Significado Espiritual e Importância Cultural do Mês de FEVEREIRO


Em fevereiro tem Carnaval e muito mais! Fevereiro, o segundo mês do ano no calendário gregoriano, é um período repleto de significados históricos e culturais que remontam a tempos antigos. Originando-se do latim “februarius”, o nome desse mês tem suas raízes na celebração de rituais de purificação realizados pelos antigos romanos. Saiba mais!

Origem do Nome

O nome “februarius” deriva do latim februare, está associado ao festival romano chamado “Februa” ou “Februalia”, que era dedicado à purificação e limpeza espiritual como “um remédio aos erros”, em homenagem ao deus etrusco Februus e a deusa romana Febris. Durante esse festival, que ocorria no início de fevereiro, os romanos realizavam rituais para purificar a alma e afastar influências negativas, preparando-se para o novo ano com energias renovadas e positivas.

Significado Cultural

Além de sua origem etimológica, fevereiro é significativo em muitas culturas devido às suas conotações sazonais e simbólicas. No hemisfério norte, fevereiro marca o final do inverno e o início da transição para a primavera, enquanto no hemisfério sul, é o auge do verão.

Para muitos povos antigos, fevereiro era um momento de transição e renovação, marcado por rituais de limpeza, purificação e preparação para o novo ciclo da natureza. As celebrações e festivais realizados neste mês muitas vezes refletiam esses temas de renascimento e renovação espiritual.

No antigo calendário japonês o mês é chamado de Kisaragi (如月, 絹更月 ou 衣更月, que significa “o mês da troca de roupa”). Outro nome japonês é Mumetsuki (梅見月, que significa “o mês em que as flores de ameixa são vistas”) ou Konometsuki (木目月, “o mês em que as árvores ganham nova vida”).

Em finlandês, o mês é chamado de helmikuu, “mês da pérola”.

Importância Atual

Hoje, fevereiro continua a ser um mês de grande importância cultural e histórica em muitas partes do mundo. Além de marcar o início de novos ciclos e a aproximação da primavera ou do outono, dependendo da região, fevereiro também é conhecido por suas celebrações e feriados significativos.

No Brasil, por exemplo, o Carnaval é uma das festas mais emblemáticas do ano e ocorre no final de fevereiro ou início de março, marcando um período de alegria, música e dança em todo o país.

Além disso, em muitas culturas, fevereiro é um mês de reflexão espiritual e renovação pessoal, quando as pessoas buscam se livrar de energias negativas e traçar novas metas e aspirações para o futuro. O mês coincide com a Quaresma que em 2024 inicia na quarta-feira, 14 de fevereiro, e vai até quinta-feira, 28 de março.

É também em fevereiro que muitas vezes começa o Ano Novo Chinês. Esse ano, 2024, começou o ano do Dragão de Madeira Yang no dia 10 de fevereiro.

Em fevereiro tem Carnaval e muito mais!

Fevereiro, com suas origens antigas e significados culturais profundos, continua a ser um mês de grande importância e significado para pessoas ao redor do mundo. Seja marcando o fim do inverno ou o início da primavera, ou celebrando festivais tradicionais e rituais de purificação, fevereiro é um momento para refletir sobre o passado, abraçar o presente e planejar o futuro.

Fontes:

  1. Wikipedia
  2. aleteia.org

Talvez te interesse ler também:

Quaresmeira: uma planta linda e cheia de significados

Terça-feira gorda: dia de se despedir da carne pelos próximos 40 dias

Horóscopo celta: descubra qual é a tua árvore-guia

Símbolos de Proteção: veja exemplos e como usá-los

Significado de rancor e outros sentimentos ruins

Significado emocional da gordura localizada em várias partes do corpo




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...