4 Ferramentas que facilitam o dia a dia de quem produz conteúdo


Para quem produz conteúdo, conhecer ferramentas que facilitam o dia a dia é algo essencial. Nós selecionamos 4 para você conhecer!

Imagem de wayhomestudio no Freepik

Imagem de wayhomestudio © Freepik

Já faz algum tempo que não são somente os influenciadores digitais que produzem conteúdo para as redes sociais. Cada vez mais negócios e pessoas estão se esforçando para gerar materiais atrativos para o público. Com ferramentas que facilitam o dia a dia, tudo fica mais simples!

Mas quais são essas ferramentas? A verdade é que, quando se trata de produzir conteúdo para a internet, os recursos são variados e abrangem uma grande gama de funcionalidades.

Por isso, para quem não sabe muito por onde começar ou quer encontrar soluções mais práticas para sua rotina de criação, selecionamos 4 ferramentas que realmente facilitam o dia a dia de quem produz conteúdo.

Essas ferramentas são focadas na produção e edição de imagens. Afinal, ainda que os vídeos sejam muito atrativos, ainda há uma grande demanda por materiais gráficos e fotos.

De suíte de edição, até uso de inteligência artificial, o que não faltam são opções interessantes (e acessíveis) para você utilizar. Confira, a seguir!

CapCut online

Não dá para começar a falar sobre ferramentas que facilitam o dia a dia de quem produz conteúdo sem citar o CapCut Online.

Para quem não conhece, o CapCut é uma plataforma completa, que permite tanto a edição de vídeos quanto a edição de imagens.

Como este artigo é focado em ferramentas para edição de imagens, vamos focar neste aspecto do CapCut!

Nesse sentido, existem diferentes recursos que você pode utilizar. Para começar, o CapCut traz vários modelos de posts para redes sociais, em que tudo o que você precisa fazer é personalizar com fotos e textos seus.

Imagem de CapCut

Imagem de CapCut

É claro que também há um espaço para você criar materiais “do zero”. Nesse ponto, algo que facilita muito no CapCut é que você pode definir, rapidamente, qual é o tamanho da tela que sua arte será exibida.

Imagem de CapCut

Imagem de CapCut

Além disso, o CapCut possui as chamadas ferramentas mágicas, que utiliza inteligência artificial para realizar diferentes funções.

Imagem de CapCut

Imagem de CapCut

Por exemplo, você pode retirar o fundo de uma imagem, o que é especialmente útil para exibição de um produto ou serviço.

Imagem de CapCut

Imagem de CapCut

Há também ferramentas que transformam o estilo da sua foto, o que permite trazer uma visualização diferenciada e chamar a atenção do público.

E o melhor de tudo isso: o CapCut é totalmente gratuito! Você só precisa criar uma conta para acessar todos os recursos da plataforma, direto pelo seu navegador.

Visualizador de fotos do Windows

Uma das ferramentas que facilitam o dia a dia de quem produz conteúdo e que, muita gente, nem se dá conta que possui, é o visualizador de fotos do Windows.

Quando você clica duas vezes sobre uma foto, abre automaticamente o visualizador de fotos (no Windows). No primeiro ícone do menu superior, é possível clicar para acessar um painel de edições para a imagem.

Alguns dos recursos que o visualizador de fotos do Windows oferece é o recorte, ajustes de iluminação e cor, aplicação de filtros prontos e pincel para desenhar.

Imagem do Visualizador de Fotos do Windows

Imagem do Visualizador de Fotos do Windows

Há ainda a correção pontual, em que o sistema identifica uma área que você seleciona, e preenche com a mesma tonalidade que está próxima a seleção. Ótimo para corrigir imperfeições.

É claro que esse não é um editor de fotos online e nem tem tantos recursos quanto ferramentas como o CapCut. Entretanto, é bastante acessível e é nativo do sistema operacional mais usado do mundo.

Notas

Se trouxemos uma opção de ferramenta do Windows, precisamos fazer o mesmo para quem usa Mac. Porém, aqui estamos falando de um recurso que não envolve edição de imagem, mas sim a escrita do conteúdo!

Tanto no Mac, quanto no tablet e no iPhone, é possível encontrar o aplicativo de Notas. Ele é um grande arquivo de anotações, em que você pode criar diferentes notas dentro do mesmo programa para guardar todas as informações.

Imagem de Apple Support

Imagem de Apple Support

Muita gente utiliza o Notas para organizações da vida pessoal ou profissional, por exemplo, uma lista de afazeres do dia.

Entretanto, você pode usar o Notas para escrever suas ideias de posts e as legendas de cada um deles. Como o programa tem uma estrutura que permite a criação de vários arquivos de notas, você pode escrever legendas já identificando o post ou a data de publicação.

Um ponto positivo é que quem usa somente dispositivos Apple consegue ter total integração. Ou seja, se você fizer uma nota no seu iPhone, automaticamente conseguirá salvar no MacBook. Bem bacana, não é?

Midjourney

Por fim, que tal uma ferramenta que utiliza inteligência artificial? Estamos falando do Midjourney, que é uma plataforma capaz de criar imagens inéditas a partir das descrições e comandos solicitados pelos usuários.

Imagem de CanalTech

Imagem de CanalTech

Sabe quando muitas pessoas começam a fazer publicações do tipo “como seria minha vida se fosse um filme da Pixar”? Então, é por meio de ferramentas como o Midjourney que esses resultados são obtidos.

O Midjourney não é gratuito, mas conta com alguns planos de assinatura. Além disso, para utilizar você precisa ter uma conta no Discord, que é um outro programa focado na comunicação durante jogos online.

Além de criar imagens originais, você também pode pedir ao Midjourney se basear em suas fotos para fazer edições específicas, como a restauração de fotos antigas. Então sim, o Midjourney é uma ferramenta útil, mas você deve considerar com atenção se vale o investimento neste momento.

Vale citar que o CapCut também tem uma função de restaurador de fotos antigas que se baseia em inteligência artificial. Entretanto, esse recurso é totalmente gratuito e é muito simples de utilizar.

Imagem de CapCut Online

Imagem de CapCut Online

Basta abrir a página inicial da plataforma do CapCut, selecionar a ferramenta mágica de restauração de fotos, selecionar a imagem e aguardar alguns segundos.

Em pouquíssimo tempo, você tem uma foto antiga restaurada, com qualidade e praticidade!

Conteúdo de qualidade e simples de produzir

De fato, hoje existem várias ferramentas que facilitam o dia a dia de quem produz conteúdo – seja você um influenciador digital, uma empresa ou alguém que quer fazer publicações criativas.

E já que esses recursos estão disponíveis, por que não utilizá-los?

Uma boa dica é aproveitar os itens gratuitos e completos, como o CapCut. Afinal, em uma única plataforma, você consegue ter uma série de recursos capazes de tornar suas imagens ainda melhores.

Então, com boas imagens e legendas que chamam a atenção, o seu conteúdo não vai passar despercebido!

Talvez te interesse ler também:

3 Maneiras de Editar Gratuitamente Vídeo Online

3 maneiras de recuperar conversas apagadas do WhatsApp

Sem dinheiro? Veja 7 presentes de Natal grátis e surpreendentes

Mídias com erros: como corrigir problemas de vídeo, foto e áudio




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...