Vacina aprovada, não é hora de relaxar: o pior está por vir, alertam especialistas


A vacina contra a Covid-19 foi finalmente aprovada no Brasil, mas as pessoas estão agindo como se o mal maior já tivesse passado, quando na verdade, o pior ainda está por vir.

Sim, é duro ter que acordar para a realidade, afinal, ninguém aguenta mais ouvir falar de coronavírus, principalmente depois do anúncio da aprovação da vacina. No entanto, pesquisadores e especialistas alertam que o Brasil vai enfrentar a pior fase da pandemia nas próximas semanas.

Tudo isso por causa do comportamento das pessoas que, cansadas de seguirem as recomendações de saúde, ignoraram o protocolo e agiram como se nada estivesse acontecendo. Muitas famílias e amigos se reuniram para celebrar o Natal e Ano Novo e as consequências disso estão começando a aparecer.

Como sabemos, o período de manifestação dos sintomas da doença acontece em torno de 14 dias. Mesmo que não tenham sintomas, os que tiveram contato com pessoas contaminadas podem transmitir o vírus umas para as outras.

A quantidade de pessoas reunida em festas, seja de final de ano ou nas clandestinas que aconteceram aos montes, foi muito grande e os resultados dessa imprudência fizeram com que os leitos de hospitais voltassem a encher.

Para piorar, as mutações do vírus fizeram com que a disseminação aumentasse ainda mais e o grau de periculosidade também, no sentido de facilitar a contaminação.

Quem acompanha os noticiários até tem noção dessa realidade, mas muitos ainda teimam em ignorar e apelar para a sorte. O site de notícias BBC News Brasil reuniu informações de vários especialistas, desde pesquisadores, epidemiologistas, bioinformatas e cientistas de dados com intuito de alertar a população.

Problemas como a falta de oxigênio em Manaus, a escassez de leitos em vários hospitais e o acúmulo de funções para os profissionais da área da saúde estão em evidência nos noticiários. Eles estão tendo que escolher entre atender os pacientes internados ou alimentar os sistemas com casos confirmados e mortes pela doença.

Claro que existe muita coisa errada acontecendo no nosso país e que foge do nosso controle, mas não podemos simplesmente fingir que nada está acontecendo e voltar a agir como antes.

A pandemia ainda não acabou e, mesmo que tenhamos a sorte de conseguir tomar as duas doses da vacina, temos que ter a consciência de que não estaremos 100% imunes e, além disso, ainda podemos transmitir o vírus se tivermos contato com ele.

Portanto, as medidas de prevenção devem ser mantidas por um bom tempo ainda, principalmente o uso de máscaras, distanciamento social e medidas de higiene.

Ainda não é hora de relaxar, pois o pior ainda está por vir!

Talvez te interesse ler também:

Máscaras são o único meio seguro disponível para evitar Covid-19

“Todos nós seremos contaminados”: o vídeo do prefeito de Limeira que viralizou ao tranquilizar a população

SOS Manaus está precisando de oxigênio. Veja como ajudar




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...