O que é Síndrome do Espelho Retrovisor e Como se Curar


A Síndrome do Espelho Retrovisor (SER) é uma condição psicológica descrita por Hal Elrod em seu livro “O Milagre da Manhã”. Essa síndrome leva as pessoas a acreditarem que quem elas foram no passado define quem são no presente, limitando assim o potencial de crescimento e transformação pessoal.

©Ismael Sanchez/Pexels

Segundo Elrod, a mente subconsciente é equipada com um “espelho retrovisor” autolimitado, onde revivemos e recriamos continuamente nossas experiências passadas. Isso nos levaria a filtrar nossas escolhas e decisões atuais com base nas limitações do passado, impedindo-nos de alcançar nosso verdadeiro potencial.

Para o autor, as pessoas se veem presas em padrões de pensamentos repetitivos, onde a maioria deles  é igual aos dos dias anteriores. Essa falta de mudança de pensamento resulta em uma estagnação na qualidade de vida, onde as pessoas passam pela vida sem realmente progredir ou alcançar seus objetivos.

Como se curar da Síndrome do Espelho Retrovisor

Hal Elrod argumenta que para superar a Síndrome do Espelho Retrovisor e transcender suas limitações, devemos abandonar o hábito de viver no passado e começar a imaginar uma vida de possibilidades ilimitadas. Isso envolve aceitar que o passado não determina o futuro e adotar uma mentalidade de crescimento e possibilidades.

Ele sugere práticas como repetir afirmações positivas para si mesmo e se condicionar a acreditar que é possível alcançar nossos objetivos. Isso pode parecer desconfortável no início, mas com consistência, segundo o autor, podemos reprogramar nossa mente subconsciente para pensar de forma mais positiva e focada no futuro.

Receita de bolo

Seguir essa receita de bolo além de não ser fácil, provavelmente não funciona. Enquanto Hal Elrod fornece os ingrediente e o modo de fazer para mudar nossos padrões de pensamento, ele mesmo reconhece que esse é um processo desafiador e que muitas pessoas podem resistir a mudanças tão significativas em sua forma de pensar e agir.

Mas o principal não é isso. A questão é que receitas de bolo simplesmente não funcionam. Por que? Porque o buraco do forno é mais embaixo. Simples assim! Não tem como apagar o passado. Não existe borracha psíquica.

As pessoas vendem ideias e receitas como se nossa mente, consciente ou inconsciente, nossa alma, assim como nosso corpo, fossem botões programáveis. Infelizmente não são. “O homem não é senhor de sua própria morada“, isso significa que querer mudar um padrão de pensamento pode ser um bom início, mas a dica “não olhe para o espelho retrovisor” é, na verdade, muito infantil.

Dirigir carro- estrada

©Taras Makarenko/Pexels

Contudo, quem quiser tentar, que tente, mas provavelmente estará só prolongando o percurso. Já quem quiser começar a guiar a vida olhando menos para o espelho retrovisor, pode começar por entender os motivos pelos quais se olha tanto para trás.

O importante é ser sincero consigo e saber que, embora seja impossível não olhar para trás e apagar o que passou, é possível olhar para frente, pros lados, para onde quiser e que, na verdade, olhar pra trás não é necessariamente ruim, pois evita acidentes.

Para aprender uma nova forma de dirigir, é preciso tempo e um instrutor sábio. De outra forma, o risco de bater o carro é grande.

Procure um profissional sério, um psicólogo ou psicanalista. Existe terapia grátis, inclusive.

Sobre Hal Elrod

Hal Elrod, autor de “O Milagre da Manhã”, é um palestrante motivacional e coach de sucesso pessoal. Sua obra oferece insights valiosos sobre como desenvolver uma mentalidade positiva e produtiva, bem como estratégias práticas para alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Talvez te interesse ler também:

Como Descobrir Seu Lado Sombra e Como Lidar Com Ele

Quem é você na fila do pão? A Angústia em Busca de Identidade

O Dilema da Aprovação: Por Que Fazemos Escolhas Baseadas nos Outros?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...