Como enxergar o lado bom da ansiedade e tirar proveito dela

Como enxergar o lado bom da ansiedade e tirar proveito dela

Ansiedade…. só de pensar dá ânsia. Todo mundo já sentiu aquela sensação angustiante que se parece com falta de ar, aperto no peito, medo de avançar, frio na barriga ou até mesmo náusea de vômito.

Ansiedade é normal diante dos novos desafios da vida, antes de encarar o público, de encontrar aquela pessoa especial, antes de fazer uma prova difícil mas, quando a ansiedade passa a ser vivida todo dia, é hora de olhar bem a situação porque viver com ânsia é desgastante.

Quando a ansiedade vira distúrbio ou transtorno, ela passa a atrapalhar os relacionamentos, o trabalho e toda a vida da pessoa.

E olha que tem muita gente ansiosa por aí

O lado bom da ansiedade

Mas a ansiedade tem também seu lado positivo. Pelo menos segundo uma neurocientista que consegue ver o lado bom desse sentimento.

Wendy Suzuki, neurocientista, professora da Unversidade de Nova York e autora do livro Good Anxiety: Harnessing the Power of the Most Misunderstood Emotion, acredita que dá para tirar proveito da ansiedade porque esse sentimento que faz parte da evolução humana, tem como papel principal nos proteger dos perigos da vida.

A ansiedade, se bem encarada, pode ser usada para o autoconhecimento. Primeiramente é preciso distinguir a ansiedade pessoal daquela ansiedade geral. Nesse momento de pandemia, digamos, é normal estar ansioso mais do que nunca, mas é preciso separar o joio do trigo.

Segundo uma matéria publicada pela BBC, Wendy Suzuki ensina ela mesma a tirar bom proveito da ansiedade com simples dicas e exercícios.

Veja bem…

Como tirar proveito da ansiedade

Todo problema ou doença que nos acomete nos chama a atenção para o auto cuidado. Quando a ânsia bate à porta todo dia, é hora de parar, fazê-la entrar e ouvir o que ela tem a nos dizer.

Lado A e Lado B

Wendy exemplifica que a raiva é um sentimento ruim mas pode ser motivadora. Através da raiva podemos ganhar força para lutar contra alguma injustiça por exemplo.

O medo pode nos paralisar, mas uma vez superado, pode nos dar autoestima e confiança em nossas capacidades.

Tudo tem um Lado A e um Lado B.

A ânsia pode ser motivadora porque ela te pede para sair da zona de conforto e embora, sair dessa zona seja difícil e dê preguiça, uma vez fora dela a tendência é comemorar!

O corpo pede relax

A ânsia pode estar gritando que é hora de dar um tempo, de fazer exercício físico, iniciar algo novo que tire o nosso foco do problema antigo ou simplesmente que é hora de relaxar. A ânsia te diz, “você precisa relaxar urgente”. E para tal, a ideia de Wendy é entrar em contato com a natureza e dar atenção a si. São vários os estudos que confirmam que o contato com a natureza traz bem-estar físico e mental.

Aqui e agora

A ânsia nos coloca sempre em um lugar futuro ou passado e quando ela grita ela está dizendo: volte para o aqui e agora porque só o aqui e o agora existem, o futuro não existe, o passado já passou.

Se viver o agora te parece imensamente ansioso, é porque é preciso fazer do agora algo prazeroso. Tá difícil? Que tal ouvir uma música que você goste? A ansiedade está pedindo para curtir o momento.

Faça do seu presente, por pior que ele seja, algo prazeroso: cozinhe, brinque com um animal ou com uma criança, faça um máscara facial, faça uma coisa que goste e que te coloque no momento presente.

Ouça o outro

Conversar é bom. Que tal fazer da ânsia um exercício de empatia? Quando alguém fala dos problemas que tem, e você presta atenção, automaticamente você se esquece dos seus problemas. A ânsia pode ser o gatilho para começar aquele bate-papo que te faz parar de se sentir sozinha no mundo.

Use a ânsia como guia

Aproveite a ansiedade para se conhecer melhor, faça dela um guia que te ajuda a evitar os caminhos tortuosos pelos quais já passou. A ânsia é uma ótima bússola para evitar problemas já vividos, você concorda? Bateu aquela velha ânsia conhecida? Mude o rumo!

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