Viagens pelo Nordeste do Brasil: praias que são autênticos paraísos


O Brasil é um país conhecido por suas impressionantes belezas naturais e diversidade cultural – e entre os seus inúmeros tesouros, as praias do Nordeste destacam-se como destinos paradisíacos que oferecem aos visitantes uma experiência inesquecível.

Praia em Maceió ©Pixabay

Praia em Maceió ©Pixabay

Com clima tropical, águas cristalinas, areias douradas e abundante vida marinha, estas praias são verdadeiros paraísos na Terra. O Nordeste abrange vários estados, cada um com características e encantos únicos. Desde cidades históricas a pequenas aldeias de pescadores, esta região tem muito a oferecer aos aventureiros que procuram explorar a natureza na sua forma mais pura!

Maceió, Alagoas

Maceió, capital do estado de Alagoas, é famosa por suas impressionantes praias de águas azul-turquesa e areias brancas. A praia de Pajuçara é uma das mais procuradas, com suas piscinas naturais formadas por recifes de corais. Você também pode explorar outras praias próximas, como Maragogi, segunda cidade turística mais importante do estado de Alagoas, depois de Maceió.

Conhecida por suas belezas naturais, seus coqueiros e sua indústria hoteleira, em Maragogi você encontrará as belas piscinas naturais, chamadas Galés de Maragogi, que ficam a seis quilômetros da costa. No centro da cidade, você tem uma grande quantidade de lojas de artesanato e diversos restaurantes para se deliciar com a gastronomia do litoral alagoano.

Recife, Pernambuco

Recife, a “Veneza Brasileira”, é uma cidade litorânea vibrante, capital do estado de Pernambuco. Suas praias, como a de Boa Viagem, são ideais para aproveitar o sol e as águas mornas do Atlântico. A cidade possui uma rica história e importante cultura, refletida em seu centro histórico, onde você encontrará igrejas coloniais, ruas de paralelepípedos e coloridos edifícios históricos. Recife também é conhecido por seu animado carnaval e cena cultural, com festivais de música e dança que mostram a diversidade da região Nordeste do Brasil.

Ainda no Estado de Pernambuco, outro lugar paradisíaco que merece destaque é Porto de Galinhas, que está localizado a apenas 70 quilômetros de Recife. São cerca de dez praias para visitar em Porto de Galinhas. Para quem viaja com pouco tempo, a melhor alternativa é reservar um passeio de buggy, para explorar todas as praias, de ponta a ponta.

Natal, Rio Grande do Norte

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, conhecida como a “Cidade do Sol”, é outro destino impressionante do Nordeste do Brasil. A praia de Ponta Negra é sua joia mais preciosa, com seu famoso Morro do Careca, uma enorme duna de areia que oferece uma vista panorâmica deslumbrante.

Você também pode explorar as praias de Genipabu e Pipa, conhecidas por suas belezas naturais e atividades de aventura como passeios de buggy e surf. A Praia do Amor, em Pipa, é um dos principais points de surf da cidade. Já na Baía dos Golfinhos, você pode assistir a um verdadeiro show de encantadores golfinhos, com saltos e acrobacias.

Salvador, Bahia

Salvador, capital do estado da Bahia, é um destino cheio de história e cultura. Suas praias, como Porto da Barra e Flamengo, oferecem águas mornas e cristalinas, perfeitas para relaxar e aproveitar o sol. Além disso, a cidade possui um centro histórico declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, onde você pode admirar a arquitetura colonial e mergulhar na rica herança afro-brasileira através da música, da dança e da gastronomia.

Localizado a 60 quilômetros ao sul de Salvador, Morro de São Paulo é também um dos destinos turísticos paradisíacos da Bahia, onde você encontra cultura, diversão e boa gastronomia. É uma área de preservação natural, com água cristalina, manguezais e infinitas praias praticamente desertas. O acesso a Morro de São Paulo só é permitido por barco – carros não transitam na ilha.

Fortaleza, Ceará

Lindas praias de areias claras e águas azuis-turquesa estendem-se por centenas de quilômetros ao longo do litoral cearense. São praias espetaculares, interrompidas apenas por pequenas vilas de pescadores, assentadas entre dunas que sobem até 50 metros acima do nível do mar.

Jericoacoara é um destes paraísos. Localizada no extremo oeste do litoral do estado do Ceará, a cerca de 300 quilômetros da capital, Fortaleza. A famosa praia de Jeri, como é comumente chamada, é reconhecida internacionalmente como uma das mais belas praias do mundo. Suas águas são rasas e com ondas pequenas – são excelentes para Stand Up Paddle (SUP), kitesurf e vela. Um destaque na paisagem de Jericoacoara é a Duna do Pôr do Sol. Todos os dias, ao entardecer, os visitantes se emocionam ao apreciar o espetacular pôr do sol.

São Luís, Maranhão

Capital do estado do Maranhão, São Luís é uma cidade histórica cheia de charme e cultura. Porém, suas praias não ficam atrás. A praia do Calhau, uma das mais procuradas, possui um ótimo calçadão para caminhadas e quiosques com música ao vivo. Além de areia banca e águas calmas, muito atrativa para banhos.

Em São Luís você também pode visitar a Praia do Olho D’água, que oferece um clima mais rústico, com várias falésias, dunas e morros. Quando chega a temporada dos ventos, entre julho e dezembro, essa praia é bastante procurada por praticantes do o kitesurf. Além disso, você não pode perder a oportunidade de experimentar a deliciosa culinária maranhense, com seus pratos típicos como o arroz de cuxá, peixada e camarão seco.

Talvez te interesse ler também:

Os melhores eventos e festivais que estão por vir nos Estados Unidos em 2024

10 Conselhos Essenciais para Aproveitar Mais a sua Viagem em 2024

As Melhores Praias do Mundo para 2024, Classificadas pelo Tripadvisor




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...