parar de beber
parar-de-beber

O que acontece ao corpo se você não beber álcool por 1 mês?

É comum nas festas de final de ano cometermos alguns excessos etílicos. Que tal poupar o seu fígado dando férias para ele antes do Natal e do Ano Novo ou depois dessas celebrações?

Existe até uma campanha anual, na Inglaterra, que visa a mobilizar pessoas a passarem os 31 dias do mês de janeiro sem ingerir bebidas alcoólicas. A campanha, batizada de “Dry January” (janeiro seco, ou melhor, a seco), tem eficácia comprovada, segundo um estudo da Universidade de Sussex.

Além de provar que, sim, é possível vencer esse desafio, ele traz inúmeras vantagens. Os 816 participantes da pesquisa relataram que perceberam os seguintes benefícios dando um tempo na bebida:

  • 88% dos indivíduos economizaram dinheiro;
  • 71% passaram a dormir melhor;
  • 70% relataram uma melhora geral na saúde;
  • 67% se sentiram mais dispostos;
  • 58% perderam peso;
  • 57% aprimoraram a concentração;
  • 54% observaram melhorias na pele.

O corpo agradece

O uso de álcool a longo prazo pode estar associado ao desenvolvimento de doenças no fígado, câncer e problemas de saúde mental.

É notória a melhora no funcionamento do fígado, o órgão mais afetado pelo consumo de álcool. A gordura no fígado tende a regredir com a diminuição da ingestão de bebidas alcoólicas, devido à sua alta capacidade regenerativa.

Outro órgão que agradece é o coração, visto que as arritmias cardíacas tendem a diminuir, bem como a pressão arterial em pacientes hipertensos, segundo o UOL.

O álcool também faz mal para a pele, que fica escamosa, seca e contribui para o aparecimento de rugas e linhas finas no rosto. O seu efeito inflamatório também provoca vermelhidão, fissuras e inchaço.

As vitaminas do complexo B são menos absorvidas devido ao consumo de álcool, assim como as proteínas, podendo causar um quadro de desnutrição.

Abstinência

Há pessoas que querem reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e outras que precisam definitivamente largar o vício. São situações diferentes e a última precisa, inclusive, de um acompanhamento profissional.

Parar de beber é muito difícil, porque gera um efeito no organismo conhecido como abstinência, um processo de desintoxicação que gera alterações fisiológicas e psicológicas.

Segundo a  nutricionista Patrícia Zatharias, a pessoa que decide parar de beber precisa adotar uma série de hábitos, como fazer uma atividade física, ter uma dieta equilibrada e beber muita água para limpar o organismo.

O fim da dependência alcoólica é uma forma de libertação. Decidir por esse caminho é um passo que não pode ser tomado sozinho, pois são necessários acompanhamento e avaliação médica, mas vale muito a pena!

Talvez te interesse ler também:

Será que você é alcoólatra? O que torna uma pessoa alcoólatra? Veja os sinais e sintomas

Será que você bebe demais? Reveja sua relação com o álcool e liberte-se

Purificar o fígado: 10 remédios naturais

Sobre Gisella Meneguelli

Gisella Meneguelli
É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o GreenMe desde 2015.

Veja Também

Romã: como fazer chá e suco dessa fruta medicinal maravilhosa

A romã (Punica granatum) é uma fruta conhecida milenarmente que além de sua gama de …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *