O coffee break com os colegas aumenta a produção e reduz o estresse no escritório


A pausa para o café reduz o estresse e nos torna mais produtivos. Se ocorrer na companhia de colegas, melhora as relações interpessoais e promove a interação social. As pausas são úteis para relaxar e aliviar as tensões do trabalho. Torna-se para a mesa de trabalho com mais energia e disposição para trabalhar.

Para confirmar os benefícios da pausa para o café, foi desenvolvido um estudo recente, na Dinamarca, feito sob a orientação de Pernille Stroebaek, especialista da Universidade de Copenhagen, cujos resultados da pesquisa foram publicados na revista Symbolic Interaction, no artigo “Let’shave a Cup of Coffee! Coffee and Coping Communities at Work“.

A pesquisa incidiu sobre os funcionários públicos dinamarqueses. No contexto observado, o coffee break foi identificado como o fator mais importante para o bem-estar pessoal e social no local de trabalho. A pausa para o café conduz à formação de pequenas comunidades entre colegas e favorece a possibilidade de encontros.

Os grupos de colegas nascem principalmente com base na solidariedade. Os funcionários se unem e formam uma aliança para suportarem e superarem juntos as dificuldades profissionais e pessoais. Os estudiosos observaram que os recém-chegados tiveram alguma dificuldade em entrar na comunidade de colegas em ocasiões formais.

As reuniões em frente à máquina de café, no entanto, favoreceram a recepção dos colegas recém-chegados no escritório, principalmente graças a uma atmosfera informal e agradável, que provou ser capaz de promover a interação espontânea entre aqueles que trabalham na mesma empresa.

Os grupos de apoio que são criados durante a pausa para o café, melhoram as relações interpessoais. Graças ao apoio aos colegas, os funcionários demonstraram-se mais produtivos quando voltavam à mesa. Então, vamos tentar não renunciar à este momento de pausa que rejuvenesce a nós, e a todo o escritório.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...