Os Erros Mais Comuns em Skincare que Podem Acelerar o Envelhecimento


Uma pesquisa conduzida por uma companhia internacional de software para salões de beleza, destacou erros comuns em tutoriais de skincare no TikTok que podem estar contribuindo para o envelhecimento precoce da pele.

Analisando os 100 vídeos de beleza mais populares na plataforma, especialistas constataram que 60% dos influenciadores digitais incorrem no mesmo equívoco: aplicar produtos na pele com excesso de força.

Conforme os resultados divulgados pelo jornal britânico Express, essa prática aparentemente inocente pode causar danos significativos a longo prazo, incluindo o aumento de inchaço e rugas. Esse achado reforça as orientações da Academia Americana de Dermatologia, que aconselha uma limpeza suave da pele para evitar irritações que possam acelerar o processo de envelhecimento. Além disso, a pesquisa revelou que mais da metade dos vídeos (54%) mostrava os influenciadores pulando etapas essenciais ou usando produtos fora da ordem recomendada, o que pode diminuir significativamente a eficácia dos tratamentos.

Outros erros comuns

A aplicação incorreta dos produtos, como o protetor solar antes do hidratante, pode reduzir a proteção oferecida pelo FPS, comprometendo a defesa da pele contra os raios UV. O terceiro erro mais frequente, também identificado em 54% dos tutoriais, é a negligência de áreas como o pescoço e o peito. Segundo os especialistas, cuidar dessas regiões é crucial, visto que são particularmente suscetíveis à desidratação e aos sinais de envelhecimento precoce.

Em seguida:

  • colocar os dedos sujos nos potinhos dos produtos foi identificado em 36% dos tutoriais.
  • lavar o rosto com agua muito fria ou muito quente (30%)
  • colocar muitos produtos de uma só vez (28%)
  • usar muito de um produto a qualquer momento (26%)
  • tocar superfícies sujas e depois o rosto (26%)
  • não usar protetor solar (22%)
  • bater ou irritar manchas na pele (12%)

Essa pesquisa serve como um alerta valioso para quem busca cuidados com a pele através de plataformas de mídia social como o TikTok. Os usuários devem estar atentos às técnicas e métodos demonstrados, optando sempre perspectivas que respeitem a delicadeza e integridade da pele. Além disso, é recomendável buscar informações de fontes confiáveis ou profissionais qualificados em dermatologia para garantir uma rotina de cuidados com a pele que seja não só eficaz, mas também segura.

Fonte: professionalbeauty.co.uk

Leia também:

É verdade que comer muito açúcar envelhece a pele?

Máscara de água de arroz: segredo japonês para uma pele jovem

ELASTINA: o que é, para que serve e dicas para melhorar a pele




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...