Novembro azul 2016: vamos prevenir o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens

novembro-azul

A próstata é uma glândula que só o homem tem, localizada abaixo da bexiga. Sua função é produzir o sêmen. O câncer de próstata é o mais comum em homens a partir dos 40 anos, e agrava-se perto dos 60 anos. É o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 61 mil novos casos da doença são diagnosticados anualmente. O oncologista André Bacelar explica que "aos 80 anos, 80% dos homens terão alteração na próstata”, segundo informou ao Correio 24 horas. O médico ressalta que a campanha Novembro Azul é cada vez mais necessária porque, com o envelhecimento da população, o câncer de próstata tem um impacto importante.

Mitos e verdades

Para a EBC, o médico José Henrique Felipe falou sobre os mitos e verdades do câncer de próstata. Segundo ele, é verdade que os homens negros têm mais chance de desenvolver o câncer de próstata. Estudos feitos nos Estados Unidos, onde a miscigenação é menor do que no Brasil, constataram os riscos maiores para essa parcela da população. Por isso, os homens negros devem se prevenir mais cedo

O álcool ainda não está estabelecido como fator de risco. Não há comprovação científica sólida que indique que homens que bebem mais têm mais chances de desenvolver a doença.

Uma pancada na próstata ou infecção também não chegam a causar o câncer de próstata. São as mutações na célula da glândula que provocam a doença.

Já o fator hereditário pode levar o homem a desenvolver o câncer de próstata, sobretudo, se ele tiver um parente de primeiro grau com a doença.

Outro mito é em relação à impotência. O câncer de próstata pode causar impotência se afetar o nervo responsável pela potência peniana. O risco existe mas não é a regra.

Diagnóstico e tratamento

Em geral, os homens não gostam de fazer o exame de toque. Entretanto, José Henrique Felipe explica que a eficácia do diagnóstico se dá pela associação do exame de toque retal ao exame de sangue chamado PSA

Não há medicamento nem dieta específica eficaz que possam prevenir a doença, embora se saiba que, em geral, ter um estilo de vida saudável seja a chave para uma boa saúde.

O diagnóstico precoce é a melhor solução para combater o câncer de próstata. Se descoberto cedo, ele tem cura. A doença só se manifesta quando o tumor está em fase avançada. Por isso, os exames devem ser feitos anualmente para que se possa diagnosticá-lo o mais cedo possível e tratá-lo adequadamente. Se descoberto no início, a chance de cura do câncer de próstata aumenta em 90%

Especialmente indicado para você:

NOVEMBRO AZUL: TODOS CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

NOVEMBRO AZUL 2015: PREVENIR SEMPRE