10 razões por que você deveria começar a beber água quente

  • atualizado: 
beber água quente

Água quente, o quanto faz bem? Não só a hidratação é essencial para o bem-estar de todo o corpo, mas adquirir o hábito de beber, todos os dias, alguns copos de água quente, em vez de fria ou à temperatura ambiente, significa tirar o máximo proveito dos benefícios da água.

Beber água quente primeiramente melhora o metabolismo, por isso pode ser útil para aqueles que querem perder peso. Além disso, se a água já é importante por si só, porque promove a hidratação necessária, esta será ainda maior se a temperatura da água for maior do que a temperatura do ambiente.

É por isso que muitas pessoas aconselham começar o dia com um copo de água quente ou bebendo um copo de água quente com limão.

QUEM BEBE ÁGUA QUENTE E PORQUÊ

O hábito de beber água quente vem das culturas orientais, especialmente da cultura chinesa. Os chineses acreditam que a água quente faça bem à saúde de um modo geral, ajude na digestão, por isso é bebida entre as refeições e desintoxique, por isso a bebem em jejum, pela manhã.

É claro que para nós brasileiros beber água quente neste calor tropical nos faz suar só de pensar mas, há quem diga que, ao contrário do que parece, beber água quente inclusive no verão faz efeito contrário e refresca. Será? Bom, não custa nada tentar e, se água pura parece muito sem graça, escolha uma erva tua preferência (mate, Camellia sinensis etc) e experimente, obviamente sem colocar açúcar.

Agora veja o que você pode ganhar adquirindo este hábito saudável.

10 BENEFÍCIOS

Aqui estão 10 vantagens de beber água quente:

  1. Perder peso
  2. Ajuda em casos de congestão nasal e dor de garganta
  3. Reduz as cólicas menstruais
  4. Desintoxica o corpo
  5. Previne o envelhecimento precoce
  6. Previne acne e espinhas
  7. Dá vitalidade ao cabelo e evita a caspa
  8. Melhora a circulação sanguínea
  9. Promove a digestão
  10. Resolve problemas de prisão de ventre

1. Perder peso

A água quente é excelente para manter um metabolismo saudável, o que é necessário se você estiver tentando perder alguns quilinhos a mais. A melhor maneira de fazer isso é começar de manhã cedo com um copo de água quente e limão. A água quente ajudará a combater o tecido adiposo em excesso.

2. Ajuda em casos de congestão nasal e dor de garganta

Beber água quente é um ótimo remédio natural contra resfriados, tosse e dor de garganta. Ela dissolve o catarro e também ajuda a removê-lo do trato respiratório, além de proporcionar alívios na garganta e descongestionar o nariz.

3. Reduz as cólicas menstruais

O calor da água tem um efeito calmante e relaxante nos músculos abdominais, que no final pode ajudar a curar cólicas, cãibras e espasmos.

4. Desintoxica o corpo

A água quente é excelente para ajudar o corpo a se desintoxicar. Ao beber água quente, a temperatura corporal começa a aumentar, o que também pode ser traduzido em suor. Desta forma, o corpo elimina toxinas e se limpa. Também neste caso, adicionar umas gotas de limão dará mais benefícios ainda.

5. Previne o envelhecimento precoce

É popularmente sabido que beber bastante água não só mantém a pele hidratada, mas a libera do excesso de toxinas. Se a água estiver quente, ela ajuda ainda a reparar as células que aumentam a elasticidade da pele e que são prejudicadas pelos radicais livres nocivos.

6. Previne acne e espinhas

Pelo mesmo motivo, a água quente limpa profundamente o corpo e elimina as causas das infecções relacionadas à acne.

7. Dá vitalidade ao cabelo e evita a caspa

Beber água quente também é uma vantagem para obter cabelos macios e brilhantes. Ela energiza as terminações nervosas das raízes do cabelo, as torna ativas e acelera o crescimento. Além disso, beber água quente mantém o couro cabeludo hidratado e ajuda a combater a caspa.

8. Melhora a circulação sanguínea

Outra vantagem importante de beber água quente é que ela melhora a circulação sanguínea, o que é fundamental para as atividades muscular e nervosa. Além disso, a água quente mantém o sistema nervoso saudável reduzindo os depósitos de gordura que se acumulam ao seu redor.

9. Promove a digestão

Estudos demonstraram que beber água fria durante ou após uma refeição pode endurecer o óleo nos alimentos consumidos, favorecendo a criação de um depósito de gordura na parede intestinal. Além disso, a água, ou qualquer outro líquido, pode disturbar a digestão. Substituindo o copo de água fria por um copo de água quente, você poderá favorecer a digestão mas, a dica é não beber propriamente enquanto se come, e sim, antes ou após as refeições.

10. Resolve problemas de prisão de ventre

Especialmente se tomada com o estômago vazio, a água quente também ajuda a o intestino a retomar suas funções e, se bebida regularmente (de manhã em jejum e a noite antes de ir dormir), ela pode ajudar a resolver os casos de prisão de ventre.

QUANDO, COMO BEBER, E EM QUAIS QUANTIDADES

Não tem uma regra de horário justa.

Pode-se beber de manhã em jejum ou um tempo antes de dormir (atenção para não ter que se levantar para ir ao banheiro).

Pode-se beber entre as refeições: 15,20 minutos antes de comer ou após as refeições (2 horas aproximadamente) e,

Sempre que sentir sede, lembrando, claro, que tudo em excesso faz mal, inclusive a água.

O ideal é beber uma xícara de chá de água quente pura, misturada com alguma erva ou com algumas gotas de limão várias vezes no decorrer do dia.

Uma quantidade boa para iniciar é por volta de um litro, um litro e 1/2 ao dia.

COMO PREPARÁ-LA

O ideal é deixar a água primeiramente ferver bastante por alguns minutos. Depois espere-a esfriar e beba-a durante o dia quando quiser, mas sempre e em qualquer caso, em uma temperatura acima da temperatura ambiente.

A sua temperatura deve ser similar à temperatura com que se prepara um chá.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!