Como funciona a pílula anti-ressaca que reduz a absorção de álcool no organismo


Uma pílula acaba de ser colocada à venda no Reino Unido, prometendo evitar ressaca. Trata-se de um suplemento alimentar chamado Myrkl, que reduz a quantidade de álcool absorvida pelo organismo.

A pílula anti-ressaca custa apenas 1 esterlina (aproximadamente 6 reais), pode ser comprada online em embalagens de 30 cápsulas (2 por porção) e deve ser tomada entre 1 a 12 horas antes da ingestão de álcool, prometendo reduzir em até 70% a quantidade de álcool absorvida.

É beber pra não dar show, porque uma redução assim alta, significaria também uma redução dos efeitos do álcool, como a euforia e a perda dos freios inibitórios.

Como funciona

A pílula Myrkl é um considerada um suplemento, e não um medicamento, porque não cura nenhuma doença. A pílula contém duas bactérias produzidas pelo farelo de arroz fermentado – Bacillus subtilis e Bacillus coagulans – capazes de decompor naturalmente o álcool em água e dióxido de carbono.

Essas duas bactérias, contidas em uma cápsula resistente aos ácidos estomacais, podem chegar intactas ao intestino, onde a maior parte do álcool é absorvida pela corrente sanguínea. A formulação probiótica também é enriquecida com L-cisteína e vitamina B12, o que o ajudaria a se sentir mais fresco depois de beber álcool.

O suplemento foi testado em um único estudo clínico publicado no passado mês de junho na revista científica Nutrition and Metabolic Insights realizado com 24 adultos jovens saudáveis ​​(13 homens e 11 mulheres, idade média de 25 anos) que foram solicitados a tomar duas cápsulas de Myrkl ou pílulas simuladas (placebo) todos os dias durante sete dias.

Os participantes do estudo receberam então uma pequena quantidade de álcool (entre 50 e 90 ml de álcool) com base em seu peso corporal, e o nível de álcool no sangue de cada um foi medido nas próximas duas horas.

A pesquisa mostrou que nos primeiros 60 minutos de ingestão de álcool, a quantidade de álcool no sangue foi 70% menor naqueles que tomaram as duas cápsulas de Myrkl em comparação aos que tomaram placebo.

A pesquisa, de fato, tem uma amostra muito pequena para ser considerada segura e ou eficaz, contudo, suplementos alimentares probióticos com formulações semelhantes às do Myrkl são considerados seguros e amplamente disponíveis no mercado.

Alguns especialistas demonstraram preocupações sobre a eficácia do suplemento em idosos, em indivíduos com doenças intestinais ou hepáticas. É como se fosse dado um libera geral para uma substância que já é perigosa e, desse jeito, pode ser mais perigosa ainda pelos efeitos do álcool a curto  e a longo prazo.

A melhor forma de evitar a ressaca é simplesmente beber álcool com responsabilidade, assim como beber pouco para não dar show, bater carro, colocar a vida de outros em risco, etc, etc.

Mas e aí o que você achou dessa novidade? Você toma algum remédio anti-ressaca? Conta pra gente!

Talvez te interesse ler também:

Adeus ressaca: pesquisadora cria cerveja saudável que não desidrata e repõe nutrientes

A ressaca é oficialmente uma ‘doença’. A sentença é de um tribunal alemão

Água aos golinhos, xô ressaca, xô desgastes e os rins agradecem

Ressaca emocional pode mesmo fazer muito mal, mas é possível lidar com ela

A ressaca se cura com pera

13 remédios naturais para curar a ressaca

O que acontece ao corpo se você não beber álcool por 1 mês?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...