O frio ajuda a emagrecer

O frio ajuda a emagrecer

O frio ajuda a perder os quilinhos a mais. Uma maneira barata de perder peso? Aproveitar o inverno, sair, passear, não ficar em casa debaixo das cobertas para não sentir frio.

A teoria de que o frio emagrece decorre de vários estudos onde se investigaram os efeitos do frio sobre o metabolismo humano.

Um deles, feito por pesquisadores da holandesa Universidade de Maastricht, descobriu que expor o corpo à temperaturas mais baixas não apenas ajuda a combater a obesidade, como permite que o corpo se adapte e responda melhor às mudanças de temperatura do ar, bem como ao choque térmico. 

Este estudo consistiu em expor voluntários a baixas temperaturas e, que depois do primeiro calafrio, os voluntários se sentiam sempre mais adaptados ao frio porque conseguiam gerar o calor necessário para não tremerem, o que seria um sintoma da ativação dos tecidos adiposos marrons. 

“Nossa hipótese – dizem os pesquisadores holandeses liderados pelo Dr. Wouter van Marken Lichtenbelt – é de que o ambiente térmico influencia a saúde humana e, em particular, a exposição frequente a um frio leve pode afetar significativamente o nosso consumo de energia por longos períodos de tempo”. Na prática, se você quiser perder peso, você deve evitar o calor extremo e treinar-se a viver abaixo dos 20 graus.”

Em um outro estudo, publicado na revista Cell Metabolism, um grupo de pesquisadores norte-ametricanos descobriu que os calafrios liberam no corpo um hormônio que estimula o tecido adiposo marrom a produzir calor para que o corpo possa manter sua temperatura interna. O hormônio se chama irisina e é produzido também pelos músculos durante exercícios físicos. A pesquisa concluiu que sentir frio melhora o metabolismo e queima a gordura marrom exatamente como acontece quando estamos na academia. 

Então, vamos aproveitar os dias de frio, que não são muitos no nosso país, para deixarmos a preguiça de lado e sairmos nem que seja para queimar umas calorias a mais.

Leia também: Por que estamos cada vez mais gordos?

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *