Novembro Azul: câncer de pênis pode levar à amputação do órgão


O maior pesadelo de um homem deve ser perder o seu órgão sexual. Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, o Novembro Azul.

Mais conhecido pela prevenção ao câncer de próstata, que é o mais comum nos homens, o Novembro Azul vem nos lembrar que outros tipos de câncer exclusivamente masculinos também ocorrem, e podem causar perdas dramáticas.

Por exemplo, você sabia que a falta de higiene íntima pode causar diversas doenças? Uma delas é o câncer de pênis com possível amputação do órgão genital masculino.

Veja abaixo a importância do Novembro Azul e quais cuidados corretos o homem deve ter com seu órgão genital.

Novembro Azul

A necessidade e de ter hábitos higiênicos diários como lavar o rosto, escovar os dentes e higienizar as partes íntimas do corpo parece óbvia. Mas infelizmente não é assim para todo mundo.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que cerca de 500 homens têm o órgão genital amputado por ano em decorrência do câncer de pênis.

Muitos homens desconhecem a importância de fazer a higiene íntima de forma correta. Às vezes eles nem sabem COMO fazê-la.

O urologista Ubirajara Barroso Jr., especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia, faz o alerta:

O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, o que é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose. A desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de pênis”.

O câncer de pênis representa 2% de todos os cânceres em homens. O Brasil é um dos campeões, disputando com Quênia, Uganda, Egito e Índia.

Mas quais os cuidados corretos o homem deve tomar?

Confira.

Quantas vezes lavar o pênis ao dia? Como lavar?

Lave as partes íntimas TODOS OS DIAS (muitos homens não sabem da importância da higiene pessoal)!

A teoria dos urologistas é a falta de informação desde a infância.

Por exemplo, a mulher tem a cultura de procurar um ginecologista desde a adolescência. Com o homem, isso não acontece.

É como se a saúde genital masculina fosse deixada de lado. Os médicos recomendam que na adolescência, o jovem procure um urologista cedo.

Além disso e não menos importante, os pais precisam conversar com os filhos e orientar sobre a forma correta de cuidar do pênis.

Os urologistas explicam que a lavagem é simples e deve ser feita na hora do banho com água e sabão. Para limpar o pênis, o homem precisa afastar o prepúcio e expor a cabeça do órgão, conhecida como glande.

Barroso orienta:

“A urina embaixo da pele (prepúcio) é ácida e pode causar fibrose, inflamação. A lavagem feita com água e sabão salva todo o risco de ter um tumor de pênis ou doença mais grave. Também vale ressaltar que não é necessário lavar o pênis a cada micção ou passar alguma pomada, antisséptica”.

Ou sejam, higiene mas sem exagero, pois excesso de lavagem também pode prejudicar a pele de qualquer parte do corpo.

O que é o prepúcio?

O prepúcio é a “capinha” que reveste o pênis. Ele tem a função inicial de proteger a glande.

Quase todas as crianças quando nascem têm o prepúcio completamente aderido à cabeça do órgão. À medida que cresce, a pele vai amadurecendo e vai descolando.

Esse descolamento vem junto com a abertura do prepúcio, permitindo a exposição da glande. Se o descolamento não ocorrer, a proteção passa a ser um problema. É o que chamamos de fimose.

Existe uma pomada que resolve 80% dos casos, mas outros 20% precisam de cirurgia.

Por que é importante deixar a área sempre seca?

Assim como a região íntima feminina, a masculina também é muito sensível ao crescimento de fungos.

Ou seja, seque bem a área peniana. Se você deixar a área úmida, pode haver um crescimento fúngico, o que pode gerar uma inflamação e coceiras.

E após o xixi?

Os especialistas explicam que o homem precisa esperar sair a última gota, para que ela não fique “presa” no prepúcio.

Na hora do xixi, é preciso puxar o prepúcio e expor a glande.

Ubirajara Barroso explica:

“Tem homem que tem o jato urinário muito forte e a última gota sai segundos depois de acabar a urina. Mas também tem outros que demoram mais. Não tem como acelerar essa última gota, precisa esperar.

A urina tem que estar sob o campo de visão e aí ele vai perceber que saiu a última gota. É preciso esperar porque ela não vem associada à vontade de urinar. Precisa esperar e sacudir o pênis”.

Segundo os médicos, não existe a necessidade de passar papel higiênico, lenço umedecido, nem algodão.

Na hora do sexo, a limpeza vem antes ou depois?

Antes e depois!

E isso também vale para a masturbação.

Rafael Neri, que também é membro da SBU e urologista especialista em cirurgias minimamente invasivas e cirurgia robótica, ressalta:

“É muito importante higienizar o pênis após a penetração, para tirar o resto de substâncias que ficam no preservativo, resto de secreções vaginais, bactérias do ânus que não eram para estar colonizando a região do pênis. Isso vale também para a masturbação, já que também ficam resíduos, sujeiras da mão, do sêmen”.

Câncer de pênis: o que é e quais cuidados tomar?

O Brasil carrega uma marca muito triste: é o país com maior número de casos de câncer de pênis no mundo proporcional por habitante (concentrado em Norte-Nordeste), segundo a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer).

As causas do câncer de pênis

Esse tipo de tumor está relacionado, em sua grande maioria, à má higiene do pênis e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como o HPV.

De acordo com os especialistas, 30% a 40% dos casos de câncer de pênis estão relacionados com HPV. Por isso, é importante que os meninos de 11 a 14 anos tomem a vacina, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Converse com o médico do seu filho para tirar todas as dúvidas sobre esse tipo de vacina.

Tratamento de câncer de pênis

O tratamento do câncer de pênis vai depender da tempestividade do diagnóstico. O diagnóstico precoce trata quase 100% dos pacientes. É possível fazer uma biópsia e tirar o tumor com uma margem de segurança, preservando o órgão.

No entanto, em casos mais avançados é preciso amputar o pênis, parcial ou totalmente.

A incidência deste tipo de câncer aumenta com a idade, atingindo o pico entre 50 e 70 anos.

Sintomas de câncer de pênis

O homem deve suspeitar de qualquer alteração no pênis, como caroços/verrugas que não saem, feridas que não cicatrizam, secreções saindo do prepúcio, área vermelha endurecida, sangramentos vindos da glande e coceiras.

Caso perceba algum desses sinais, procure um médico imediatamente.

Sinais de alerta:

  • Se a pele do pênis tiver alguma alteração de cor ou ficar mais espessa;
  • Feridas;
  • Nódulos;
  • Vermelhidão;
  • Úlceras;
  • Verrugas;
  • Coceira;
  • Sangue na urina;
  • Ardência e pontinhos brancos na cueca.

Cuide-se e fique de olho. Água e sabão já ajudam a evitar este tipo de doença. Como está a sua higiene íntima?

Fontes:

  1. G1
  2. Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Talvez te interesse ler também:

Novembro Azul: vamos prevenir o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens

Fumar diminui o tamanho do pênis. Especialistas alertam

Poluição maior, pênis menor: apontam estudos




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...