Dor no Joelho: compreendendo as causas para tratar e prevenir


Poucas são as pessoas que dão a devida atenção a ele, e isso só costuma acontecer quando ele adoece. O joelho é uma estrutura complexa, ao mesmo tempo que promove flexibilidade, também responde pela estabilidade corporal. Por esse motivo, é uma região extremamente sensível a lesões e doenças variadas.

Um desvio, rompimento ou inflamação podem ser bem traumáticos. Quem não se lembra do jogador brasileiro Ronaldo, há 17 anos, contorcendo-se de dor após sofrer um trauma no tendão? Embora seja mais comum em atletas, vale lembrar que problemas nos joelhos são bastante democráticos. Por isso é importante se informar a respeito.

Por que o joelho dói? Como cuidar e prevenir? Saiba mais agora.

{index}

DOR NO JOELHO – O QUE PODE SER?

Para saber mais sobre a dor no joelho, é importante conhecer sua estrutura.

O joelho é é uma articulação, que tem como principal função aguentar a sobrecarga e promover a estabilidade.

É formado por três ossos: o fêmur, a patela e a tíbia, além de uma série de cartilagens, tendões, bursas, cartilagens e músculos.

A dor no joelho, dessa forma, pode ser algo pontual, como após a prática de alguma atividade física, ou pode significar algo mais sério, como um processo inflamatório, por exemplo.

O joelho pode sofrer as mais variadas lesões, além do desgaste provocado pelos exercícios físicos ou o sobrepeso, bem como de infecções e inflamações. Há ainda as pessoas que possuem desvios congênitos, como o joelho valgo, mais comum em crianças, e que deixa o joelho virado para dentro.

TIPOS DE DOR NO JOELHO

Existem várias localizações da dor no joelho, que podem dar pistas sobre as causas do processo doloroso. São elas:

  • Dor do lado de dentro do joelho – Normalmente tem relação com lesões nos ligamentos, tendões e meniscos e degenerações nas articulações.
  • Dor na lateral do joelho – Geralmente ocorre em decorrência da Síndrome da banda iliotibial, bem como sobrecarga, lesões e degenerações articulares. É comum em atletas.
  • Dor na parte de trás – Pode ser causada por um problema chamado Cisto de Baker, que causa inchaço na parte de trás do joelho e dor ao movimentar-se.
  • Dor na parte da frente – Entre as principais hipóteses, a mais comum é que esteja relacionada a uma fraqueza dos músculos, causando a chamada condromalacia patelar.
  • Estalo no joelho – Embora não signifique, necessariamente, um problema de saúde, o estalo pode estar relacionado a desgastes das articulações, traumas e desalinhamentos.
  • Inchaço – Pode ocorrer após uma trauma ou lesão e também pode indicar um processo infeccioso.

COMPREENDENDO AS CAUSAS

Por ser uma região cheia de ligamentos, tendões e músculos, é comum que causas mecânicas façam essa região doer. É comum, nesse caso, que atletas sintam mais esse tipo de dor. Entre as causas mecânicas das dores nos joelhos, as mais comuns são:

  1. Lesões nas cartilagens;
  2. Lesões no menisco;
  3. Distensões ou entorses;
  4. Traumas;
  5. Desalinhamentos;
  6. Fraqueza muscular;
  7. Sobrecarga causada por excesso de peso ou de atividades físicas;
  8. Desgastes nos meniscos;
  9. Rompimento de cartilagem, menisco e ligamentos;
  10. Envelhecimento.

DOENÇAS QUE CAUSAM DOR NO JOELHO

Algumas doenças podem afetar o joelho e causar episódios de dor, que podem durar um curto período, ou mesmo a vida toda. Entre as principais enfermidades que acometem o joelho, estão:

  1. Tendinites e bursites;
  2. Doenças reumáticas, como a osteoartrite, que causa um desgaste na cartilagem,
  3. Sinovites – a popular água no joelho -, que provoca uma inflamação na membrana sinovial;
  4. Infecções;
  5. Síndrome da dor patelo-femural, que causa um desequilíbrio na articulação que liga o fêmur e a patela;
  6. Condromalácia Patelar, desgaste que ocorre por sobrecarga;
  7. Síndrome de Hoffa, caracterizada por uma inflamação da gordura infrapatelar;
  8. Síndrome da banda iliotibial, que afeta a lateral do joelho e geralmente atinge os esportistas, principalmente os corredores;
  9. Cisto de Baker.

QUANDO PROCURAR UM MÉDICO?

Dores que não melhoram, após 2 ou 3 dias, devem ser investigadas.

Nesse caso, é possível procurar especialistas, como os ortopedistas, reumatologistas ou fisioterapeutas.

Os ortopedistas geralmente tratam problemas congênitos e lesões, já os reumatologistas e fisioterapeutas, tratam doenças ainda em fase inicial, e que não precisam de cirurgia.

O diagnóstico do problema envolve uma avaliação do histórico do paciente, a solicitação de exames de imagem, como radiografias e ressonâncias magnéticas.

Normalmente, a descoberta da origem do problema é rápida e de simples resolução.

TRATAMENTOS PARA DOR NO JOELHO

O tratamento para as dores nos joelhos vai depender, evidentemente, da causa do processo doloroso.

Geralmente, casos de lesões e inflamações são resolvidos com fisioterapia e medicamentos.

Já as fraturas, a depender da causa, podem necessitar de cirurgia, bem como outros problemas, como os congênitos.

Somente o especialista é capaz de orientar e tratar corretamente cada caso.

REMÉDIOS NATURAIS PARA DOR NO JOELHO

Para casos que necessitam de tratamento medicamentoso, evidentemente só o médico poderá indicar. No entanto, algumas medidas caseiras podem ser úteis em alguns casos:

  1. Compressas – Nos casos de lesões, traumas e inflamações, aplique, de 2 a 3 vezes ao dia, compressas geladas, por cerca de 15 minutos. Essa medida diminuirá a dor, o inchaço e a inflamação. Em outros casos, é possível aplicar compressas quentes com 3 gotas de óleo essencial de sálvia ou alecrim, duas vezes ao dia;
  2. Massagens – Para melhorar a circulação, faça massagens na região do joelho;
  3. Alongamentos – Alongar-se também pode ajudar. Para tanto, flexione levemente a perna afetada, com apoio de uma cadeira;
  4. Repouso – É possível também utilizar faixas para imobilizar a região, principalmente quando a pessoa precisa ficar muito tempo de pé. Também é interessante elevar a perna afetada, colocando uma almofada para melhorar a circulação da região;
  5. Alimentação – Evite alimentos doces e gordurosos, que tendem a piorar a inflamação, e invista em alimentos anti-inflamatórios naturais, como gengibre, cúrcuma, alho.

COMO PREVENIR DOR NO JOELHO

Para evitar dores nos joelhos, atente-se a algumas medidas eficazes:

  1. Tenha especial cuidado ao praticar atividades físicas, principalmente se for correr ou caminhar. Tais exercícios tendem a sobrecarregar o joelho. Para minimizar os impactos, evite pisar com o pé inteiro no chão, correr na ponta dos pés ou dar passadas curtas;
  2. Prefira atividades físicas de baixo impacto, como natação e Pilates;
  3. Mantenha sempre o peso ideal, pois o excesso de peso sobrecarrega o joelho;
  4. Atenção aos hábitos e postura na hora de praticar atividades físicas. Evite, por exemplo, exercícios de agachamento, que causam muitos danos ao joelho;
  5. Mudança de hábitos – Tente não ficar muito tempo na mesma posição, utilizar calçados apropriados, não exagerar nos exercícios físicos e manter o peso.
  6. Caso sinta uma dor que não passa, após 2 ou 3 dias, procure ajuda médica.

Talvez te interesse ler também:

POR QUE O CORPO DÓI? CAUSAS EMOCIONAIS E OUTRAS CAUSAS

20 DORES FÍSICAS LIGADAS A UM ESTADO EMOCIONAL ESPECÍFICO

VIGOREXIA: EPIDEMIA EM CURSO NA BUSCA PELO CORPO PERFEITO




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...