Dormir bem ajuda a viver melhor. Os conselhos para um bom repouso.


Uma boa noite de sono ajuda a resolver vários problemas, principalmente de saúde. Porém, para conseguir a proeza de ter uma noite inteirinha de sono de qualidade, é preciso tomar alguns cuidados e até mesmo realizar alguns rituais. Calma que não estamos falando de magias ou coisas do tipo, mas digamos que dormir bem promove melhorias mágicas ao nosso metabolismo!

Dormir bem ajuda a viver melhor

É provado cientificamente que nosso corpo precisa de repouso para repor as energias e produzir melatonina, o famoso hormônio do sono. Para que o nosso corpo consiga produzir esse hormônio, é necessário por exemplo que o ambiente no qual dormimos seja o mais parecido possível com uma caverna. Ou seja, nosso quarto não pode ter nenhum ponto de luminosidade, pois mesmo estando de olhos fechados, qualquer luz que esteja no ambiente pode atrapalhar o ciclo do sono.

Além do quarto escuro, existe uma série de fatores que melhoram as condições do sono e podem ajudar até mesmo aquelas pessoas que tem muita dificuldade para dormir. Seja por ansiedade ou por algum distúrbio do sono, seguir alguns conselhos só farão bem se tomados juntamente ao tratamento médico específico, se for o caso.

Dicas para ter uma boa noite de sono

Para muitas pessoas, inclusive crianças, a hora de dormir é uma tortura, pois mesmo o corpo estando exausto, a mente acelerada ou a curiosidade, não as deixa adormecer. Por isso, vale a pena procurar um bom especialista para analisar se há um problema e também inserir alguns hábitos que podem favorecer e muito a chegada do tão esperado sono. Vamos a eles:

Nem todo mundo precisa de 8 horas de sono

De acordo com a maioria dos especialistas, o ideal é que todo mundo durma de 7 a 8 horas por noite. No entanto, algumas pesquisas apontam que esse fator é bastante relativo, uma vez que trata-se de uma questão de genética. Ou seja, a quantidade de sono ideal é aquela que nos faz acordar descansados e dispostos para realizar as tarefas do dia-a-dia. Portanto, se você dorme apenas 5 horas por noite e acorda cheio de energia, não se preocupe que isso é normal.

Dormir com ou sem pijama?

A recomendação é que quanto mais respirável o tecido, melhor. Por isso, durma com algo que te deixe confortável, que não te aperte ou atrapalhe na hora de dormir. Se estiver calor, pode até dispensar o pijama e dormir entre lençóis limpos para a pele respirar e tornar a noite mais agradável.

Sobre desligar a TV

Muitos especialistas recomendam dormir em ambientes completamente escuros e sem barulho. No entanto, nem todo mundo consegue pegar no sono em lugares assim. Por isso, se você é do time que precisa de uma “televisãozinha” ligada a noite como “sonífero”, ok! Mas não deixe de acionar a função sleep da TV para que ela desligue sozinha e, nem a luz azul, nem o barulho dela o acorde no meio da noite, combinado?

Rituais para dormir

E aqui não estamos falando de magia, mas sim de manias que as pessoas têm para pegar no sono. Seja ouvir música, ver TV, ler um livro ou até mesmo dormir com um ursinho de pelúcia, tudo é válido se te ajuda a pegar no sono e dormir bem. Só não esqueça de programar a TV ou o som para desligarem quando já estiver dormindo.

Não abuse do álcool

Beber um vinho à noite é legal e gostoso, mas o excesso de álcool antes de dormir pode ser extremamente prejudicial para uma boa noite de sono. Muitas pessoas acham que o álcool induz ao sono, mas na verdade, o que acontece é que no meio da noite, uma das fases do sono é interrompida, fazendo com que fique agitado. Por isso, o mais indicado é tomar um chazinho de camomila, sem exagerar na dose, pois o excesso de líquidos na bexiga a noite, também pode fazê-lo levantar no meio da noite para ir ao banheiro.

Problemas respiratórios

Roncar ou dormir com quem ronca pode ser um problema para quem deseja ter uma boa noite de sono. Isso porque a pessoa pode acordar sufocada ou com o próprio barulho e demorar para pegar no sono novamente. Por isso, vale a pena cuidar das vias respiratórias, tratar problemas nas amídalas, rinite, sinusite, etc, para não provocar apneias ou qualquer outro distúrbio respiratório que podem interromper o repouso noturno.

Ir para a cama cedo demais

Quem dorme muito cedo, pode despertar no meio da madrugada totalmente disposto e não conseguir pegar no sono, ficando sem ter o que fazer enquanto a maioria não acorda. É o chamado “despertar precoce” que trata-se da necessidade de recuperar o contato com a realidade e a incapacidade de manter o contato com o mundo dos sonhos. Essa também é uma característica de pessoas ansiosas ou com problemas de depressão, mas convém observar o horário que está indo para cama, pois pode ser que seja cedo demais. O ideal é observar e ir testando até que vire hábito.

Escreva as preocupações

Falando em ansiedade ou distúrbios do tipo, é muito comum termos um zilhão de coisas para fazer no dia seguinte e irmos para a cama cheio dessas preocupações. Dessa maneira, é fatal que elas irão borbulhar a sua mente durante a noite inteira, prejudicando assim o seu descanso. Por isso, uma boa dica é escrever todas as preocupações num papel, antes de ir para a cama. Parece uma atitude estranha, mas só o fato de colocar o que te incomoda no papel, já alivia a tensão e transfere para ele os problemas, mesmo que momentaneamente.

Fazer terapia

Muitas pessoas que sofrem de insônia, acham que tomando calmantes e remédios para dormir, está tudo resolvido. Na verdade você está apenas mascarando o problema, quando na verdade deveria tratá-lo pela raiz. Por isso, se a origem de sua insônia for devido a algum distúrbio emocional ou psicológico, convém procurar uma terapia para ajudá-lo a se conhecer melhor e controlar certos sentimentos que vem à tona, principalmente à noite.

Nada de café ou bebidas que tenham cafeína

Mesmo aquelas pessoas que dizem que podem tomar café antes de ir para a cama, não estão imunes aos efeitos que a cafeína provoca durante o sono. Pesquisas sobre distúrbios do sono, apontam que uma simples xícara de café altera os batimentos cardíacos durante o sono. Por isso, mesmo que você consiga pegar no sono depois de tomar café, é melhor evitá-lo para que seu sono não seja conturbado. O mesmo vale para chás ou outras bebidas com cafeína na composição.

Não faça exercícios antes de dormir

Fazer atividades físicas intensas minutos antes de dormir, pode sim atrapalhar a sua noite de sono, mesmo que te deixe muito cansado. Isso porque os exercícios intensos elevam os batimentos cardíacos e a produção de adrenalina, o que pode demorar muito para voltar ao normal, fazendo com que você demore mais para pegar no sono. Uma dica para relaxar é praticar meditação, yoga ou atividades que sejam mais tranquilas e relaxantes.

Posição para dormir

De fato, a posição mais confortável para dormir é de lado, com um travesseiro entre as pernas. A coluna e os ombros devem estar alinhados e uma leve curvatura na coluna, assim como na posição fetal, é permitida. Porém, existem pessoas que não conseguem dormir dessa forma, mas não é por isso que elas não terão uma boa noite de sono.

Quem só consegue dormir de barriga para baixo ou para cima por exemplo, precisa prestar atenção em pontos como coluna, pescoço, ombros e joelhos, para não acordar com dores no corpo ou interromper o sono devido à má postura para dormir.

Falamos sobre essas dicas em outro artigo, caso queiram saber mais é só CLICAR AQUI.

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a melhorar a qualidade do sono, mas caso tenha distúrbios mais graves que não possam ser solucionados com essas dicas, não deixe de procurar um especialista para saber o que há de errado. Afinal, uma boa noite de sono pode ajudar a curar diversos problemas, seja de saúde ou não.

Talvez te interesse ler também:

INSÔNIA: 10 COISAS QUE ACONTECEM AO CORPO QUANDO NÃO SE DORME O SUFICIENTE

INSÔNIA: QUANDO DORMIR MAL SE TORNA UM PROBLEMA DE SAÚDE?

PESQUISA REVELA COMO (E O QUANTO) DORMIR POUCO AUMENTA O RISCO DE MORTE




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...