Março: O Mês do Despertar, da Renovação e outros Significados


Março, o terceiro mês do ano no calendário gregoriano, marca um período de transição e renovação. Com seus 31 dias, situa-se entre fevereiro e abril, simbolizando a passagem do inverno para a primavera no hemisfério norte. Neste artigo, exploraremos o significado simbólico, a história, as tradições culturais e as curiosidades que tornam março um mês tão especial e inspirador.

© Mimosa / FreePik

©Mimosa/FreePik

Origem e Significado

O nome “Março” deriva do latim “Martius”, em homenagem ao deus romano Marte, associado à guerra e à vegetação. Na Roma Antiga, o primeiro dia de março marcava o início do novo ano religioso e era dedicado a Marte, simbolizando o despertar vegetativo e o retorno às atividades nos campos após o inverno.

Tradições e Rituais

Uma tradição romana antiga, conhecida como “Bati Marso”, celebrava o início da primavera com festividades destinadas a afastar os espíritos do inverno e a encorajar uma colheita abundante. Este rito arcaico nos ensina sobre o poder do despertar e da renovação, destacando a importância de celebrar a chegada de uma nova estação com alegria e gratidão.

Astrologia e Simbolismo

De acordo com a astrologia, março marca a transição do signo de Peixes para Áries, representando a passagem da introspecção e dos sonhos para a ação e o impulso. Essa dualidade entre os signos reflete-se na natureza do mês, onde a energia vibrante e disruptiva de Áries encontra-se com a fantasia netuniana dos Peixes, criando um equilíbrio entre introspecção e atividade.

Eventos e Datas Importantes

Março abriga várias datas significativas ao longo do mês. O dia 8 é celebrado como o Dia Internacional da Mulher, enquanto o dia 19 coincide com o Dia de São José e o Dia dos Pais em muitos países. Além disso, o equinócio da primavera, que ocorre por volta do dia 21 de março, marca o início oficial da estação no hemisfério norte.

Curiosidades e Folclore

Março é frequentemente descrito como um mês “louco”, caracterizado por mudanças climáticas imprevisíveis e variabilidade meteorológica. O ditado popular italiano “Em março é uma loucura, você olha para o sol e pega o guarda-chuva” (Marzo pazzerello, guarda il sole e prendi l’ombrello), reflete essa ideia de que o tempo pode ser instável e imprevisível durante este período de transição entre as estações.

No Brasil, o mês foi inspiração de uma das músicas mais bonitas da bossa-nova:

“São as águas de março fechando o verão. É a promessa de vida no teu coração.”

(Tom Jobim)

Em suma…

Março é muito mais do que apenas o terceiro mês do ano. É um período de despertar e renovação, a promessa de vida. Celebrando tradições antigas, refletindo sobre o simbolismo astrológico e apreciando a beleza e a complexidade deste mês, podemos nos conectar mais profundamente com o ciclo da vida e encontrar inspiração para nossas próprias jornadas de renascimento e transformação.

Que possamos acolher março com corações abertos e mentes despertas, prontos para receber as bênçãos e oportunidades que este mês único tem a oferecer.

Fontes:

  1. Eticamente
  2. Wikipedia

Talvez te interesse ler também:

Significado Espiritual e Importância Cultural do Mês de FEVEREIRO

O Verdadeiro Significado da Fênix e suas Simbologias

Flores que representam o feminino para presentear no Dia das Mulheres




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...