Quanto restou da Mata Atlântica? App responde e ajuda a preservar


Originalmente, a Mata Atlântica possuía uma extensão total de mais de 1.315.460 km². Hoje, após a carnificina que a civilização fez nos 17 estados brasileiros e em sua parte paraguaia e argentina, a Mata Atlântica tem pouco mais de 100 mil km². E agora que chegamos a um número tão baixo, a civilização já deve ter tirado seus olhos da Mata Atlântica, correto? Errado! A eterna vigilância é o preço a se pagar pela preservação desses menos de 10% e, quem sabe, até ajudar o bioma a prosperar. A preservação e o sonho do renascimento, mesmo que mínimo, da Mata Atlântica é o propósito do site “Aqui Tem Mata?” criado pela Fundação SOS Mata Atlântica.

O “Aqui Tem Mata?” é uma ferramenta que utiliza mapas interativos e gráficos com informações atualizadas sobre o estado da Mata Atlântica em geral. É isso mesmo, o aplicativo monitora toda a extensão e a conservação da floresta, mangues e restingas nos 3.429 municípios onde a Mata Atlântica ainda existe ou já existiu.

Márcia Horta, diretora executiva da fundação comentou o propósito do aplicativo: “Nós queremos que as pessoas acompanhem o nosso trabalho, e também participem ajudando a divulgar, e ajudando a controlar, monitorar a Mata Atlântica vizinha da sua residência”, explica a diretora.

Como o aplicativo funciona?

Feito para funcionar em desktops, tablets e celulares conectados à internet, o “Aqui Tem Mata?” fornece os dados de toda a região da Mata Atlântica, incluindo parques e reservas em níveis federais, estaduais e municipais, além das Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs) desde que tenham ao menos 3 hectares de área contínua bem preservada, que são gerados pelo Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica e seu monitoramento responsável pelos relatórios anuais sobre o estado de conservação da floresta.

Dados adicionais, relatórios técnicos, mapas, estatísticas e arquivos vetoriais podem ser obtidos no site do aplicativo e também neste site.

Lei da Mata Atlântica

O artigo 38 da Constituição Brasileira, Lei 11.428 de 1988 é conhecida como a Lei da Mata Atlântica, determina o bioma da mata como patrimônio nacional, além de estabelecer normas de preservação, proteção e regeneração local.

A lei dá autonomia para a gama de municípios banhados pela mata, a decidirem sobre as melhores formas de elaborar planos de ações para proteção da Mata Atlântica, de acordo com cada realidade administrativa e a possibilidade real de preservação e restauração.

Este item é muito importante, pois os municípios devem ser vigiados e, literalmente, bombardeados com informações do estado atual da mata para que ajam de acordo, sem desculpas de que não sabiam da situação e, no caso de destruição, alegar que o desconhecimento e impossibilidade real de conservação, impediu a prefeitura local de tomar as medidas necessárias, aumentando a importância de um site como o “Aqui Tem Mata?”.

Luta e vigilância pela conservação

A destruição da Mata Atlântica significou deixá-la com apenas 8,5% de toda sua extensão original em solo nacional. Considerando tudo, o número aumenta pouco, 12,5%. E a defesa desse pequeno pedaço de mata é mais importante para você do que imagina.

A maior parte da população brasileira vive onde havia Mata Atlântica e no que restou dela, e dependem de seus recursos naturais. É claro que só notamos esse “pequeno” detalhe quando faz falta, como é o caso da floresta e das árvores que, se ainda existissem, protegeriam com mais eficiência as nascentes dos rios e todo o fluxo hídrico, ou seja, a água que abastece os reservatórios e que tanto precisamos para sobreviver.

Felizmente, o plantio de mudas já começa a fazer efeito, restaurando árvores, matas e nascentes.

O engajamento social é fundamental para a preservação da Mata Atlântica, principalmente porque sua restauração não interessa à vários setores privados. Por isso instale o aplicativo, configure para sua cidade, e vigie os lugares aos quais o poder público não tem condições de vigiar sozinho, e ajude a proteger esse patrimônio da humanidade.

Talvez te interesse ler também:

APLICATIVO AJUDA A MAPEAR ÁRVORES NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?

Fonte foto: aquitemmata.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...