Pressoterapia realmente funciona? Benefícios e todas as contraindicações


Você já ouviu falar sobre Pressoterapia? Um tratamento de bem-estar considerado útil para várias condições, mas apreciado sobretudo para combater a retenção de líquidos e até mesmo combater a celulite! Mas será que essa técnica realmente funciona? Quais são seus benefícios e contraindicações?

Como o próprio nome já diz, a pressoterapia funciona como uma pressão realizada em determinadas áreas do corpo, com o objetivo de atuar sobre os vasos sanguíneos e linfáticos, drenando líquidos e melhorando a circulação. Isso ocorre graças à aplicação de bombas de insuflar conectadas a um aparelho eletrônico que soltam jatos de ar capazes de realizar a pressão correta de acordo com cada caso.

Este aparelho é manuseado por um terapeuta especializado que faz a calibração do jato de ar de acordo com a necessidade. Essa técnica funciona como uma massagem em forma de “onda”, pois as almofadas inflam e se esvaziam de tal forma que seu movimento promove um fluxo de fluídos corporais.

A principal vantagem deste tratamento é evitar a estagnação de líquidos em áreas onde esse acúmulo é mais frequente, como por exemplo nas pernas, braços, abdômen e costas. Neste tratamento, o paciente fica confortavelmente deitado na cama durante cerca de 30 minutos recebendo a massagem que pode ser feita de 2 a 3 vezes por semana durante pelo menos um mês.

pressoterapia 2

Benefícios da pressoterapia

Os principais benefícios da pressoterapia são os de melhorar o funcionamento dos sistemas circulatório e linfático, com um efeito positivo na redução da retenção de água e do linfedema (inchaço nas pernas), bem como da celulite. Devido à prevenção da estagnação de líquidos no corpo, este tratamento também é útil no processo de purificação e desintoxicação.

Muitas pessoas recorrem a este tratamento com o objetivo de promover a perda de peso. No entanto, para que a pressoterapia funcione e seus benefícios sejam amplificados e duradouros, é necessário associar o tratamento à uma nutrição adequada, com a ingestão correta de água, bem como à prática de atividades físicas saudáveis.

Lembramos sempre que não há nada milagroso se não nos comprometermos em primeiro lugar a manter o peso ideal e, mais geralmente, nossa saúde. A pressoterapia também é útil para reduzir os processos inflamatórios (com exceção daqueles de natureza infecciosa), para melhorar o tônus e a oxigenação da pele, para aliviar dores devido a traumas e promover o relaxamento de todo o corpo.

A pressoterapia é um tratamento bastante agradável, já que os jatos de ar nas partes afetadas do corpo atuam como uma espécie de massagem.

Contraindicações da pressoterapia

pressoterapia 3

Existem várias circunstâncias ou condições em que a pressoterapia não é recomendada, como por exemplo: gravidez, flebite (inflamação nas veias superficiais), varizes, trombose, insuficiência renal ou hepática, diabetes com microangiopatia, dentre outras.

Por isso, pergunte sempre ao seu médico ou a um profissional que usa este tratamento se é recomendável ou não para o seu caso. Outra recomendação importante é a de que a pressoterapia deve ser realizada com o estômago vazio.

Para obter bons resultados e não arriscar a saúde, é essencial contar com centros especializados que utilizam máquinas em bom estado, com as manutenções em dia e calibradas corretamente.

Da mesma maneira, é essencial contar com profissionais treinados e que tenham conhecimento suficiente para aconselhar sobre todas as etapas do tratamento, duração e qual é o mais adequado para a sua necessidade.

Talvez te interesse ler também:

PÉS INCHADOS – CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: LEIA ESTAS 6 DICAS!

ARGILA VERDE → 10 USOS PARA SUA BELEZA E SAÚDE!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...