Quais são as melhores músicas para colocar como toque do alarme?


Levantar da cama para algumas pessoas pode ser fácil. Para outras é um martírio. O som do despertador te irrita? Saiba que existem sons, ou músicas, que você pode escolher como toque no alarme para acordar melhor, mais disposto e menos irritado.

Há um som perfeito na hora de escolher o toque do alarme. Pesquisadores australianos identificaram isso analisando como os alarmes e as melodias são percebidos ao acordar.

Qual é o melhor som para colocar no despertador?

Não é de hoje que essa pergunta é feita. Pitágoras, por volta de 500 a.C, já refletia sobre a eficácia de algumas canções específicas que teriam a capacidade de neutralizar a sonolência matinal.

E parece que ele estava certo! Cientistas australianos mostraram que alguns sons podem nos tornar mais ativos desde os primeiros momentos do dia.

Tais sons, em particular, têm a característica de ter uma melodia mais ou menos suave, mas ainda assim capaz de dar energia ao ouvinte para levantar da cama mais tranquilamente.

Como o cérebro acorda?

Para entender porquê alguns toques são mais eficazes que outros, no entanto, é necessário saber como nosso cérebro responde aos estímulos do despertar matinal, conhecido comoinércia do sono“, momento no qual estamos em alerta reduzido.

Stuart McFarlane, pesquisador em percepção auditiva e cognição do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), explica:

“A transição do sono para a vigília não segue um padrão semelhante a um botão liga/desliga, conforme revelado por técnicas de imagem cerebral”.

O despertar é baseado em processos biológicos complexos, incluindo uma maior alocação de fluxo sanguíneo para o cérebro.

Durante o despertar, as regiões do cérebro envolvidas no desempenho do alerta (as regiões corticais pré-frontais) demoram mais para “iniciar” do que outras áreas (como os gânglios da base) que são importantes para o despertar.

Isso significa que podemos estar acordados, mas não exatamente?

Acordados mas não muito

A atividade do fluxo sanguíneo dentro do cérebro diminui após o despertar, assim, um estado de vigília alerta pode, em parte, exigir mecanismos que encorajem a redistribuição do fluxo sanguíneo para o cérebro, o que certos tipos de sons e música podem fazer.

Outro fator que afeta o despertar é a fase do sono nesse momento. Adrian Dyer, professor da RMIT University, diz que eficácia do alarme também depende da idade:

“É menos provável que você se sinta grogue ao acordar de um sono leve do que de uma onda lenta mais profunda ou sono REM, a fase mais exigente do sono para acordar completamente.

Os jovens entre 18 e 25 anos precisam de alarmes mais fortes do que os idosos e pré-adolescentes, que precisam de um limiar ainda maior do que os adultos joven”.

Frequência do som e da melodia

Mas, quando se trata de escolher um toque para o alarme, qual é exatamente a melhor alternativa?

Especificamente, um estudo publicado por McFarlane e Dyer em 2020 mostrou que sons com frequências em torno de 500 Hz parecem ser mais eficazes em combater os efeitos da inércia do sono do que sons com frequências mais altas e superiores a 2.000 Hz.

Os pesquisadores observam:

“No entanto, não há evidências suficientes para dizer que isso seja verdade em todas as idades, mas assumimos que o mesmo tipo de som também seria útil para adultos”.

Para eles, quando analisaram alguns sinais de voz, ao “acordar “, estes sinais funcionam melhor que as frequências mais altas, embora não sejam tão eficazes quanto os sons com frequências em torno de 500 HZ, semelhantes aos pré-instalados na maioria dos celulares.

O tipo de melodia desempenha um papel na estimulação de um estado de vigília alerta. A forma como as pessoas interpretam a ‘melodia’ dos toques reflete a sensação de entorpecimento ao acordar: quem usa toques com melodias mais cativantes fica menos grogue ao acordar do que quem acorda com um “bip normal”

A partir de inúmeros estudos sobre o tema, os pesquisadores desenvolveram uma “melodia rítmica personalizada” que resultou em um desempenho significativamente melhor tanto ao acordar quanto após o despertar, em comparação aos sinais acústicos padrão.

Outra pesquisa também descobriu que as músicas mais famosas (que podem ser interpretadas como melodias) são particularmente eficazes para neutralizar a inércia do sono após uma soneca curta, e são ainda mais se o ouvinte gostar delas.

Como escolher o som perfeito para o despertador?

Algumas dicas que podem te ajudar a escolher o melhor som para colocar no despertador do teu celular:

  • uma melodia que tenha uma letra bacana;
  • uma frequência dominante em torno de 500 Hz;
  • uma música nem muito rápida nem muito lenta (100 a 120 batimentos por minuto é o ideal);
  • deve ter uma batida mais vigorosa para os mais novos (ou para aqueles com um sono profundo).

Resumindo tudo isso em dicas úteis para escolher um toque para o alarme, aqui vai uma lista com  algumas sugestões de músicas para despertar.

Escolha a que melhor te agrada.

As 10 melhores músicas para acordar

O Spotify em parceria com um pesquisador de música da Universidade de Cambridge, elaboraram a lista das melhores músicas para o despertar da hora sagrada.

São elas:

Money On My Mind (Sam Smith)

Love Myself (Hailee Steinfeld)

Wake Up (Arcade Fire)

Confident (Demi Lovato)

Can’t Sleep Love (Pentatonix)

Wake me Up (Avicii)

Lovely Day (Bill Withers)

Downtown (Mecklemore & Ryan Lewis)

Elevate (St. Lucia)

Viva La Vida (Coldplay)

Talvez te interesse ler também:

No Dia Mundial do Sono, 7 conselhos para dormir bem 

Como ter uma boa noite de sono? 

Você costuma desligar o alarme de manhã? Você é criativo, inteligente e feliz! 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Othon
    Publicado em 30/01/2023 às 10:39 pm [+]

    Essas músicas que recomendaram são ótimas pra acordar! Acorda de raiva de ouvir tanto lixo sonoro… Só não é pior que funk carioca.


  2. Daia Florios
    Publicado em 31/01/2023 às 2:58 pm [+]

    hahahahahahahahahaha


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...