Cinco Destinos para Ecoturismo no Brasil


Se o roteiro turístico perfeito para sua viagem inclui contato direto com a natureza, paisagens de tirar o fôlego e opções de lazer que envolvam o meio ambiente, com certeza o Brasil oferece diversos destinos que irão te agradar.

Com o crescimento do número de viajantes que adotam o turismo sustentável como bandeira pessoal na hora de viajar, destinos que tenham como base o ecoturismo ganham mais destaque a cada ano. Por isso, separamos uma lista com cinco roteiros turísticos brasileiros que atraem visitantes que buscam refúgio na natureza durante as férias.

Independente de qual seja o destino, uma dica importante para quem quer economizar nesses passeios é focar no planejamento. Reserve o seu hotel com antecedência, opte por destinos que não estejam em alta temporada e tente comprar passagens aéreas com milhas. Se não tem pontos disponíveis, é possível adquirir passagens econômicas emitidas com milhas no site da MaxMilhas. A empresa oferece diversos destinos com descontos que podem chegar a 80%.

Bonito (MS)

abismo anhumas bonito

Abismo Anhumas

Considerado o destino número um para a prática do ecoturismo no Brasil, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é quem abre nossa lista. Com renome no cenáriode turismo nacional e internacional, Bonito guarda entre as suas atrações algumas das paisagens mais belas de nosso país. São abismos, cavernas, lagos, rios e trilhas que deixam qualquer viajante de queixo caído.

Entre os principais pontos turísticos de Bonito estão o Abismo Anhumas, o Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa e da Gruta da Lagoa Azul. Em todos esses locais você vaise deparar com belezas exuberantes e muito contato com a natureza. Caso você também busque uma dose extra de adrenalina durante a sua viagem, Bonito é cenário para prática de esportes radicais, como mergulho, rapel, rafting e trekking.

Uma dica importante é planejar com antecedência quais passeios você deseja fazerem cada dia da viagem, já que eles se esgotam rapidamente em épocas de altatemporada.

Chapada Diamantina (BA)

foto

Caverna Do Poço Azul

Com uma diversidade enorme de locais para visitar, a Chapada Diamantina, na Bahia, também faz parte da nossa lista. Por ser um dos locais com a maior diversidade de passeios, é um destino que atende a diferentes tipos de público: pessoas que gostam de caminhar, aqueles que buscam adrenalina e também quem só quer aproveitar as belas paisagens e momentos de sossego.

A Cachoeira do Buracão e os Poços Azul e Encantado estão entre as atrações obrigatórias para os visitantes. Por lá toma-se banho de cachoeira, há grutas avisitar e trilhas para trekking e cavernas.

Vale uma pesquisa antecipada para entender quais são as suas prioridades de visita no local, já que o Parque Nacional da Chapada Diamantina é muito grande: ele faz fronteira com sete municípios. Procure saber os locais que você mais deseja conhecer para contratar hospedagem em local adequado.

Serra do Cipó (MG)

serra cipo

Fonte foto

Com uma diversidade enorme de fauna e flora para serem contemplados pelos visitantes, a Serra do Cipó, em Minas Gerais, é um dos pontos turísticos brasileiros que mais atraem os amantes do ecoturismo. Por lá encontramos tamanduás-bandeiras, lobos-guarás e outras espécies de animais e plantas típicos do parque, que tem lindas paisagens.

Além da apreciação dos diversos espécimes do local, estão disponíveis banhos nas cachoeiras da Serra do Espinhaço, passeio de caiaque nos rios que cortam os cânions da região e uma cavalgada pela serra.

O melhor é que a Serra do Cipó é bem fácil de chegar: fica a cerca de 90 quilômetros de Belo Horizonte.

Fernando de Noronha (PE)

foto

Baía do Sancho. Fonte foto

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) um Patrimônio Mundial em razão das suas belezas e diversidade de ecossistemas. Com todos esses atrativos, é fácil explicar o porquê do destino ser um dos mais procurados pelos amantes do ecoturismo e do turismo sustentável.

Ao visitar as ilhas você vai se deparar com belezas naturais inexplicáveis, além de boas opções de lazer e descanso. Alguns pontos turísticos que se destacam no local são a Baía do Sancho, a Baía dos Porcos e a Praia do Leão. Há práticas de

atividades esportivas em Fernando de Noronha, como trilhas, surfe, passeios de buggy e de barco.

Vale a pena se programar com antecedência para esse passeio devido ao controlede visitantes na ilha. Saiba mais em: http://www.noronha.pe.gov.br

Ilha Grande (RJ)

foto

Lopes Mendes. Fonte foto

Um verdadeiro paraíso guardado no estado do Rio de Janeiro, a Ilha Grande está situada a cerca de três horas de distância da capital fluminense e tem diversas áreas de proteção ambiental, o que a torna um ótimo destino para a prática do ecoturismo.

Na Ilha Grande, há praias, rios e cachoeiras completamente preservadas, além de muitas trilhas. Outra opção que atrai um grande número de turistas são os mergulhos, já que a localidade guarda uma das faunas marinhas mais ricas doestado do Rio de Janeiro.

Caso esteja interessado em conhecer as belezas da Ilha Grande, é preciso ficar atento ao deslocamento: só é possível chegar até lá por meio de barcos que partem das cidades de Angra dos Reis ou Mangaratiba. Portanto, programe-se com antecedência.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...