Empresa japonesa dá 6 dias de férias a mais aos funcionários que não fumam


Você já parou para pensar que aqueles que fumam durante o horário de trabalho, no final do mês, quase que certamente fizeram mais pausas do que aqueles que não fumam? Por esta razão, uma empresa japonesa decidiu recompensar seus funcionários não-fumantes com descanso remunerado a mais.

A empresa de marketing Piala Inc., com sede em Tóquio, decidiu conceder aos seus funcionários não fumantes mais seis dias de férias. Isso realmente não aconteceu espontaneamente, foram os funcionários não fumantes que se queixaram de trabalhar mais do que os funcionários fumantes que fazem sempre a “pausa cigarrinho”.

Entre outras coisas, deve-se considerar que a empresa japonesa tem sua sede no 29º andar de um bloco de escritórios no distrito de Ebisu em Tóquio. Aqueles que fumam, portanto, devem descer ao térreo, fazendo uma pausa que dura aproximadamente 15 minutos em média.

A queixa começou este ano como uma mensagem colocada dentro de uma caixa para sugestões à empresa. O CEO da empresa, consciente da queixa, decidiu implementar esta estratégia, concedendo aos funcionários não-fumadores mais feriados pagos, basicamente proporcionando aos trabalhadores tempo extra para compensar o tempo gasto no trabalho.

No momento, cerca de 30 funcionários, num total de 120, ganharam a licença extra, uma iniciativa que também é útil de outra forma, como disse Takao Asuka, CEO da Piala Inc.:

“Espero encorajar os funcionários a pararem de fumar através de incentivos em vez usar punições ou através da coerção”.

E, ao que parece, a medida tomada já teria incentivado 4 funcionários a mais a desistirem de fumar, informou o CEO da empresa.

Cerca de 130.000 pessoas morrem todos os anos no Japão devido às doenças relacionadas ao tabagism,o e outras 15.000 mortes estão relacionadas ao problema do fumo passivo. No início deste ano, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, disse prever uma proibição de fumar em lugares públicos em toda a cidade antes das Olimpíadas que acontecerão em 2020. Mas a redução do consumo de tabaco no Japão provavelmente será uma tarefa difícil, uma vez que o vício do cigarro é muito difuso neste país.

Se você está interessado em deixar de fumar, leia também:

20 MOTIVOS CONVINCENTES PARA PARAR DE FUMAR

COMO O CIGARRO DETONA O PULMÃO: O EXPERIMENTO CASEIRO QUE FARÁ VOCÊ REFLETIR

PARAR DE FUMAR? É POSSÍVEL COM 10 REMÉDIOS NATURAIS

As empresas japonesas estão, no entanto, fazendo esforços cada vez maiores para proteger os funcionários contra o impacto do tabagismo, incluindo o fumo passivo. Por exemplo, a Lawson Inc., uma empresa aberta 24 horas, proibiu completamente o fumo em sua sede central e em seus escritórios regionais desde junho deste ano.

As iniciativas anti-tabaco promovidas pelas empresas poderiam realmente contribuir para a luta contra o tabagismo?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...