As 5 plantas MAIS EFICIENTES para purificar o ar da sua casa


Ter plantas dentro de casa sempre é bom, agradável, bonito. Sim, faz bem à vista, e ao astral, pelo simples fato de estarem lá. Mas, tem planta que age quimicamente no ambiente em que está melhorando a qualidade do ar que você respira.

Um novo estudo da Nasa determinou as 5 plantas que alteram positivamente o ar do entorno de onde estão, alterando a composição dos gases, reduzindo as emissões de acetona, benzeno e formaldeído, compostos orgânicos volateis, e que causam danos à sua saúde, a longo prazo.

Esses compostos, maléficos, são emitidos pelas tintas das paredes, o verniz dos móveis, as impressoras, o material de limpeza que você usa e até das roupas que são lavadas a seco.

A inalação de grandes quantidades de compostos orgânicos voláteis pode levar algumas pessoas a desenvolverem a síndrome do edifício doente, o que reduz a produtividade e pode até causar tontura, asma ou alergias“, diz Vadoud Niri, Ph.D., líder do estudo apresentado na Reunião Nacional 252 & Exposition of the American Chemical Society (ACS).

O estudo citado aponta o uso de 5 plantas que podem viver no interior das casas e que atuam na redução da poluição ambiental (fitoremediação): Crassula argentea (Jade Plant), clorofito (Spider Plant), Guzmania lingulata (Bromélia), Consolea falcata (árvore do cacto Caribe), e Dracaena fragrans (Dracaena).

Existem muitas mais plantas que têm esse tipo de efeito mas, no estudo da Nasa consta que essas 5 são as mais efetivas na eliminação dos poluentes mais perigosos.

De todas essas cinco, a mais eficaz é a bromélia Guzmania lingulata, nosso carro-chefe.

O bom é que, qualquer dessas plantas são fáceis de se manterem dentro de casa pois gostam da meia-sombra e não requerem muita água para viver. Você poderá plantá-las em vasos individuais, dispondo-as nos cantos da casa onde chega alguma luz de fora (meia-sombra é como se a planta estivesse debaixo de arvoredo) e regá-las uma vez por semana, sem grande preocupação. Cuide sim de que a terra dos vasos seja bem misturada com areia, para que não se compacte e mantenha uma boa drenagem. As plantas de interior detestam terra encharcada.

1) Bálsamo Crassula argentea

bálsamo crassula argentea

2) Clorofito Chlorophytum comosum

clorofito chlorophytum comosum

3) Bromélia Guzmania lingulata

bromélia guzmania lingulata

4) Palma ou Opuntia Consolea falcata

palma opuntia consolea falcata

5) Dracena fragrans

dracena fragrans

Fora essas, você se beneficiará dos ficus (Ficus benjamina), de algumas heras como a Hemigraphis alternata e a Hedera helix, do Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii, da Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), da Babosa (Aloe vera), das Jiboias (Epipremnum pinnatum), das palmeiras Ráfia (Rhapis excelsa), das Gérberas (Gerbera jamesonii) e das Azaleias (Rhododendron simsii), das Samambaias (Nephrolepis exaltata), do Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii Regel), dos anturios, dos crisântemos e muitas outras.

Veja em nossos artigos sobre como plantar e que plantas são mais adequadas aos lugares diversos da sua casa e, a partir daí, escolha as suas companheiras limpadoras de ar e astral.

Leia, por exemplo, sobre:

QUAIS SÃO AS MELHORES PLANTAS PARA COLOCAR NO BANHEIRO?

DICAS PARA MANTER UMA BOA ATMOSFERA DENTRO DE CASA

Porém, se lembre que muitas plantas também podem ser tóxicas para você, suas crianças ou seus animais de estimação, por isso, dê uma lida aqui neste artigo também:

10 PLANTAS TÓXICAS QUE O BRASILEIRO TEM EM CASA

PLANTA PODE TAMBÉM MATAR

Veja também o video abaixo:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...