No Japão, é “proibido” ser obeso. Conheça as leis que mantêm o país magro


É proibido estar acima do peso no Japão. Conheça duas leis que mantêm o povo japonês em forma.

O Japão é reconhecidamente um país que preza pela comida de verdade. Com baixos índices de obesidade – 3,7% entre a população adulta – o país asiático certamente tem a ensinar a outros países a respeito do tema.

No Brasil, por exemplo, o índice de obesidade está em 17.1%, atualmente.

Leia mais:

Além do investimento em comida tradicional, do hábito de consumir porções pequenas nas refeições e de uma visão sobre alimentação voltada para saúde, o Japão conta ainda com leis específicas sobre o assunto.

As leis que mantêm o país magro

Desde 2005 vigora por lá a Lei Shuku Iku, que visa investir em políticas de nutrição e educação para a saúde.

Para isso, conta com um currículo escolar que envolve conhecer nutrição, como, por exemplo, conceitos de cadeia alimentar, produção de alimentos, entre outros. Além disso, não há máquinas de comida e nem quiosques na escola, o que desestimula o consumo de itens industrializados, e o cardápio é pensado para ofertar alimentos saudáveis, com ajuda de nutricionistas.

Na hora do lanche, os alunos são incentivados a enxergar a alimentação como um “ato social”, para isso os refeitórios funcionam como restaurantes, onde todos comem juntos e compartilham comida.

Além do investimento na educação nutricional das crianças e adolescentes, o Japão conta ainda com a Lei Metabo, que promove medição anual da circunferência abdominal dos adultos entre 40 e 75 anos, anualmente, nas empresas e administração pública.

Hoje já se sabe que a circunferência abdominal tem impacto no surgimento de doenças cardiovasculares.

Há ainda um incentivo para que trabalhadores se exercitem nos horários de pausa, além de quadras em diversas empresas e estímulo a caminhadas e ida de bicicleta para o trabalho.

As medidas da cintura

Os homens devem manter a circunferência abdominal menor de 94 centímetros, e as mulheres não devem ultrapassar os 80 centímetros!

Quem foge do padrão fit japonês não é multado nem vai preso, mas terá que fazer acompanhamento médico especial para controle de peso.

É assim que o país mantém o baixíssimo percentual de obesos.

O que você acha?

Talvez te interesse ler também:

A sushi mania está acabando com os ecossistemas marinhos

O que a gordura abdominal tem a ver com câncer de mama? Muita coisa!

10 alimentos (e alguns hábitos) que aumentam a gordura abdominal

Que tipo de barriga você tem, pneu ou pochete? Como eliminar

Gordura no fígado: sintomas, causas e remédios naturais

Dieta para perder barriga: o cardápio da barriga lisinha




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Rafael
    Publicado em 01/08/2022 às 2:58 pm [+]

    Todos os povos do mundo tem um “nazistinha” enrustido dentro de si! Perseguir gordos no Japão, obrigar a fazer tratamento médico… Afss 🙄


  2. Daia Florios
    Publicado em 01/08/2022 às 4:42 pm [+]

    Verdade Rafael até porque existe obeso saudável. Leia mais aqui -> https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/60817-e-possivel-ser-obeso-e-saudavel/


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...