A cerveja belga agora é Patrimônio Mundial da UNESCO


A cerveja belga entrou para a Lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Graças à sua variedade de sabores, à presença da bebida na vida diária dos belgas, de agora em diante, ao beber esta cerveja tenha a certeza de estar gozando de uma experiência cultural única no gênero!

A Bélgica, como sabemos, é a pátria de cerveja, fabricada de forma tradicional em todas as cidades do país. Uma tradição que tem suas origens na Idade Média, quando a produção era confiada aos monges nos mosteiros.

“Nós amamos a nossa cerveja, e apreciamos suas infinitas variedades, algo que não existe em nenhuma outra parte do mundo”, disse Sven Gatz, ex-presidente da Federação das Cervejeiras Belgas e agora ministro da cultura Flanders ao The Guardian.

Um reconhecimento que, de acordo com Gatz, seria como se o futebol nacional belga tivesse vencido uma Copa do Mundo.

de acordo com a UNESCO: “A cerveja é também utilizada na comunidade para cozinhar, produzir produtos alimentares e para acompanhar a comida, desempenha um papel na vida cotidiana, bem como em ocasiões festivas.”

Nós falamos aqui várias vezes sobre os benefícios da cerveja, se bebida, claro, com moderação, ou seja, nunca mais que dois ou três copos por dia.

Leia mais:

CERVEJA: O MELHOR SUPLEMENTO DEPOIS DE FAZER ESPORTE

CERVEJA: 10 INESPERADOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

4 VANTAGENS DA CERVEJA PARA A TUA ATIVIDADE SEXUAL

CERVEJA FAZ BEM: COM MODERAÇÃO, PRESERVA O COLESTEROL BOM NO ORGANISMO

A cultura da cerveja belga

Na Bélgica, beber cerveja é uma tradição cultural não apenas em festas e comemorações. O pequeno país abriga 200 cervejarias e mais de 1.500 diferentes variedades desta bebida.

A produção segue um protocolo rígido que leva até quatro processos diferentes de fermentação: o espontâneo, usado na cerveja “lambic”, único na Europa, a fermentação alta, ou “ale”, a fermentação mista, típica das cervejas escuras e a baixa fermentação ou “lager”, utilizada na variedade pilsner.

Um brinde à Bélgica!

Leia mais sobre cerveja:

CERVEJA: 10 MANEIRAS PARA UTILIZÁ-LA DE UM JEITO QUE VOCÊ NUNCA PENSOU ANTES

10 IDEIAS PARA RECICLAR TAMPINHAS DE CERVEJA

COMO FAZER CERVEJA EM CASA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...