Beber uma xícara de chá por dia previne a demência senil


Beber uma xícara de chá por dia nos distancia da demência senil, reduzindo pela metade o seu risco. É o quanto estabelece uma pesquisa publicada na revista americana Journal of Nutrition, Health and Aging.

Seja o chá preto, o chá verde ou oolong, não importa! A famosa bebida pode reduzir pela metade o risco de demência senil, porcentagem que sobe para 86% entre aqueles que são portadores de uma mutação genética que favorece os distúrbios do declínio mental: trata-se do gene ApoE, que na variante alelo E4, parece favorecer o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

São hipóteses documentadas pelo Professor Feng Lei do Departamento de Medicina Psicológica da Universidade Nacional de Cingapura (NUS) Yong Loo Lin School of Medicine. A equipe de investigação monitorou durante sete longos anos, 957 voluntários com 55 anos ou mais.

Os participantes foram divididos em dois grupos: os portadores da variante do gene e os não portadores. O estudo levou em conta outras condições de saúde e de estilo de vida de cada um dos participantes.

Mas os dados se revelaram suficientemente claros: beber chá reduz em 50% o risco de ocorrência de prejuízo cognitivo em pessoas idosas e, em 86% em pessoas geneticamente propensas a desenvolver a doença de Alzheimer.

O grupo de pesquisadores também descobriu que o papel neuroprotetor do consumo de chá sobre a função cognitiva não se limita a um tipo particular de pessoa.

“Embora nossos estudos tenham sido conduzidos em chineses idosos, os resultados poderiam ser aplicados em todas as etnias. Nossas descobertas têm implicações importantes na prevenção da demência”, disse Feng Lei.

Os benefícios viriam dos compostos bioativos presentes nas folhas do chá, compostos que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o cérebro.

Leia mais sobre chás:

CHÁ VERDE → OS SURPREENDENTES BENEFÍCIOS PARA SAÚDE (MAS REALMENTE EMAGRECE?)

CHÁ BRANCO: SUBSTITUTO PERFEITO PARA O CAFÉ! BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES E COMO FAZER

CHÁ GELADO: 5 RECEITAS PARA PREPARAR EM CASA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...