Chá branco: substituto perfeito para o café! Benefícios, propriedades e como fazer


Embora ainda não seja tão conhecido quanto os outros chá disponíveis no mercado, o chá branco têm sido consumido há séculos por diversos povos do oriente graças às suas propriedades benéficas para a saúde. Repleto de antioxidantes e elementos antibacterianos, este chá é capaz de prevenir e tratar diversas doenças. Veremos aqui sobre os benefícios do chá branco e também como prepará-lo corretamente.

Propriedades do chá branco

O chá branco é rico em vitaminas essenciais para nossas funções, como a vitamina K, B e C que trazem inúmeros benefícios para o corpo. Além disso, possui altos níveis de potássio, ácido fólico, manganês e antioxidantes necessários para o pleno funcionamento do organismo. Seus altos níveis de cafeína fazem com que este chá possa ser utilizado como um substituto perfeito para o café.

Benefícios do chá branco para a saúde

Melhora a saúde bucal

Os elevados níveis de taninos, flavonoides e polifenóis presentes no chá branco servem como agentes protetores da saúde bucal por evitarem o crescimento de bactérias que formam placas. Além disso, possui quantidades significativas de fluor que reduzem o surgimento de cáries.

Protege contra danos UV

O chá branco possui expressivas quantidades de antioxidantes que lutam contra radicais livres que prejudicam o corpo. Os antioxidantes também exercerão papel fundamental na renovação celular e prevenção de danos causados por raios UV.

Previne câncer

Pesquisas sobre o chá branco demonstraram que sua ingestão garante nutrientes anticancerígenos que previnem o desenvolvimento e progressão de células cancerígenas. Seu consumo induz a apoptose das células estranhas ao organismo, evitando assim que haja o surgimento de determinados tipos de câncer, como o de pulmão.

Previne doenças cardiovasculares

Consumir chá branco é obter quantidades impressionantes de flavonoides responsáveis por diminuir distúrbios cardiovasculares. Além disso, estes mesmos elementos previnem a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade.

Previne infecções de bactérias

O chá branco possui propriedades antibacterianas capazes de eliminar uma vasta gama de bactérias e germes que podem se desenvolver gerando doenças. O consumo de chá branco garantirá proteção contra infecções destes e outros micro-organismos.

Auxilia no tratamento da diabetes

Estudos mostram que o consumo regular de chá branco traz inúmeros benefícios para quem sofre com diabetes. Sua ingestão é capaz de aliviar sintomas da doença (como a sede excessiva), além de diminuir níveis de glicose e aumentar a secreção de insulina.

De forma direta, os benefícios do chá branco são:

• Melhora a saúde da boca

• Previne danos de raios UV

• Previne variados tipos de câncer

• Previne doenças do coração

• Previne doenças bacterianas

• Trata diabetes

• Previne doenças virais como gripes e resfriados graças à vitamina C

• Melhora a saúde da pele com seus antioxidantes

• Substituto ideal para o café

Como fazer chá branco

De forma geral, a maneira de preparo do chá branco não é muito diferente dos outros chás. É preferível que seja preparado com folhas soltas adquiridas em lojas de produtos naturais ou ervas, e não de forma industrializada em pacotinhos. Seu preparo é simples, precisamos fazer da seguinte forma para obter seus benefícios:

Ingredientes

• 2 colheres de chá de ervas de chá branco

• 1 xícara de água ou 200 ml

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver, quando aparecerem as primeiras bolhas de ebulição apague o fogo. Caso tenha um termômetro, o ideal é 60 graus

2. Coloque a água em uma xícara e adicione as colheres de chá de erva de chá branco

3. Tampe com um pires ou outro objeto e deixe descansar por 3-4 minutos

4. Basta servir.

O chá branco pode ser consumido duas vezes ao dia, preferencialmente uma vez pela manhã e outra pela tarde. Recomenda-se que não seja bebido antes de dormir, pois a cafeína proporcionada pelo chá pode dificultar o sono.

Orientações gerais sobre o chá branco

Embora o consumo de chá branco seja livre e encorajado graças às suas propriedades benéficas para o organismo, recomenda-se que antes um médico seja consultado para orientar a respeito da necessidade de adição de chá branco à sua dieta ou não.

Especialmente indicado para você:

CUIDADO! VOCÊ PODE ESTAR BEBENDO CHÁ COM PESTICIDAS

ALECRIM: O CHÁ QUE ALEGRA A ALMA E CURA O CORPO

OS REMÉDIOS CASEIROS MAIS USADOS PELOS BRASILEIROS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...