Sonhos Lúcidos: o que são, como identificá-los, dicas


Alguma vez você já teve a impressão de que estava sonhando acordado? A explicação para isso é o que chamamos de Sonho Lúcido.

Durante este tipo de sonho, a pessoa sabe exatamente o que está acontecendo, mas ainda assim está experimentando um sonho.

Segundo os cientistas, quem tem um sonho lúcido pode controlar aspectos durante o sonhar, como lugares, pessoas e sensações.

Mas… Como isso funciona?

Pois é. Sonhar acordado é o jeito. Mas… Alto lá!

O fenômeno não acontece com todos. Estudos mostram que certas pessoas são mais predispostas ao “controle de sonhos lúcidos” do que outras.

Pesquisas mostram que cerca de 55% dos adultos tiveram pelo menos um sonho lúcido durante a vida e 23% das pessoas tiveram sonhos lúcidos pelo menos uma vez por mês.

O que é um Sonho Lúcido?

O sonho lúcido tem sido bastante estudado, pois é um fenômeno pouco conhecido pela ciência e difícil de prever.

Tudo acontece no cérebro: alguns pesquisadores acreditam que a atividade no córtex pré-frontal está relacionada ao desenvolvimento de sonhos lúcidos.

Durante os sonhos não lúcidos, as pessoas estão cientes do que está acontecendo dentro do estado de sonho, mas não estão cientes do sonho em si e não conseguem distinguir estar dormindo de estar acordado.

Isso foi atribuído em parte a níveis mais baixos de atividade cortical.

Estado híbrido de sono e vigília

Sonhando acordado

Os sonhos lúcidos são diferentes porque os adormecidos sabem que estão sonhando e podem exercer controle sobre o sonho.

Alguns estudos associaram essas características à atividade cortical elevada. As pesquisas indicam que os níveis de atividade do córtex pré-frontal em sonhos lúcidos são comparáveis ​​aos níveis quando estão acordados.

Por isso, o sonho lúcido também pode ser chamado de “estado híbrido de sono e vigília“.

REM

De acordo com os pesquisadores, os sonhos lúcidos se originam de sonhos não lúcidos durante o estágio de sono REM.

Embora os sonhos normais possam ocorrer durante diferentes estágios do ciclo do sono, estudos mostraram que a maioria dos sonhos lúcidos ocorre durante o sono de movimento rápido dos olhos (REM).

O sono REM constitui o quarto e último estágio de um ciclo de sono normal. Os três primeiros estágios consistem em sono sem movimento rápido dos olhos (NREM).

Como identificar um Sonho Lúcido?

Para estudar esses fenômenos, os pesquisadores normalmente induzem sonhos lúcidos usando métodos diferentes:

  • Teste de realidade: esta técnica exige que os participantes realizem testes ao longo do dia que diferenciam sono e vigília. Por exemplo, um participante pode se perguntar se está sonhando ou não durante o dia; como a autoconsciência não é possível durante os sonhos não lúcidos, ser capaz de responder a essa pergunta prova que eles estão de fato acordados;
  • Indução mnemônica de sonhos lúcidos (MILD): esta técnica envolve treinar a si mesmo para reconhecer a diferença entre sonhos e realidade durante o sono. Após um período de sono, basicamente 5 horas, a pessoa acorda e repete a frase: “Na próxima vez que eu dormir, vou lembrar que estou sonhando”;
  • Acordar e voltar para a cama (WBTB): esta técnica envolve acordar no meio da noite e voltar a dormir depois de um certo tempo. WBTB é frequentemente usado em conjunto com a técnica MILD. Quando esses dois métodos são usados ​​juntos, o intervalo de tempo mais eficaz entre acordar e voltar a dormir pode ser de 30 a 120 minutos;
  • Estimulação externa: esta técnica envolve luzes piscantes e outros estímulos que são ativados enquanto o indivíduo está em sono REM. A pessoa incorporará esses estímulos em seus sonhos, acionando a lucidez no processo.

Fantasia x Realidade

Algumas pesquisas apontaram para os benefícios potenciais dos sonhos lúcidos, como o tratamento de pesadelos.

Entretanto, outros estudos mostram que os sonhos lúcidos podem ter um impacto negativo na saúde mental porque podem perturbar o sono e abrir uma lacuna entre realidade e fantasia.

Impactos positivos e negativos

A indução de sonhos lúcidos tem sido usada em terapias relacionadas à:

  • realização de desejos;
  • superação de medos;
  • angústia associada a pesadelos.

No entanto, há muito debate sobre se a indução de sonhos lúcidos é benéfica ou prejudicial à saúde mental.

Pesquisadores argumentam que os sonhos lúcidos induzidos de forma intencional confunde as linhas entre fantasia x realidade e que isso pode ter impactos negativos para a saúde mental a longo prazo, como:

  • causar transtorno de estresse pós-traumático;
  • perturbador do sono (os sonhos lúcidos estão associados a níveis mais altos de atividade cerebral, ou seja, seu cérebro não descansa);
  • reduzir a qualidade do sono;
  • impedir a higiene do sono;
  • afetar a regulação emocional;
  • prejudicar a consolidação da memória.

Além disso, pessoas com narcolepsia, são mais propensas a ter sonhos lúcidos frequentes.

Para ter um Sonho Lúcido…

Não tente isso em casa, mas… todo mundo quer sonhar acordado ao menos uma vez na vida, certo?

Para acionar sonhos lúcidos, é possível tentar as seguintes técnicas:

  • Seu quarto, seu templo: praticar uma boa higiene do sono pode ajudar a garantir um ciclo sono-vigília saudável, incluindo uma quantidade suficiente de sono REM (quando é mais provável que ocorram sonhos lúcidos). Por isso, otimize seu quarto em relação a estes principais aspectos: temperatura, barulho e luz;
  • Métodos MILD e WBTB: para a técnica de indução mnemônica de sonhos lúcidos, acorde depois de dormir por cinco horas (use um alarme) e diga a si mesmo para lembrar que está sonhando assim que adormecer. Com o WBTB, fique acordado por cerca de 30 a 120 minutos antes de voltar a dormir;
  • Diário de sonhos: todas as manhãs, anote tudo o que você lembra sobre seus sonhos em um diário, se preferir, use o gravador de voz do celular. Registros detalhados permitirão que você reconheça os sonhos mais facilmente assim que adormecer, o que pode ajudar a desencadear sonhos lúcidos.

Os vídeos abaixo mostram resumidamente a ciência por trás dos sonhos lúcidos e algumas estratégias comprovadas como possíveis de usar para embarcar em aventuras subconscientes.

Para quem entende inglês, ative a legenda e assista:

Sonhos lúcidos: cuidado com fraudes

Um ponto de vista interessante. Vender sonhos para viver no mundo dos sonhos pode ser uma fraude. Assista ao vídeo para entender melhor.

Fonte: sleepfoundation.org

Talvez te interesse ler também:

Conheça os sonhos mais comuns no mundo (e no Brasil)

Filtro Dos Sonhos: como funciona, significados e onde colocar

10 Sonhos Estranhos e Seus Significados




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...