Coronavírus: é pandemia, declara OMS. O que isso significa?


A OMS (Organização Mundial da Saúde) acaba de declarar pandemia para a Covid-19. Até então, para a OMS tratava-se de uma epidemia. O que isso significa essa mudança?

“É uma pandemia”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na conferência de imprensa em Genebra sobre o coronavírus. Em teoria, o termo indica que a contaminação pela doença se tornou global, é mortal e afeta um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Mas não é de agora que o vírus, SARS-CoV-2, foi detectado em todos os continentes, porém a OMS talvez tenha “demorado” a declarar pandemia pois a contaminação parecia ser suficientemente controlável ou, o seu alcance global estava sendo aparentemente relativizado, como dissemos aqui:

“A OMS avaliou que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia. Nunca vimos uma pandemia de coronavírus, esta é a primeira. Mas nunca vimos sequer uma pandemia que possa, ao mesmo tempo, ser controlada”, explica Ghebreyesus.

Iniciada em Wuhan, na China, a doença tem quase 120.000 infectados, mais de 4.000 mortos, dos quais 600 na Itália. A declaração da OMS significa que a partir de agora, os Estados terão que cumprir as medidas impostas pela Organização Mundial da Saúde.

“Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de difusão e com a gravidade da falta de ação. O termo ‘pandemia’ não deve ser usado com superficialidade ou levemente. É um termo que, se usado incorretamente, pode causar pânico irracional ou conformismo injustificado, como se a luta tivesse terminada, causando sofrimento e mortes evitáveis. Somos gratos pelas medidas que estão sendo tomadas no Irã, na Itália e na Coréia para diminuir a velocidade do vírus e conter epidemias. Sabemos – continuou – que essas medidas têm um forte impacto na sociedade e nas economias, como aconteceu na China”, afirmou o diretor.

O que mudará de fato da transição da epidemia para a pandemia?

Agora, a OMS poderá emitir diretrizes e enviar equipes aos países mais afetados sempre com respeito à soberania. Isso já foi feito na China, Itália e no Irã. Quem declarou que a epidemia pelo novo coronavírus se tornou pandemia foi o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, depois de avaliar a curva crescente do vírus em toda a Europa, mas também na América.

“Há países que não estão fazendo de tudo para conter a epidemia“, alertou um Ghereyesus alguns dias atrás.

Daí a decisão de tomar medidas drásticas para conter o vírus.

Talvez te interesse ler também:

Por que secar as mãos é tão importante para combater o coronavírus?

Coronavírus: caos na Itália sugere que não sabemos lidar com epidemias

Vem aí um futuro de doenças transmitidas por animais!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...