Mandala: significado e 10 desenhos para colorir


Você sabe o que significa a mandala?

Em sânscrito, mandala significa círculo. Apresenta, também, outros signficados, como círculo mágico ou concentração de energia. É conhecida universalmente como símbolo da integração e da harmonia.

A mandala é composta por diagramas geométricos rituais: alguns correspondem a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).

Sua história começa no século VIII a.C., quando começou a ser usada como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (sobretudo no Tibete e no budismo japonês).

A mandala também foi usada, por muitos anos, como expressão artística e religiosa, presentes em pinturas rupestres, no símbolo chinês Yin e Yang, nos rituais de cura, na arte sacra, etc.

No budismo, a mandala é o palácio de uma divindade.

Para Carl Jung as mandalas são personificações ideais que se manifestam na psicoterapia e são interpretadas como símbolos da personalidade no processo da individualização.

Leia também: 20 FRASES DE CARL JUNG PARA CONHECERMOS MELHOR A NÓS MESMOS

Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura dos santuários de todas as épocas e civilizações. Como exemplo, temos a enorme construção do templo de Borobudur, em Java, na Indonésia. Outros exemplos são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.

A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas às cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também à mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior.

A mandala representa, para o homem, o seu abrigo interior. Um exemplo bem típico brasileiro de mandala, a partir da arquitetura, é a planta superior da Catedral de Brasília.

Hoje, existem muitos desenhos de mandala para colorir. E esta atividade não serve apenas para as crianças.

Abaixo alguns desenhos para você colorir usando lápis de cor, canetinha, aquarela ou qualquer outra tinta que você gostar. Bom divertimento!

mandala6

mandala 1

mandala 4

mandala 8

mandala 9

mandala 15

mandala 12

mandala 11

mandala 10

mandala 5

Talvez te interesse ler também:

COLORIR COMBATE O ESTRESSE

OS ESPECTACULARES ABAJURES FEITOS DE ABÓBORAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...