World Compliment Day: Hoje é Dia de Elogiar e Aceitar Elogio


No dia 1º de março, pessoas ao redor do mundo se unem para celebrar o “World Compliment Day”, um evento que destaca a importância de expressar apreço e reconhecimento através de elogios sinceros. Esta iniciativa, que começou na Holanda em 2003, tem como objetivo promover a gentileza e a positividade em nossas interações diárias. Saiba mais:

Origem do Dia Internacional do Elogio

O “World Compliment Day” foi criado por Hans Poortvliet, um especialista em comunicação, com o propósito de incentivar as pessoas a compartilhar elogios genuínos e construir conexões positivas com aqueles ao seu redor. A ideia surgiu como uma resposta à crescente falta de apreciação e reconhecimento na sociedade moderna, e rapidamente ganhou popularidade em todo o mundo.

A Importância de Dar Elogios

Dar elogios vai além de simples palavras agradáveis; é uma forma poderosa de demonstrar apreço e reconhecimento pelas qualidades, habilidades e realizações de outras pessoas. Elogios genuínos têm o poder de elevar o ânimo, fortalecer relacionamentos e aumentar a autoestima tanto do emissor quanto do receptor. Eles podem inspirar confiança, motivar a excelência e criar um ambiente positivo e encorajador.

As Dificuldades em Dar e Receber Elogios

Apesar dos benefícios óbvios, muitas pessoas enfrentam dificuldades tanto em dar quanto em receber elogios. Alguns podem sentir-se desconfortáveis em expressar elogios, preocupados em parecerem insinceros ou causarem constrangimento. Outros podem ter dificuldade em aceitar elogios, lutando contra sentimentos de inadequação ou desconfiança.

Mas o porquê dessa dificuldade toda, em fazer uma coisa tão boa e benéfica para todos? Para muitas pessoas, é difícil elogiar porque o sucesso de outras pessoas pode trazer sentimentos de inadequação e fracasso. A sociedade individualista em que vivemos muitas vezes nos torna relutantes em expressar felicidade pelos outros e em reconhecer o mérito alheio.

Além disso, há sempre uma desconfiança por trás dos elogios, pois eles podem parecer puxa-saquismo, manipulação, etc, e serem usados para obter algo em troca.

No entanto, elogios genuínos podem fortalecer os relacionamentos e promover o bem-estar emocional, desencadeando uma combinação de amor e alegria no cérebro da pessoa elogiada.

Por fim, algumas pessoas podem ter dificuldade em expressar emoções devido ao ambiente familiar em que cresceram. Quem nunca recebeu um elogio na infância, tem dificuldade em expressá-lo quando adulto. Esses desafios destacam a importância de promover uma cultura de gentileza e expressão emocional em nossas vidas.

Dicas para Dar Elogios Sinceros

  1. Seja específico e sincero em seus elogios.
  2. Reconheça as qualidades únicas e as realizações da pessoa.
  3. Elogie em momentos oportunos e de forma discreta.
  4. Mostre apreciação genuína pelo que a pessoa fez ou representa.
  5. Lembre-se de que até mesmo pequenos elogios podem ter um grande impacto.

Dicas para Receber Elogios de Forma Positiva

  1. Agradeça sinceramente pelo elogio, sem minimizá-lo.
  2. Aceite elogios com gratidão e humildade.
  3. Evite negar ou desviar elogios; em vez disso, aceite-os com confiança.
  4. Reconheça seu próprio valor e mérito nas palavras do elogio.
  5. Lembre-se de que aceitar elogios é uma forma de praticar o autorreconhecimento e o autocuidado.

Todo Dia é Dia de Elogiar

O “World Compliment Day” é mais do que apenas uma data no calendário; é um lembrete para praticarmos a gentileza, a gratidão e a positividade em nossas vidas diárias. Ao expressarmos apreço e reconhecimento pelos outros e por nós mesmos, podemos criar um mundo mais gentil, compassivo e acolhedor para todos. Portanto, vamos celebrar o “World Compliment Day” não apenas em 1º de março, mas todos os dias do ano, espalhando elogios e bondade onde quer que vamos.

Talvez te interesse ler também:

Gentileza, Bondade, Compaixão – Qualidades Inatas que Precisamos Treinar para não Esquecermos

A Parábola do Semeador: Uma Lição Atemporal para a Humanidade

Como funciona a Lei Universal de Vibração. Exemplos Práticos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...