Conheça 6 destinos turísticos do Mato Grosso do Sul para quem ama natureza


O estado tem diversas cidades encantadoras, inclusive Bonito, a capital do ecoturismo no Brasil.

Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil, é um estado repleto de belezas naturais. E justamente por isso é composto por vários destinos turísticos para serem visitados em qualquer época do ano.

Com certeza, os dois principais atrativos do estado são: Bonito e o Pantanal. Mas não para por aí! Há vários outros locais que são tão incríveis quanto e que deixam turistas brasileiros e estrangeiros totalmente encantados, principalmente pela natureza.

Descubra seis lugares extraordinários que MS tem e as principais informações para aproveitá-los!

Bonito

Considerada a capital do ecoturismo no Brasil, a cidade de Bonito faz jus ao nome e é uma das mais procuradas do Mato Grosso do Sul. Ela fica a cerca de 300 km de Campo Grande, a capital do estado, e recebe milhares de visitantes todos os anos.

Sem dúvidas, o principal atrativo do município são as dezenas de passeios envolvendo o turismo de natureza. Lá, é possível conhecer excelentes balneários, cachoeiras, fazer flutuação em nascentes, visitar as grutas e mergulhar para explorar a natureza.

E se quiser deixar a visita ainda mais incrível, o ideal é contratar uma agência de turismo em Bonito para ajudar na montagem do roteiro e no planejamento de toda a viagem.

Bonito- capital do ecoturismo

Campo Grande

Certamente, Campo Grande, a capital do estado, não poderia ficar de fora. Os turistas podem apreciar várias atrações e contemplar paisagens maravilhosas por toda a cidade. Diferente dos outros dois destinos que citamos, neste, o ecoturismo não se sobressai. No entanto, há grande quantidade de natureza e árvores espalhadas por todo o lugar.

Dentre os principais pontos turísticos estão os parques e praças, prédios históricos, o Museu da Arte Contemporânea (Marco), a feira central, o Lago do Amor, o Museu Cultural Dom Bosco e diversos outros. E todos eles podem ser facilmente visitados em alguns dias de city tour pela capital sul-mato-grossense.

Pantanal

Outro destino muito conhecido do MS, inclusive internacionalmente, é o Pantanal.

Mais de 60% de toda a área estão em municípios sul-mato-grossenses, então, é possível fazer um tour por várias cidades e aproveitar os principais atrativos do bioma (a agência Roteiro Bonito MS oferece esse serviço de unir Bonito e Pantanal em uma mesma viagem – veja no site).

Assim como em Bonito, há muitas coisas para fazer no Pantanal e, por isso, os visitantes costumam ficar bem satisfeitos. As atrações são destinadas à família toda e há alternativas para pessoas de todas as idades.

Dá para fazer passeios de canoa e de barco, trilhas, safári fotográfico, pescaria, passeios a cavalo e de trem. Além de conhecer várias espécies de animais (peixes, aves, répteis e mamíferos).

Paisagem do Pantanal

Jardim

Embora não seja tão famosa quanto os outros destinos que citamos, a cidade de Jardim também tem seus encantos. Ela fica a 70 km de Bonito e possui várias atrações naturais. Ou seja, um excelente local para visitantes interessados em fazer ecoturismo.

Jardim é palco de uma das maiores dolinas do mundo, conhecida como Buraco das Araras. E os visitantes podem conhecer as águas cristalinas do Rio da Prata, apreciar a Lagoa Misteriosa e contemplar o Balneário Jardim Ecopark.

Todos os passeios são tão encantadores quanto os de outros municípios da região.

Bodoquena

Outro município vizinho de Bonito é Bodoquena, ficando a uma distância de pouco mais de 70 km. Como é característico na região, as atrações naturais são o ponto forte da cidade e costumam deixar os visitantes muito satisfeitos com as paisagens.

Quem visita o Parque Nacional da Serra da Bodoquena tem acesso a rios, cachoeiras, florestas e animais de diferentes espécies. Com isso, é possível fazer trilhas, passeios de caiaque e quadriciclo, flutuação e curtir atrações radicais.

Durante todo o ano, o local tem paisagens encantadoras e para lá de especiais.

Paisagem Bodoquena

Miranda

Localizada a pouco mais de 200 km da capital do Mato Grosso do Sul, a cidade de Miranda também consegue deixar os dias dos turistas muito especiais. Ela faz parte do território pantaneiro e oferece diversos passeios voltados para o turismo rural.

Os dois principais locais abertos para visitação são a Fazenda São Francisco e a Fazenda Caiman. Os visitantes certamente vão se sentir mais conectados com a natureza. Lá, é possível fazer cavalgadas, caminhadas, pescaria, fazer safáris fotográficos, etc.

Ou seja, tem programação para todas as faixas etárias.

Créditos das fotos: Bred Pacheco, Rogerio Knebel, Alfredo Beda para Flickr.

Talvez te interesse ler também:

Confira 4 atividades obrigatórias na Serra Gaúcha

Tuiuiú, o Jaribu mycteria: a ave-símbolo do Pantanal!

12 de novembro é Dia do Pantanal – Vamos Comemorar esta Beleza

Ecoturismo para todos: governo promove acessibilidade em parques nacionais

1º de Março é Dia Nacional do Ecoturismo. Viva o turismo ecológico!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...