Cerveja faz bem: com moderação, preserva o colesterol bom no organismo


O que a cerveja tem a ver com o colesterol? Se consumida em pequenas quantidades, a bebida mais amada no Brasil ajuda a preservar o “bom” colesterol (HDL) no organismo. Um efeito que álcool em geral proporciona, mas, no entanto e em qualquer caso, somente se bebido com moderação.

Além dos benefícios que já conhecemos sobre a cerveja (leia os artigos abaixo), de acordo com um novo estudo desenvolvido pela Universidade do Estado da Pensilvânia e apresentado ao American Heart Association’s Scientific Sessions 2016, o álcool pode retardar o declínio do colesterol “bom” e trazer benefícios para a saúde como a possível prevenção dos graves problemas cardiovasculares.

O ESTUDO

Realizado na China, a pesquisa teve como amostra 80 mil adultos chineses analisando o consumo de álcool que eles auto-relatavam e os níveis do colesterol “bom” que eles haviam, por um período de seis anos, agrupando os participantes em grupos de não-bebedores, bebedores moderados e bebedores pesados ​​(mulheres que consumiam mais de uma porção diária de álcool e homens que consumiam mais de duas doses por dia).

Os níveis do colesterol bom foram reduzidos ao longo do tempo em todos os participantes, mas para aqueles que fizeram o consumo moderado de álcool, este declínio foi mais lento. Os pesquisadores, então, examinaram se os benefícios dependiam do tipo de álcool consumido. Assim, eles descobriram que os níveis de colesterol HDL, “bom”, diminuiu mais lentamente com o consumo moderado de cerveja e em parte também com os liquores.

Além disso, os bebedores moderados (homens que consomem uma ou duas porções de álcool por dia e mulheres que bebem meia porção por dia) tiveram o declínio do HDL mais lento, enquanto que o beber pesadamente eliminou todo esse benefício.

A coisa chave para nunca se esquecer é que apenas em pequenas doses este “benefício” poderia ser dado para o nosso corpo. Apesar desta, e de outras pesquisas que evidenciam os benefícios do consumo moderado de álcool, existem pesquisadores que argumentam que o melhor mesmo para a saúde é consumir ZERO álcool.

Leia mais: ÁLCOOL FAZ MAL EM QUALQUER QUANTIDADE, DIZEM PESQUISAS

Lei mais sobre os benefícios da cerveja para a saúde:

CERVEJA: O MELHOR SUPLEMENTO DEPOIS DE FAZER ESPORTE

CERVEJA: 10 INESPERADOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

4 VANTAGENS DA CERVEJA PARA A TUA ATIVIDADE SEXUAL

BEBER CERVEJA É BOM PARA A FERTILIDADE MASCULINA ENQUANTO O EXCESSO DE CAFÉ DEVE SER EVITADO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...