Turismo sustentável: conheça destinos Eco Friendly


Toda viagem nos transforma: seja pelo contato com uma nova cultura ou pela realização de um sonho. O poder de se locomover e viver novas experiências pode mudar vidas.

Pegando carona nessa ideia, a ONU viu no turismo uma forma de mudar a realidade social ao redor do mundo. Por isso, 2017 foi escolhido como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Em seu decreto, a Onu declarou que o objetivo é “Promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.

Hoje, muitos destinos turísticos já estão comprometidos com a tentativa de construir um mundo melhor, através do cuidado com os recursos naturais. Os chamados destinos eco friendly se destacam pelos cuidados na preservação da natureza e também em promover o turismo com o menor impacto possível no meio ambiente.

Muitos lugares vivem basicamente do turismo, então a contratação de guias locais, assim como a compra de artesanato e outros produtos locais ajudam na renda da população.

Como falamos antes, pequenas atitudes transformam vidas. E você pode colaborar para um mundo muito mais sustentável. Um viajante sustentável se preocupa com as questões ambientais e também socioeconômicas.

COMO SER UM TURISTA SUSTENTÁVEL?

Selecionamos 12 maneiras para ser um viajante mais consciente no seu próximo destino. Confira:

Minimizando os deslocamentos

Procure se hospedar perto dos principais pontos turísticos para evitar se deslocar usando táxis ou transporte público. A pé é sempre melhor!

Alimentando-se sem desperdícios

Evite desperdício de alimentos, procure comer apenas aquilo que é suficiente para você e/ou para sua família ou grupo. Atenção às embalagens dos alimentos. O plástico demora centenas de anos para se decompor. Se possível, opte por embalagens biodegradáveis e/ou recicláveis. Nesse caso, vale a máxima: “descasque mais e desembale menos”.

Mudando hábitos nos hotéis

Informe ao hotel ou pousada que suas toalhas e roupas de cama não precisam ser trocadas todos os dias.

Não desperdice água, nem energia

Banhos demorados devem ser evitados ao máximo, assim como o desperdício de energia. Evite deixar luzes e o ar condicionado ligados sem necessidade.

Viajando na baixa temporada

Além de ser mais econômico, viajando na baixa temporada você não irá sobrecarregar os destinos que já estarão normalmente lotados nesta época.

Respeitando as pessoas

Não imite sotaques, mesmo se for para ser simpático ou se enturmar. Menos ainda: não tire fotos sem permissão.

Investindo na cultura local

Dê preferência para produtos feitos pela população (como o artesanato) ou que seja típico do destino. Aproveite a visita para conhecer e ajudar a fortalecer a produção local.

Aprendendo algumas palavras

Aprender algumas palavras do idioma local mostra que você você está aberto a novas culturas. Afinal, viajar não é só observar. Interaja!

Contratando guias locais

A contratação de guias locais para realizar passeios e mostrar mais do destino é uma boa forma de aumentar a renda local e incentivar o investimento no turismo.

Cuidando do seu lixo

Sempre tenha uma ecobag na sua mochila para recolher todo seu lixo de praias ou trilhas. Já pedras, conchas, galhos e folhas devem permanecer no local. Não leve nada além de belas lembranças.

Respeitando os animais

Evite passeios que incluam a interação com os animais, afinal eles merecem ser respeitados. Caso eles se aproximem, não ofereça alimentos.

Escolhendo bem os voos

Dê preferência aos voos diretos, para não emitir mais carbono na natureza do que o necessário. E evite malas muito pesadas: quanto mais peso, mais combustível gasto.

DESTINOS ECO FRIENDLY

Nos destinos Eco Friendly, a natureza é a grande protagonista. Além das belezas naturais, são locais no quais é possível encontrar passeios e excursões ecológicas que tem por objetivo a conscientização.

Se você já tem um destino Eco Friendly em mente, acesse https://www.maxmilhas.com.br/busca-passagens-aereas para encontrar passagens aéreas com os melhores preços. Clique aqui e saiba como funciona a MaxMilhas.

Costa Rica

costa rica

O país da América Central é uma das principais referências quando o assunto é preservação e preocupação com o meio-ambiente. A Costa Rica criou o próprio selo de qualidade, o CST (Certificación para la Sostenibilidad Turística). Hotéis, agências, parques e outros serviços úteis ao turista que possuem o CST podem ser consultados no http://www.turismo-sostenible.co.cr/

Fernando de Noronha

fernando noronha brasil

Paraíso brasileiro, Fernando de Noronha também é um destino protegido para que sua beleza não sofra impactos com o turismo.

O destino cobra uma taxa de R$ 68,74, multiplicada pelo número de dias de hospedagem no arquipélago, destinada à preservação.

Huilo Huilo

huilo huilo

Entre os destaques chilenos, está a reserva biológica privada de Huilo Huilo, que fica a pouco menos de duas horas de Pucón. Huilo Huilo é um prato cheio para quem gosta não só do turismo sustentável, mas também do turismo de aventura: trilhas, cavalgadas, cachoeiras e tirolesas são algumas das atividades oferecidas.

Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades (Salvador)

ilha dos frades

Mais um destino brasileiro na lista. Também no Nordeste, a Ilha dos Frades conta com a Bandeira Azul de Sustentabilidade – um reconhecimento internacional dado aos lugares que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade como:

– Limpeza;

– Qualidade da água;

– Ações ambientais;

– Turismo sustentável;

– Segurança;

– Conservação.

Já a Ponta de Nossa Senhora, uma parte da Ilha, se destaca ainda por dar apoio aos trabalhadores locais, movimentando a economia e levando mais turistas.

Cabo Verde

cabo verde

O destino africano ganhou destaque na lista dos 10 melhores destino éticos de 2015, realizado pela ONG Ethical Traveler. A inclusão na lista aconteceu pelo fato de Cabo Verde conectar valores como desenvolvimento, redução das taxas de pobreza, crescimento econômico, além de investir na agricultura e na pesca.

Outras localidades

Vários países ao redor do mundo contam com destinos eco friendly, como Bariloche e Tigre, na Argentina; as Cataratas do Niágara e o Delta do rio Mackenzie, no Canadá; as Montanhas Huangshan e a Reserva e Parque Nacional de Jiuzhaigoiu, na China; além de muitos outros.

Independente do destino, viaje com consciência. Respeite as pessoas e o planeta em seus passeios e ajude a construir um mundo melhor.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...