só para o Natal, mas sempre. Que tal escolher um deles para presentear alguém especial nesta temporada festiva?

Talvez te interesse ler também:

Jólabókaflóðið: na Islândia, a belíssima tradição de dar livro de presente de Natal

Os 10 Melhores Filmes Cults para Assistir no Natal

Presente de Natal usado? Por que não? Veja as opções

Plantas: O Presente de Natal Perfeito. Veja o porquê

10 Maneiras de Embrulhar Presentes de Natal Sem Gerar Lixo

Como dar presentes ecologicamente corretos no Natal




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...