20 de março é Dia Mundial da Felicidade! O que te faz feliz de fato?


O Dia Mundial da Felicidade ou International Day of Happiness, é comemorado no dia 20 de março e tem como objetivo promover felicidade e alegria entre todos os povos, evitando conflitos, guerras ou comportamentos que ponham em risco a paz e o bem-estar da sociedade em geral.

Essa comemoração foi criada e fundada pelo assessor especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Jaime Illien que em 2011, trouxe essa ideia com o intuito de inspirar, mobilizar e promover o movimento global de felicidade.

A iniciativa foi do país asiático Butão que adota essa postura desde 1972, fazendo com que a “Felicidade Nacional Bruta” seja maior do que o “Produto Interno Bruto” (PIB) e é considerada como uma das populações mais felizes do mundo.

Durante uma reunião geral das Nações Unidas, a proposta de Butão foi aceita com a aprovação de 193 países e o Dia Internacional da Felicidade foi oficializado no calendário da ONU em 20 de março de 2013.

O Secretário-Geral da ONU e os outros membros concordaram que para sermos felizes precisamos de um ambiente saudável e igualitário, adotando uma abordagem de equilíbrio entre os três pilares: crescimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental. A Resolução da ONU convida a todos os Estados membros, organizações regionais e internacionais, a sociedade civil e os indivíduos a comemorar este dia e promover atividades concretas, especialmente no campo da educação:

Ação contra as mudanças climáticas para um planeta feliz

O que é o Dia Internacional da Felicidade? É um dia para ser feliz, é claro! Desde 2013, as Nações Unidas celebraram o Dia Internacional da Felicidade em reconhecimento do importante papel que a felicidade desempenha na vida das pessoas ao redor do mundo. Na verdade, as Nações Unidas acabaram de estabelecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que visam acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade e proteger nosso planeta – três aspectos fundamentais que contribuem para garantir o bem-estar e a felicidade.

As Nações Unidas convidam todas as pessoas de todas as idades, bem como escolas, empresas e governos a celebrar o Dia Internacional da Felicidade usando o hashtag #SmallSmurfsBigGoals.

Organização das Nações Unidas”

“A Assembléia Geral, […] Consciente de que a busca da felicidade é um objetivo humano fundamental, […] Reconhecendo também a necessidade de uma abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada do crescimento econômico que promova o desenvolvimento sustentável , a erradicação da pobreza, a felicidade e o bem – é de todos os povos, decide proclamar o dia internacional da felicidade de 20 de março, convida todos os Estados membros, organizações do sistema das Nações Unidas e outras organizações internacionais e regionais, bem como a sociedade civil, incluindo organizações não governamentais e indivíduos, a observarem o Dia Internacional da Felicidade de forma adequada, inclusive através de atividades educativas e de conscientização pública […]

Assembléia Geral das Nações Unidas

Resolução adotada pela Assembléia Geral em 28 de junho de 2012.”

O que te faz feliz de fato?

Diante de todas essas informações, que tal aproveitar essa data tão “feliz” e buscar o que te faz feliz de fato? Uma maneira de fazer isso também é fazer os outros felizes, seja com simples gestos de bondade, gentileza e atenção!

Perceba o ambiente em sua volta, contemple e agradeça! Se não estiver bom, não reclame! Procure soluções, veja o que pode fazer para melhorar… Se não estiver ao seu alcance, procure ajuda, envolva mais pessoas, busquem ideias, opiniões de pessoas positivas, otimistas e que estejam realmente interessadas em ajudar.

Não adianta colocarmos a culpa no governo, na polícia, nas pessoas, se nós mesmos não conseguimos melhorar o nosso próprio comportamento. A força que deve ser utilizada é a da sociedade unida em prol da paz e da unidade e não de um objetivo próprio, egoísta e individual.

E para encerrar, neste dia tão feliz, fica a máxima: “A nossa felicidade deve ser a felicidade do próximo” e também “gente feliz não enche o saco” (modo de falar). Portanto, FELIZ DIA MUNDIAL DA FELICIDADE!

Sobre felicidade, talvez te interesse ler também:

DESANIMADO COM A VIDA? VAMOS LEVANTAR ESSA FORÇA!

DAR SENTIDO À VIDA É MAIS IMPORTANTE QUE BUSCAR FELICIDADE

POTE DA FELICIDADE: COMO FAZER E USAR




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...