Gestantes e puérperas serão vacinadas a partir de maio

Gestantes e puérperas serão vacinadas a partir de maio

O Ministério da Saúde aprovou a inclusão de gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação de Covid-19.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da pasta, Franciele Francinato, explicou que a medida foi tomada devido ao maior risco de hospitalização e de letalidade desse grupo por Covid-19 , segundo a Tribuna de Minas.

Francinato informou que a partir do dia 13 de maio as grávidas e puérperas já poderão ser imunizadas em todo o  país. Ela explicou ainda que:

“Nossa indicação é que, nesse momento, vamos alterar um pouco a recomendação da OMS [Organização Mundial de Saúde] que hoje indica a vacinação, de acordo com o custo x benefício. Mas, hoje, o risco de não vacinar gestantes no país já justifica a inclusão desse grupo para se tornar um grupo de vacinação nesse momento”.

A prioridade da vacinação é das grávidas e puérperas com doenças pré-existentes.

As vacinas disponíveis são Coronavac, AstraZeneca e Pfizer.

A primeira fase, dedicada ao grupo com doenças pré-existentes, tem previsão de ser concluída no final de maio, quando então começaria a imunização das demais gestantes e puérperas. Entretanto, esse calendário fica submetido à disponibilidade das vacinas.

Há muita dúvida sobre se as gestantes devem ou não tomar a vacina contra a Covid-19. Considerando a nota técnica do Ministério da Saúde por causa do quadro de agravamento da doença nesse grupo, acredita-se que os benefícios sejam maiores do que os riscos.

É importante salientar que a gestante deve conversar com o seu obstetra na consulta pré-natal para receber todos os esclarecimentos acerca da vacinação.

Talvez te interesse ler também:

Diabetes gestacional: o que é, sintomas, riscos e como controlar

Origem do coronavírus: relatório da OMS aponta 4 teorias, 3 dúvidas e 1 certeza

Estudo diz que leite materno contém anticorpos contra coronavírus

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *