Parque Ecológico dos Imigrantes: imersão na Mata Atlântica dentro da grande São Paulo


Imagina andar por cima de um mar de árvores…

Aí vai uma dica: localizado na Rodovia Imigrantes, em São Bernardo do Campo, a cerca de uma hora de São Paulo, o Parque Ecológico Imigrantes permite ecoturismo, passeio, contemplação e contato direto com a natureza.

A construção, que dá a impressão de sobrevoar a floresta e em meio à copa das árvores, é o principal meio de circulação dos visitantes e foi construída com madeira plástica, feita a partir da reciclagem de resíduos plásticos.

O Parque Ecológico Imigrantes, construído e inaugurado em 2018, no coração da Mata Atlântica, possui uma área de quase 500 mil metros de área preservada.

Jardins suspensos da Babilônia

O passeio pelo parque é incrível e permite ao visitante estar perto da fauna e da flora do local por meio de 6 trilhas. O legal é conhecer:

  • os pontos de beleza cênica;
  • curiosidades da flora;
  • história da interferência do homem na região.

A trilha dos macacos é a maior delas e demora cerca de duas horas e meia para ser percorrida.

Uma das mais tranquilas, a trilha das samambaias, pode levar 25 minutos de caminhada e inclui milhares de espécies de plantas, algumas em extinção como trepadeiras, xaxins e espécies do tamanho de uma árvore.

Também é possível conferir a trilha sensorial inclusiva, pensada para proporcionar experiências de aprendizado a deficientes visuais, acessível a cadeirantes e a deficientes auditivos.

Os espaços acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, com rampas de acesso, plataformas, bondinho em plano inclinado e recursos eletrônicos de áudio, estão entre as principais atrações do Parque Ecológico Imigrantes.

Fauna e Flora

Entre os animais mais presentes na região do Parque Ecológico Imigrantes:

  • aves;
  • anta;
  • e macacos, como o bugio (também chamado de macaco-uivador, guariba ou barbado).

Já a flora é representada pela imponente (e quase extinta) Palmeira Juçara, além de samambaias, bromélias, araçás e goiabeiras.

O Cambuci também é bastante presente por lá. A fruta também faz parte do catálogo de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN).

História

O Parque Ecológico Imigrantes foi um presente da Fundação Kunito Miyasaka ao Brasil, em comemoração aos 110 anos da imigração japonesa.

A construção foi, em grande parte, feita a partir de conceitos e técnicas de bioconstrução para reduzir o impacto ambiental.

Por exemplo, samambaias, orquídeas e bromélias dos quase 500 mil metros de área do parque foram numeradas, extraídas e replantadas, uma a uma, em outros locais, formando trilhas e praças temáticas que levam os nomes das plantas.

E mais: nenhuma pá de terra sequer foi retirada do Parque Ecológico Imigrantes!

A terra da escavação, feita para a introdução das fundações que sustentam cerca de 300 estacas da passarela suspensa, foi realocada e reutilizada nas trilhas, na construção de um lago artificial.

Reservas e preço

O ingresso para visitar o parque custa R$ 20 e é preciso agendar a visitação pelo site oficial.

Há dois tipos de reservas:

  1. a individual, que acontece às sextas-feiras, das 9 h às 12 h, e é destinada para grupos de até cinco visitantes;
  2. e a para grupos diversos, destinada para grupos de até 10 visitantes, que acontece às segundas-feiras, das 8h30 às 12 h.

Todos os passeios são monitorados.

Parque Ecológico Imigrantes: uma verdadeira imersão no coração da Mata Atlântica!

Talvez te interesse ler também:

Confira 4 atividades obrigatórias na Serra Gaúcha

Conheça as Ameaças ao Bioma Mata Atlântica 

O Primeiro Parque Aquático do Mundo, Dedicado à Pessoas com Deficiência 

Parque Estadual da Cantareira – A floresta dentro da metrópole! 

Ecoturismo no Brasil pode contribuir para a conservação da biodiversidade 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...