Quer parar de procrastinar? A ciência explica como


Índice

Dizem que a procrastinação rouba nosso tempo mas, na verdade, são os prazos que fazem isso.

Novas pesquisas da Universidade de Otago descobriram que, se você quiser que alguém te ajude em alguma coisa, é melhor não estabelecer nenhum prazo. Mas se você estabelecer um prazo, que este seja curto.

O estudo

O professor e autor principal Stephen Knowles, do Departamento de Economia da Escola de Negócios de Otago, e seus coautores testaram o efeito da duração do prazo para conclusão de tarefas em suas pesquisas.

Os participantes foram convidados a preencher uma pesquisa online, na qual uma doação era destinada à caridade, e foram divididos em grupos que receberam os prazos de uma semana, um mês, ou nenhum prazo para responder à pesquisa.

Knowles diz que a pesquisa começou porque ele e sua equipe – Dr Murat Genç, do Departamento de Economia de Otago, Dra Trudy Sullivan, do Departamento de Medicina Preventiva e Social de Otago, e o Professor Maroš Servátka, da Macquarie Graduate School of Management – estavam interessados em ajudar as instituições de caridade a arrecadarem mais dinheiro.

Os resultados

O estudo constatou que as respostas à pesquisa foram mais baixas no prazo de um mês, e mais altas quando não foi especificado um prazo.

Nenhum prazo e o prazo de uma semana levaram a muitas respostas antecipadas, enquanto um longo prazo parecia dar às pessoas permissão para procrastinar, e depois esquecer.

“Interpretamos isso como uma evidência de que especificar um prazo mais longo, em oposição a um prazo curto ou nenhum prazo, retira a urgência de agir, que muitas vezes é percebida pelas pessoas quando solicitadas a ajudar”, explica o professor Knowles.

Os resultados são aplicáveis a qualquer situação em que alguém peça ajuda a outra pessoa. Poderia ser desde pedir ajuda a um colega no trabalho até pedir a seu parceiro para fazer algo por você.

Portanto, se for pedir alguma coisa a alguém, dê um prazo curto, e se for fazer algo solicitado à você dê a si mesmo o prazo, assim, as chances de você procrastinar serão menores.

Talvez te interesse ler também:

5 maneiras de melhorar sua produtividade durante o trabalho home-office

Como sair da zona de conforto e mudar a sua vida

Narcisistas no trabalho: como lidar com pessoas competitivas e egocêntricas ao extremo

Escandaloso Brasil 2021: escravidão em plena pandemia Covid-19

Estou grávida! Como faço para contar a novidade no trabalho?

Não sabe que presente de Natal dar, dê um curso profissionalizante




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...