Magnésio e Vitamina D: por que você deve tomá-los ao mesmo tempo?

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Magnésio e vitamina D

Um novo estudo afirma a importância do magnésio na otimização dos benefícios da vitamina D.

A vitamina D é fundamental para manter a saúde do sistema nervoso, dos músculos e dos ossos.

magnésio previne muitas doenças como tumores, distúrbios neurovegetativos ou infecções por falta de vitamina D. Ambos, em suma, são fundamentais para o nosso bem-estar e a falta deles pode causar algum distúrbio.

No entanto, assim como muitas vitaminas, um precisa do outro para conseguirem ser assimilados. Um estudo do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, nos Estados Unidos, reforça que os níveis adequados de magnésio desempenham um papel importante na assimilação da vitamina D. Este estudo foi a primeira evidência direta do papel do magnésio na regulação da vitamina D.

De acordo com os pesquisadores, o magnésio equilibra os níveis de vitamina D no corpo: onde esta está baixa, aquele aumenta e se está elevada, ele diminui. Ou seja, o magnésio funciona como um regulador dos níveis de vitamina D e pode evitar condições relacionadas a essa vitamina em particular, que por sua vez gerencia os níveis de outros minerais, como cálcio e fósforo.

Além disso, em condições de saúde, quem quiser aumentar os níveis de vitamina D em sua dieta, pode ajudar a sua assimilação com um pouco de magnésio, certamente mediante indicação médica.

O estudo

Para chegar a estas conclusões, os pesquisadores realizaram um ensaio clínico randomizado em 250 indivíduos considerados em risco de câncer colorretal.

O Dr. Qi Dai, principal autor do estudo mais recente e professor de medicina no Vanderbilt University Medical Center, explicou:

"nossa pesquisa mostrou que a deficiência de magnésio interrompe a síntese e o metabolismo da vitamina D".

Segundo Martha Shrubsoleha, co-autora do estudo:

"a insuficiência de vitamina D tem sido reconhecida como um potencial problema de saúde em larga escala nos Estados Unidos".

Carências de vitaminas e minerais

Muitos médicos receitam aos seus pacientes suplementos de vitamina D para aumentar os níveis dessa vitamina com base nos valores sanguíneos. No entanto, além da vitamina D, a deficiência de magnésio é um problema amplamente subestimado, pois até 80% das pessoas não consomem magnésio suficiente em um dia para atender à ingestão dietética recomendada.

Com isso fica claro que o magnésio é um mineral essencial para muitas funções celulares, pois ele protege a saúde do coração, regula a pressão sanguínea e facilita as atividades da vitamina D. A partir disso, é certo que o magnésio também tem um papel crucial para a saúde dos ossos, já que sua ingestão correta pode ajudá-lo a atingir o nível desejado de vitamina D mais rapidamente.

Os autores do estudo, especificam a necessidade de novas pesquisas para determinar o mecanismo molecular subjacente ao efeito do magnésio na síntese da vitamina D. Enquanto isso, verifique com seu médico a necessidade de aumentar a dose de magnésio ingerindo alimentos ricos neste mineral (vegetais de folhas verde, leguminosas como feijão, lentilha, grão-de-bico etc, chocolate amargo, algas e grãos integrais). E, no caso da vitamina D, vamos potencializar os seus efeitos nos expondo mais ao Sol!

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