5, 4, 3, 2, 1 Técnica da contagem regressiva combate a ansiedade

A técnica 5, 4, 3, 2, 1 propõe uma contagem regressiva para voltar-se ao momento presente e parar de pensar em outra coisa. É uma prática de consciência ou de atenção plena (mindfulness).


Você é uma pessoa ansiosa ou está se sentindo mais ansioso ultimamente? Aqui vai uma super dica que pode facilitar a sua vida! Conheça a técnica da contagem regressiva 5, 4, 3, 2, 1, um  exercício que diminui essa sensação que tanto nos prejudica.

A técnica foi desenvolvida por especialistas de uma organização americana sem fins lucrativos, a Mayo Clinic. Ela visa tirar a atenção dos motivos que nos levam à ansiedade, para focar no momento presente.

Interessante porque, geralmente quando alguém se sente ansioso, o conselho “amador” é “pare de pensar nisso”; “não se preocupe”, “pare de viajar”…

Claro que tais conselhos são em vão, dado que é praticamente impossível parar de pensar no motivo que está nos causando tanta ânsia.

Portanto, a técnica propõe uma contagem regressiva para voltar-se ao momento presente e parar de pensar em outra coisa. É uma prática de consciência ou de atenção plena (mindfulness).

Assim, em momentos de ânsia, pare por um momento, sente-se e preste atenção. Aguce seus 5 sentidos, fazendo o seguinte exercício:

Perceba…

5 coisas que possam ser vistas: suas mãos, o céu, as plantas, o local do trabalho, seus pés (o quer que veja).

4 coisas que você possa sentir fisicamente: firme seus pés no chão, toque em alguns objetos, sinta as sensações.

3 coisas que você possa ouvir: ouça a sua respiração, o vento soprando, o barulho de fundo…

2 coisas que você possa sentir o cheiro: sinta o cheiro do café, da roupa limpa e da grama recém cortada, do que estiver no ar.

1 coisa que você possa degustar: uma fruta, um chocolate, um copo d’água…

Pode parecer difícil, mas na verdade é fácil encontrar cinco coisas para ver: basta olhar no entorno.

Para sentir quatro coisas com o tato, basta tocar a parede, a maçaneta de uma porta, a capa de um livro, a própria pele.

E por aí vai…

Dessa forma, seguindo a técnica 54321 passo a passo, o pensamento muda de foco e não será mais sobre o que te preocupava ou te atormentava, mas sobre pelo menos quinze coisas que de fato existem, no momento presente.

A técnica da consciência, da atenção plena ou mindfulness, trabalha no “aqui e agora”, que na verdade é a única coisa que existe, o resto é pré-ocupação, ou viagem no passado que não tem mais volta.

Viver de futuro ou de passado pode nos levar ao estresse à depressão. Os especialistas da Mayo Clinic recomendam praticar a atenção plena todos os dias por cerca de seis meses.

Desta forma, pode-se chegar à consciência plena sem maiores esforços.

Para mais dicas, assista a esse vídeo sobre como aumentar a felicidade do cérebro:

Fonte: mayoclinichealthsystem.com

Talvez te interesse ler também:

Ansiedade: quando vira transtorno, é hora de procurar ajuda

Há mais Tipos de Depressão e Ansiedade do que se Pensa

8 conselhos que qualquer psicólogo daria para combater a ansiedade

Ansiedade: os remédios naturais que realmente funcionam

O que fazer e o que não dizer a uma pessoa com crise de ansiedade




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...