Chá Oolong → tem ação Emagrecedora e é Antioxidante!


O chá Oolong é produzido a partir da fermentação parcial das folhas e brotos de Camellia sinensis, a planta do chá chinês e tem propriedades medicinais muito interessantes.

É poético saber que oolong quer dizer dragão negro – e o chá oolong então é o chá do dragão negro, semi-fermentado, de sabor mais suave e aroma mais refrescante, ideal para tomar após as refeições.

Todos os benefícios do Chá Oolong

Um chá de boa qualidade sempre trará inúmeros benefícios para quem o consome, especialmente se estamos falando de chá da Camellia sinensis, planta usada ancestralmente pelos orientais como curativa.

Os benefícios do chá oolong derivam da composição das folhas das quais se origina – seus taninos e outros compostos são essenciais para que os princípios ativos sejam trazidos para a xícara de quem o consome. Mas, é preciso ter em conta que não basta tomar uma xícara de chá e esperar um milagre. A saúde tem mais a ver com seu estilo e filosofia de vida do que possa parecer.

As duas principais ações curativas que derivam do consumo de chá oolong são a antioxidante e a ativadora do metabolismo, portanto, emagrecedora. Mas não só pois, paralelamente, o chá oolong tem efeito benéfico nas terapias contra o acúmulo de triglicérides e gordura abdominal, também.

Ação emagrecedora

Este tipo de chá, Oolong, é muito recomendado para as dietas de emagrecimento e, não sem razão, já que seu uso rotineiro ativa o metabolismo, como já foi comprovado em diversos estudos (veja este, por exemplo, ou este).

CHÁ VERDE: O EXTRATO AGE SOBRE AS CÉLULAS CANCEROSAS, BLOQUEANDO O SEU METABOLISMO

Ação antioxidante

Outros estudos demonstram a ação antioxidante dos componentes do chá Oolong o que resulta promissor na prevenção de câncer, na saúde cardiovascular e muitas outras situações em que o controle da quantidade de radicais livres e os processos inflamatórios deles resultantes é fundamental para a preservação da sua saúde.

Um desses estudos você pode ler aqui.

O CHÁ VERDE REALMENTE AJUDA A PERDER PESO?

beber chà

Lista de benefícios para uso rotineiro de chá oolong

● Diminui os níveis de colesterol no sangue

● Previne arteriosclerose e doenças cardiovasculares

● Reduz as doenças inflamatórias

● Fornece antioxidantes de qualidade

● Ajuda nos tratamentos dermatológicos

● Indicado para o tratamento de eczema e outros problemas de pele

● Promove uma boa estrutura óssea

● Estimula crescimento saudável do corpo

● Previne diversas formas de câncer

● Trata diabetes

● Reduz os níveis de estresse e ansiedade

● Aumenta a acuidade mental e foco

● Reduz a incidência de cáries dentárias

Forma de uso recomendada

A forma de consumo mais indicada para o chá oolong é tomar uma xícara após as principais refeições.

Não se aconselha seu uso em jejum pois, é potencialmente irritante da mucosa gástrica. Também não se aconselha seu uso antes de dormir para não potencializar alguma insônia decorrente da cafeína que contém.

Contraindicações do Chá Oolong

Seu uso é desaconselhado a grávidas, crianças pequenas e pessoas que tenham hipertensão grave.

Porém, como já disse aqui algumas vezes, todo efeito adverso vai depender da dose e concentração do chá que você tome então, caso você queira experimentar o chá oolong, opte por uma concentração mais diluída até conhecer melhor a sua sensibilidade pessoal à esta bebida.

Leia mais sobre chás da Camellia sinensis:

CHÁ VERDE → OS SURPREENDENTES BENEFÍCIOS PARA SAÚDE (MAS REALMENTE EMAGRECE?)

CHÁ BRANCO: SUBSTITUTO PERFEITO PARA O CAFÉ! BENEFÍCIOS, PROPRIEDADES E COMO FAZER

CHÁ PRETO AJUDA A EMAGRECER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...