Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Felicidade? Vamos comemorar?


Um dia no calendário para lembrarmos de sermos felizes, sim, e este dia é 20 de Março – o Dia Internacional da Felicidade.

O International Day of Happiness é uma comemoração internacional que acontece todo ano e tem o objetivo de promover e exaltar a felicidade e a alegria entre as nações do mundo inteiro, promovendo a concórdia, a paz e o bem-estar, enfim, a felicidade coletiva.

Como surgiu do Dia Internacional da Felicidade?

O Dia Mundial da Felicidade foi criado em junho de 2012 pela ONU (Organização das Nações Unidas), em junho de 2012.

E a ideia desse dia foi proposta pelo Butão, um pequeno país asiático, cujo povo é considerado o “mais feliz do mundo”.

A decisão de instituir esse dia dedicado à comemorar a felicidade surgiu durante uma reunião geral das Nações Unidas, em abril de 2012, com o tema “Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico”.

Os 193 países-membros envolvidos nesta reunião aprovaram a proposta do Butão e o Dia Internacional da Felicidade passou a fazer parte do calendário oficial da ONU.

A partir de 2013 passamos a comemorar mundialmente o Dia Internacional da Felicidade.

Como vive o país que propôs o Dia da Felicidade

No Butão a felicidade não é só uma data comemorativa, é muito mais que isso e é tão valorizada que desde 1972, o governo adotou o Índice da “felicidade bruta e absoluta”, priorizando até mais o aumento desse indicador do que Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O Butão é um país localizado no sudeste da Ásia, ao sul da China, e tem a fama de ser uma nação feliz. Veja algumas razões que contribuem para isso.

1. No país se promove um equilíbrio entre a felicidade espiritual e a material.

2. O PIB do Butão é um dos que mais se elevam e vem crescendo como resultado da boa gestão dos recursos dessa nação.

3. Os butaneses valorizam a Natureza e o contato com ela e viver uma existência com mais sentido, por isso não são dependentes e viciados em aparatos tecnológicos.

4. Para os butaneses, o meio ambiente é uma prioridade, tanto que o país é regido por leis de proteção às florestas, aos animais e ao meio ambiente.

5. A maioria dos habitantes do Butão é budista, uma filosofia espiritual que promove uma forma de vida harmoniosa e pacífica, em prol da felicidade de todos.

7. A paisagem do país é fantástica, pois o Butão está inserido nas montanhas do Himalaia, e mais de 60% de seu território é de natureza selvagem.

8. Praticamente não existe desigualdade econômica e discriminação social, sendo possível o acesso do cidadão comum aos representantes da realeza. Este contato entre as classes alta e baixa contribui para melhor relação e interação entre os butaneses.

9. No Butão as pessoas dormem bem, pois, cerca de 2/3 de seus habitantes dormem no mínimo oito horas diárias, uma média maior que a da maioria dos países, principalmente os industrializados.

10. Os índices de poluição no Butão são mais baixos que de outros países. Isto ocorre devido a consciência ecológica e ambiental dos butaneses que preservam o ar, a água e o solo.

Com todos estes exemplos, nos inspiremos no Butão, pois, quanto mais gente feliz, menos problema no mundo!

O que é a Felicidade?

E para homenagear o Dia Internacional da Felicidade segue o vídeo: O que é Felicidade?

Nós do Greenme aproveitamos esse dia para desejar que Todos os SERES sejam Felizes!

Compartilhe esse conteúdo afinal… a felicidade é mais contagiosa que a negatividade 🙂

Talvez te interesse ler também:

FELICIDADE: AS 20 MELHORES FRASES PARA MUDAR SUA VISÃO DE SER FELIZ

FELICIDADE: 10 PERGUNTAS PARA ENTENDER O QUE REALMENTE É, DO QUE DEPENDE E COMO ALCANÇÁ-LA

A FELICIDADE E SEUS HORMÔNIOS: ENDORFINA, OCITOCINA, DOPAMINA E SEROTONINA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...