Colorir mandalas e assistir vídeos de natureza ajuda quem tem Alzheimer


Nossa saúde não depende só do que nos alimentamos pela boca, mas também pelo que entra pelos nossos olhos e nutre nossa mente. De encontro a isso este conteúdo irá mostrar como vídeos com paisagens naturais e oficinas de pinturas de mandalas (Mandala Terapia) podem ajudar a melhorar a saúde de pacientes com doença de Alzheimer de forma integral, contribuindo na melhora das habilidades sensoriais e cognitivas destes.

Para saber mais detalhes confiram o que vem a seguir:

{index}

Terapia com vídeos de Natureza e Arteterapia com Mandalas

A italiana Cristina Fino é uma terapeuta que produz e utiliza vídeos com imagens da natureza para ajudar os pacientes a terem melhoras em suas condições de saúde.

Os vídeos contêm gravações de ambientes naturais para serem utilizados e vistos em ambientes internos. Essa terapia inclusive vem sendo avaliada em experimentos científicos em muitas áreas.

Esses experimentos estão ocorrendo principalmente em pacientes com Alzheimer. Entretanto pode ser útil também para outros problemas de saúde.

É comprovado que o contato com a Natureza traz benefícios para nossa saúde.

O biólogo norte-americano Edward O. Wilson afirma que não é possível viver bem sem dedicarmos um tempo em contato com a natureza. O simples fato de observarmos imagens de paisagens naturais nos ajuda a melhorar nosso estado de espírito.

Para aqueles que não têm possibilidade de passar muito tempo ou ter contato direto com a natureza, por se encontrarem internados em um hospital ou devido a outros impedimentos, podem assistir vídeos mostrando imagens com paisagens naturais, que também trarão benefícios para a saúde

Uma das experimentações com o uso de vídeo de natureza em pacientes com Alzheimer ocorreu na Residência de Assistência Médica Cerino Zegna, na Itália.

O experimento teve a duração de quatro meses e ocorreu da seguinte forma:

Os pacientes com dificuldades psicomotoras e de expressão verbal (fala) antes da terapia com oficina de pintura, assistiam uma vez por semana uma série de DVDs com imagens da natureza, produzidos por Cristina Fino.

Graças aos vídeos, os pacientes que passaram por esse experimento aumentaram as percepções das cores nas oficina de pintura com desenhos de Mandalas, o que antes não acontecia e os resultados se refletiram e ficaram visíveis a partir dos desenhos e pinturas deles.

Leia mais: MANDALA THERAPY: COMO ENCONTRAR O EQUILÍBRIO COLORINDO

Os pacientes apresentaram melhora na concentração, atenção, habilidades psicomotoras, o que se projetou em termos de bem-estar geral, repercutindo até na diminuição das drogas administradas para tratamento da doença na proporção de mais de 50% a menos do que eram prescritas antes.

Até os familiares e cuidadores dos pacientes se beneficiaram dos efeitos relaxantes, calmantes e benéficos dos vídeos.

Outra experimentação ocorreu na Residência de Assistência Médica Tretino, na Itália, com pessoas que sofrem da doença de Alzheimer.

Os pacientes nesse experimento viram os vídeos com lindas paisagens naturais produzidos por Cristina Fino, visando reduzir distúrbios de comportamento, recuperar a capacidade de sociabilização e a memória deles, tudo isso através da percepção e contemplação da Natureza, mesmo que em vídeo.

Ocorreram outros experimentos em comunidade de recuperação de dependentes químicos e com crianças em ambientes educacionais.

Assistir estes vídeos de imagens naturais vêm apresentando bons resultados tanto no aprimoramento das habilidades cognitivas quanto no manejo das emoções.

O canal do Youtube Alamar Vida da terapeuta Cristina Fino coleta e expõe os resultados dos experimentos realizados e que podem ser útil para aqueles que querem obter mais informações sobre o assunto ou buscam saber como introduzir o uso de vídeos com a natureza para melhorar a qualidade de vida dos que precisam desse material de apoio e complementar de tratamento.

Benefícios e finalidades terapêuticas dos vídeos com paisagens naturais

Na atualidade existem várias técnicas de relaxamento, bem-estar e meditação, capazes de atuar na percepção cerebral através de seus efeitos benéficos.

Vídeos relaxantes com belas paisagens naturais e músicas suaves trazem bem-estar, harmonia e melhoram nosso humor.

A natureza, seja ao vivo ou em vídeo, promove o equilíbrio entre os dois hemisférios cerebrais e acalma o sistema nervoso.

Vídeos com Natureza para assistir e comprovar seus benefícios terapêuticos

Para vocês comprovarem por si próprios os benefícios dos vídeo com Natureza assistam este vídeo de 2009 que mostra o lindo Lago de Viverone produzido por Cristina Fino com música de Andrea Lesmo e Luca Colarelli e selecionados para este conteúdo.

Sintam os efeitos positivos deste vídeo para mente, corpo e emoção!

Agora já sabem! Quando precisarem melhorar o ânimo, a energia e o humor e não der para ir à praia ou a um lugar em meio à Natureza, que tal apertar o play e ver belas paisagens naturais em vídeo para promover bem-estar e recuperar o equilíbrio?

Experimentem, vale a pena e a saúde agradece!

Talvez te interesse ler também:

MANDALA DE PEDRAS: COMO PINTAR LINDAS MANDALAS EM PEDRAS

MANDALA: SIGNIFICADO E 10 DESENHOS PARA COLORIR




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...