Saiba como acabar com a celulite de uma vez por todas


Apesar de ser a coisa mais comum do mundo, a celulite é aquele inimigo que toda mulher quer combater. Até porque, ela aparece em aproximadamente 90% das mulheres e em apenas 2% dos homens. Será que existe um jeito de acabar com a celulite de uma vez por todas? Por que devemos (se é que devemos) combatê-la?

O que é a celulite?

Para começar, vale ressaltar: celulite não é doença. Ela é apenas uma alteração de pele, por assim dizer.

A celulite acontece quando há um acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Esse excesso faz estas células incharem e endurecerem, provocando desníveis e nódulos na pele, o que dá aquele aspecto de “casca de laranja” tão conhecido.

Ela costuma aparecer com frequência nas nádegas e nas pernas, mas também pode surgir em lugares como barriga, seios e braços.

Acontece mais comumente em mulheres, mas homens também podem ter.

É uma questão de estética, mas não se engane. Quase todas as mulheres têm celulite e se não têm ou são muito sortudas ou usaram muito photoshop.

Em qualquer caso, para aqueles que querem dar fim, ou uma melhorada no aspecto da celulite, existem tratamentos de todos os tipos, dos caseiros aos cirúrgicos.

Vejamos por partes.

O que causa celulite?

Essa alteração de pele pode ser causada por uma série de aspectos, sendo que o excesso de peso, a má alimentação – principalmente aquela que é rica em sal, gordura e açúcar – e a baixa ingestão de líquidos estão entre as mais importantes causas.

Além disso, alterações hormonais, estresse, maus hábitos como fumar, ficar muito tempo sentada, e a falta de atividade física também são fatores de risco.

Sintomas e graus de gravidade

Celulite é um mal a ser combatido? Depende. Na maioria das vezes a questão é única e exclusivamente estética.

A celulite, em seu estágio inicial, só pode ser vista quando a pele da região é comprimida. Nesses casos, ela é assintomática. Mas nos casos graves, a pele fica mais dura, fria e sensível, podendo até causar dor.

Há uma escala do grau de severidade da celulite, sendo que o grau 1 só aparece quando a pele é comprimida, e ainda assim, as ondulações e furinhos são bem pequenos.

O grau mais avançado acontece quando a pele apresenta vários nódulos, a região fica inchada e há comprometimento da circulação.

Recentemente, três dermatologista brasileiras desenvolveram uma escala chamada “Celulite Severity Scale” que, por meio de uma pontuação que vai de 1 a 15 classifica, de modo mais preciso, a celulite em leve, moderada ou grave.

Tratamentos mais comuns contra celulite e suas eficácias

No mercado, há uma serie de cremes que prometem diminuir ou mesmo acabar com a celulite. No entanto, grande parte dos especialistas questionam a eficácia, tendo em vista que quando há alguma melhora, ela é bastante modesta.

Porém, há uma série de métodos profissionais, que podem ajudar – e muito – no aspecto da pele com celulite.

São eles:

Drenagem Linfática

No caso da Drenagem Linfática – um dos métodos mais conhecidos e de bastante eficiência – há uma melhora da circulação sanguínea da região, bem como diminuição da retenção de líquidos, dois dos principais vilões do acúmulo de gordura.

Massagem modeladora e a automassagem

A massagem modeladora e a automassagem também são eficientes, pois funcionam melhorando a circulação sanguínea na região.

Endermologia

Para os casos moderados ou graves, é possível recorrer à Endermologia, um tratamento estético não invasivo que consiste na realização de uma massagem profunda, feita com um aparelho específico, que promove sobretudo a melhora na circulação sanguínea, elimina a retenção de líquidos e promete dar uma aparência lisa à pele afetada pela celulite.

Radiofrequência

Além destes tratamentos mais simples, existem alguns procedimentos utilizam aparelhos para ajudar na retirada da celulite. Um dos considerados mais eficazes e duradouros é a Radiofrequência, que não traz riscos à saúde e promove uma verdadeira reestruturação do tecido da pele e estimula a produção de colágeno, proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.

Criolipólise

Há também a Criolipólise, um “achado” dos pesquisadores de Harvard, que expõe as células de gordura a baixas temperaturas, fazendo-as congelarem e se romperem. Mas esse tratamento ficou famoso depois que Linda Evangelista ficou desfigurada com ele.

Ondas Acústicas

Em termos de novidade, há também as Ondas Acústicas, tratamento não invasivo feito por meio de ondas de pressão que destroem as fibras das celulites.

Corrente Russa

Existe também a assim chamada Corrente Russa, que utiliza impulsos elétricos para melhorar a circulação e acelerar o metabolismo da região. Ambos podem ser feitos em clínicas estéticas.

Procedimentos Cirúrgicos, medicamentos e outros métodos

No caso dos procedimentos cirúrgicos, há a Cirurgia à Laser e a Subcisão, que corrigem problemas de “relevo” na pele, como acne, rugas e a celulite.

No rol dos medicamentosos, há a Mesoterapia, feita com um coquetel de medicamentos, para diminuir o acúmulo de gordura no local.

Menos conhecidos e um pouco questionados pelos especialistas estão a Lipocavitação, o Ultrassom com Lipolíticos, que utiliza a mesma base da Lipocavitação, mas tem uma potência maior do que o ultrassom convencional, e o Gesso Liporredutor, uma mistura de substâncias benéficas para a pele, como a cafeína.

Alimentação, um fator importante

Como a celulite trata-se, basicamente, de depósitos de gordura localizados, o fator alimentação é um importante elemento a ser levado em conta.

Os alimentos mais maléficos, nesse caso, são o excesso de sal, gorduras, açúcares e doces, frituras e industrializados.

No caso do sal, o maior problema é a retenção de líquidos, já os carboidratos favorecem o acúmulo de gordura e os industrializados promovem uma verdadeira invasão de toxinas no organismo.

Nesse sentido, quanto mais natural a alimentação, melhor. Invista em alimentos in natura e integrais e deixe esses alimentos “vilões” para ocasiões “especiais”.

Frutas, verduras e legumes seguem sendo os queridinhos da saúde, também no caso da prevenção da celulite. Hortaliças, fibras e alimentos proteicos, como grão-de-bico e feijão, ajudam muito.

Vale também beber muita água, pois um organismo hidratado funciona muito melhor sempre.

Como eliminar a celulite

Além de investir em uma alimentação natural e de qualidade e beber bastante água, é importante também praticar atividades físicas, pois elas ajudam a diminuir a gordura localizada e melhoram a circulação sanguínea.

Os melhores são os exercícios aeróbicos, como a corrida e caminhada. Também são bons a musculação e o Pilates.

Evitar ficar muitas horas com salto alto e em posição sentada, pois são fatores de risco para o aparecimento da celulite.

Remédios caseiros para a celulite

Sim. Há como melhorar o aspecto da pele de modo natural.

Vinagre de maçã

Uma das indicações mais eficazes é o vinagre de maçã, que possui propriedades que auxiliam na redução da celulite, tendo em vista que reduz o excesso de gordura nas células.

Cafeína

A cafeína também é um produto bastante interessante, pois acelera o metabolismo e elimina o excesso de fluidos no líquido da pele.

Gelatina

A gelatina também é recomendada por conter colágeno, o amigo número 1 da pele firme e saudável.

Massagem caseira

Massagem caseira com mel, todas os dias, para ativar a circulação sanguínea local.

Manteiga de cacau

Massagens em geral e especialmente massagem com manteiga de cacau também são métodos caseiros bastante eficazes se feitos com regularidade.

Leia mais:

Para acabar com a celulite de uma vez por todas

É possível acabar com a celulite? Depende da, grande, vontade de acabar com ela e do grau de comprometimento da pele, ou seja, do grau da celulite.

Todos os tratamentos caseiros dos quais falamos, devem ser combinados com outras medidas. Sozinhos, evidentemente, eles não promovem o milagre que toda mulher gostaria de ganhar: acordar um dia sem uma celulite no corpo para contar a história.

Leia mais sobre Saúde e Bem-estar:

O QUE É VENTOSATERAPIA? SERÁ QUE FUNCIONA?

APERTE O PONTO CERTO. 6 PONTOS DE ACUPRESSÃO CONTRA DORES DIVERSAS. FOTOS

CROSSFIT: O QUE É, BENEFÍCIOS, VÍDEO COM EXERCÍCIOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...