Injetar vitamina na veia é uma nova, e perigosa, moda!


As pessoas estão cada vez mais atentas aos cuidados com a saúde, seja com a alimentação, seja com a prática de exercícios físicos regularmente. Mas, nessa busca por uma vida saudável, muitas modas aparecem e com elas vários riscos.

A BBC News Brasil divulgou o caso de uma mulher que quase morreu, na China, após combinar cerca de 20 tipos de frutas para criar uma injeção caseira de vitaminas.

Esse episódio alerta para o fato de muitas pessoas estarem usando injeções intravenosas de vitaminas.

A moda da vitamina na veia

Na Ásia, essa “moda” se tornou bastante popular, ao ponto de tais injeções serem oferecidas em salões de beleza. Mas a “tendência” já chegou, também, a outras partes do mundo.

Os benefícios vendidos pela propaganda da injeção vitamínica são: fortalecimento do sistema imunológico, ganho de energia, melhora da pele, cura de ressaca, emagrecimento, dentre outros, ou seja, uma bomba milagrosa.

Leia mais:

Todo mundo sabe que as vitaminas são fundamentais para o organismo, mas a eficácia desse tipo de injeção não tem nenhuma comprovação científica.

Para a BBC, a médica Marcela Fiuza, da Associação Britânica de Nutrição, explicou que:

“Os tratamentos estão se tornando cada vez mais populares, particularmente como cura rápida para a ressaca – mas, além de não haver nenhuma evidência de que tragam benefícios, eles são potencialmente perigosos”.

Um dos principais perigos da bomba de vitaminas é o de infecção no local que recebe a aplicação, além, claro, dos riscos decorrentes do compartilhamento de seringas, como as DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e a hepatite.

A nutricionista Sophie Medlin, especialista em alimentação intravenosa, alerta que a aplicação incorreta da agulha para gerar inflamação, bolhas e dor no local.

Os rins e o fígado também podem ser sobrecarregados pelo excesso de vitaminas. As vitaminas lipossolúveis – A, D, E e K – , por exemplo, são armazenadas no fígado e nos tecidos adiposos e, por isso, têm maior chance de se acumularem no corpo, podendo acarretar uma uma hipervitaminose – envenenamento por vitamina.

Alimentação saudável

Qualquer tipo de suplementação deve ser recomendada por um médico ou nutricionista. Em geral, a suplementação é feita em dosagens pequenas, e não em doses cavalares. Ou seja, as pessoas estão correndo riscos desnecessários, já que uma alimentação rica resolveria em boa parte qualquer déficit vitamínico.

Quem está seguindo essa moda não apenas está jogando dinheiro fora como pode estar colocando a sua saúde em risco.

Talvez te interesse ler também:

B12: A VITAMINA ESTRITAMENTE NECESSÁRIA. TODOS OS SINTOMAS DE CARÊNCIA

SUPLEMENTOS DE VITAMINA D NÃO MELHORAM A SAÚDE ÓSSEA. O ESTUDO

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...