Profissões Emergentes Impulsionadas pela Inteligência Artificial: Como se Preparar para Elas


Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), muitas pessoas temem que seus empregos tradicionais estejam ameaçados. Entretanto, em vez de ser uma ameaça, a IA também pode ser vista como novas oportunidades de carreira em diversos setores. Conheça alguns dos novos empregos inovadores que a IA está moldando e como você pode se preparar para eles.

Leia também:

Se você está procurando emprego, quer se especializar, está prestes a fazer vestibular e não sabe qual direção seguir, a BBC listou 6 empregos altamente promissores que podem abrir novas oportunidades de carreira, até mesmo para aqueles que desejam mudar de rumo.

A revolução da tecnologia está moldando profissões tradicionais em todos os setores. A inteligência artificial (IA) poder estar criando tantas oportunidades quanto ameaças, e a chave é se especializar dentro de sua área para aproveitar ao máximo essas oportunidades.

Empregos do futuro

Aqui estão alguns desses empregos do futuro:

Engenheiro de prompts

Esses profissionais projetam solicitações e instruções para ferramentas de IA. Eles são essenciais para melhorar a eficiência da IA e não necessariamente precisam de formação tecnológica avançada.

Para se tornar um Engenheiro de Prompts, não existe uma formação específica. No entanto, habilidades essenciais incluem conhecimento em linguística, compreensão da linguagem natural, pensamento crítico, criatividade, análise de dados e, possivelmente, conhecimento em programação e aprendizado de máquina. A educação contínua é importante devido à constante evolução da área.

Pesquisador de IA

Esse profissional identifica maneiras de usar a IA para resolver problemas e limitações nas organizações.

Para se tornar um Pesquisador de IA, geralmente você precisaria de uma formação acadêmica sólida em um campo relacionado, como Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Matemática, Estatística ou áreas afins. A pesquisa em IA é altamente técnica e requer um profundo entendimento de algoritmos, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e outras disciplinas relacionadas.

Especialista em Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Dominar os modelos linguísticos e apoiar o processamento de linguagem é crucial para esse papel. Embora não seja necessário um profundo conhecimento técnico, especializações ou mestrados em Linguística Computacional podem ser vantajosos.

Especialista em Automação de Processos Robóticos (RPA)

Gerenciam sistemas de software que automatizam tarefas repetitivas em empresas, aumentando a produtividade. Existem diversas graduações e especializações relacionadas a RPA, por exemplo Engenharia da Automação, Ciência da Computação, Engenharia de Software e programas específicos de treinamento em RPA.

Auditor de algoritmos

Estes profissionais analisam algoritmos de sistemas ou aplicativos para garantir que sejam justos e não discriminem com base em gênero, raça, idade etc. Requer habilidades técnicas e conhecimento ético.

Especialista em Ética e Direito com conhecimento de IA

À medida que a IA afeta várias profissões, o Direito também precisa se adaptar. Advogados com expertise em IA são essenciais para lidar com questões legais, éticas e comerciais relacionadas à IA.

Leia na íntegra a matéria da BBC aqui se quiser se aprofundar no tema.

É crucial que o desenvolvimento da IA seja conduzido de maneira ética, independentemente da posição na cadeia da tecnologia, seja como produtor, usuário ou criador de conteúdo de treinamento. Portanto, contar com especialistas em ética e direito com conhecimento em IA desde o início é fundamental para garantir que a tecnologia seja usada de maneira ética e legal. Profissionais de IA desempenham um papel crucial na prevenção de problemas futuros na garantia de que essa nova tecnologia contribua de forma positiva para a sociedade.

Talvez te interesse ler também:

Especialistas temem que a Inteligência Artificial acabe com a humanidade

A moda é fazer psicoterapia com a ChatGPT. Será que funciona?

Transumanismo: a nova tendência DESumana

O que é METAVERSO e por que preocupa

FaceApp: o aplicativo que pode ser uma perigosa troca de gênero




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...