Monascus purpureus: o que é, para que serve e benefícios


O Monascus purpureus é uma levedura de coloração avermelhada, obtida a partir da fermentação do arroz vermelho.

Conhecido no mercado também como arroz vermelho fermentado, ou Red Yeast Rice, foi descoberto na China, e era utilizado para melhorar a digestão e a circulação sanguínea.

Nos últimos anos, identificou-se um novo papel terapêutico de Monascus purpureus.

Vamos conhecer o arroz vermelho fermentado e seus benefícios?

O que é e para que serve o Arroz Vermelho Fermentado?

O arroz vermelho fermentado é um tipo de arroz fermentado produzido usando espécies específicas de leveduras, Monascus ruber ou Monascus purpureus.

Durante o processo de fermentação do arroz vermelho (Oryza sativa), são produzidas várias substâncias, dente elas o composto monacolina K, que é o mesmo ingrediente ativo encontrado em medicamentos prescritos para baixar o colesterol.

Contém esteróis (beta-sitosteróis, campesterol, estigmasteróis e sapogeninas), isoflavonas e ácidos graxos monoinsaturados.

Além disso, a levedura de arroz vermelho demonstrou que pode ser capaz de reduzir eventos cardíacos e proporcionar efeitos positivos sobre os doenças cardiovasculares.

Esta pesquisa (1) mostrou outros efeitos benéficos, desde a redução do crescimento de células cancerígenas até a melhoria dos níveis de açúcar no sangue e insulina.

Hoje, o arroz vermelho fermentado é vendido como um suplemento que pode ajudar a controlar o colesterol e melhorar a saúde geral.

Benefícios do arroz vermelho fermentado

Os benefícios potenciais do arroz vermelho fermentado incluem:

  • melhor saúde do coração;
  • redução do risco de síndrome metabólica;
  • diminuição da inflamação;
  • risco de câncer reduzido.

Melhora a saúde do coração

O arroz vermelho fermentado é geralmente usado como um remédio natural para ajudar a diminuir os níveis de colesterol e promover a saúde do coração.

Pesquisas (2) mostram que o arroz vermelho fermentado foi eficaz na redução dos níveis de colesterol total e LDL (ruim), bem como triglicerídeos e pressão arterial, quando combinado com estatinas.

A monacolina K também pode ajudar a melhorar a função endotelial ou a flexibilidade e adaptabilidade dos vasos sanguíneos, o que é fundamental para manter a saúde vascular e cardíaca.

Reduz o risco de síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes e derrame.

Alguns dos critérios para síndrome metabólica incluem pressão alta, excesso de gordura corporal, aumento de açúcar no sangue e alterações nos níveis de colesterol ou triglicerídeos.

Vários estudos (3) descobriram que o arroz vermelho fermentado pode ajudar a tratar alguns desses fatores de risco e pode ser usado como um tratamento natural para ajudar na prevenção.

Um de seus efeitos é a capacidade de

  • reduzir o colesterol;
  • reduzir o açúcar no sangue;
  • os níveis de insulina;
  • e a pressão arterial sistólica,

em pessoas com síndrome metabólica.

Diminuição da inflamação

Estudos mostram que a suplementação com arroz vermelho fermentado pode ajudar a reduzir a inflamação e promover uma saúde melhor a longo prazo.

As pesquisas (4) também mostraram que o suplemento contendo arroz vermelho fermentado pode reduzir os níveis de estresse oxidativo (uma das principais causas da inflamação crônica).

Pode ter propriedades anticancerígenas

Alguns estudos (5) sugerem que o arroz vermelho fermentado pode ajudar a reduzir o crescimento e a disseminação de células cancerígenas.

Dosagem

O arroz vermelho fermentado está disponível em forma de cápsula ou comprimido e muitas vezes formulado em combinação com outros ingredientes, como CoQ10, nattoquinase ou ácidos graxos ômega-3.

A maioria das principais marcas de suplementos no mercado geralmente recomenda tomar entre 1.200 e 2.400 mg por dia, divididos em duas a três doses.

Contraindicações

Pessoas com histórico de doença renal, hepática ou miopatias não devem consumir Monascus purpureus.

Crianças, gestantes, lactantes e mulheres em idade fértil que não estejam utilizando medidas contraceptivas eficazes também não devem usá-lo.

Consulte sempre um especialista para saber a quantidade correta!

Nunca tome suplementos sem recomendação médica. Além de gastar dinheiro à toa, pode ser perigoso para sua saúde.

Fonte:

  1. estudo 1
  2. estudo 2
  3. estudo 3
  4. estudo 4
  5. estudo 5
  6. healthline
  7. mountsinai.org
  8. boaformula.com

Talvez te interesse ler também:

Medicina Tradicional Chinesa: origem, fundamentos e benefícios 

Os Benefícios da Fermentação dos Alimentos – Você Sabe Para que Serve?

Arroz do mar: a iguaria revolucionária que promete mudar a forma como a humanidade se alimenta

Levedura nutricional: o que é, usos, benefícios e receitas




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...