Cabelos brancos: tudo o que você queria saber


Quando começam a aparecer os primeiros fios brancos é comum a dúvida: será que se eu arrancá-los aparecerão mais outros? Será que a partir de agora minha cabeça vai começar a ficar branca ou posso bloquear o aparecimento dos fios brancos? Vale a pena começar a pintar? Como?

Naturalmente branco (por que os cabelos ficam brancos com o tempo?)

Primeiramente, é preciso aceitar que o aparecimento dos fios brancos está relacionado à idade. Isso não quer dizer que você está velho, mas a idade chega para todos porque é natural o processo de envelhecimento. Logo, não há como bloquear definitivamente o crescimento dos fios brancos.

Os fios brancos aparecem pela falta de melanina, pigmento que dá cor à pele e ao cabelo. Como cada pessoa tem uma capacidade de produzir melanina, a produção de cabelos brancos atinge as pessoas em idades diferentes.

Uma outra forcinha para o surgimento dos fios brancos é a genética. É ela que determina a idade média que uma pessoa apresentará cabelos brancos.

Os cabelos brancos também aparecem quando há um acúmulo de peróxido de hidrogênio que provoca o desgaste dos folículos capilares, onde os fios brancos nascem. O peróxido acumulado bloqueia a síntese de melanina, que, conforme vimos, é o pigmento que dá cor ao cabelo. Não por coincidência, quando se descolore o cabelo, são usados produtos com peróxido.

À medida que envelhecemos, o organismo aumenta a produção dessa substância.

Arrancar os cabelos brancos faz com que eles cresçam mais?

cabelos brancos homem

Ao arrancar um cabelo branco, fique tranquilo: não nascerão outros.

O que alguns estudos comprovam é que pessoas jovens (com menos de 35 anos) que já têm cabelos brancos podem ter insuficiência de vitamina B, principalmente das do complexo B5, e de ácido pantotenico.

Leia mais: QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

Estresse dá cabelo branco?

A relação estresse e cabelo branco ainda não foi totalmente decifrada. Mas desconfia-se que o estresse pode contribuir para que os fios brancos nasçam mais rapidamente.

Philip Kingsley, especialista em cabelos e autor do livro The Hair Bible (A Bíblia do Cabelo, em tradução para o português), afirma que o estresse é responsável por consumir a vitamina B do nosso organismo. Teste feitos com ratos privados dessa vitamina mostrou que eles tiveram o branqueamento dos pelos. Já pesquisas com humanos mostraram que ingerir vitaminas do complexo B evitam os fios brancos e podem até revertê-los.

O dermatologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Humberto Ponzio explicou ao Terra que o estresse ou algum tipo de trauma podem causar o esbranquiçamento dos fios. Isso porque os melanócitos são muito suscetíveis à interferência do sistema nervoso.

Quando os cabelos brancos começam a surgir?

Não dá para saber exatamente quando os cabelos brancos aparecem, mas, geralmente, é a partir dos 30 anos que eles começam a povoar a nossa cabeça. Ponzio explica que eles aparecem, em geral, primeiro nas mulheres e que o principal fator de seu surgimento é a hereditariedade. “Eventualmente, todos ficarão. Se vai ser precoce ou mais tardio, depende da herança genética da família”, diz o médico.

Vivendo mais, mais cabelos brancos teremos. A uma certa idade, os fios param de produzir melanina, logo os fios novos ficam brancos. De acordo com os dermatologistas, 50% da população tem 50% dos fios brancos aos 50 anos.

cabelos brancos jovem

Quem são os mais propensos a ter cabelos brancos?

Além da questão genética, alguns outros fatores também interferem na produção dos brancos.

O tom da pele interfere no surgimento dos brancos. Pessoas com a pele mais clara produzem menos melanina, logo elas tendem a ter fios brancos mais cedo em comparação às pessoas negras e com a pele morena.

Outro fator, embora não esteja relacionado diretamente aos cabelos brancos, são as mudanças hormonais, bem como a deficiência de algumas vitaminas, como as B12 e B1, ferro zinco, cobre, ácido fólico e silício orgânico.

O seu estilo de vida também pode dar uma forcinha para os brancos. O cigarro, assim como interfere na pele, também afeta o cabelo, podendo levar ao surgimento precoce dos fios brancos. Já a alimentação pode ajudar a adiá-los. Alimentos como ovo, carnes, levedo de cerveja, cereais integrais, queijos, vegetais e folhas verdes ajudam a proteger as células de toxinas, prevenindo não somente doenças como, também, o aparecimento de cabelo branco.

cabelos brancos homem negro

Existe cura para os cabelos brancos?

Mas nem tudo está perdido. Se você é daquelas pessoas que não quer assumir o cabelo branco, embora esteja super na moda, pesquisadores da Universidade de Bradfor, na Inglaterra, afirmam ter descoberto a causa dos fios brancos e a sua “cura”. De acordo com os pesquisadores, os cabelos brancos surgem de um processo chamado “estresse oxidativo epidérmico”. A mesma substância encontrada na água oxigenada, o peróxido de hidrogênio, se acumula no fio, oxidando-o e causando a perda da cor.

O tratamento para combater os fios brancos seria o pseudo-catalase, que utiliza uma técnica que transforma a luz ultravioleta em um creme para o couro cabeludo que diminui os níveis de peróxido de hidrogêncio no fio capilar mas, o produto, ao que parece, ainda não está a venda.

Dá para prevenir os cabelos brancos?

Ainda não existe uma maneira para impedir que os fios percam sua coloração natural. Mas, seguindo alguns hábitos, algumas pesquisas sugerem ser possível evitar o surgimento deles.

Evitar álcool, cigarro e radiação solar são algumas atitudes que podem ajudar a evitar os fios brancos.

Alguns alimentos também podem ajudar, como verduras escuras e feijão, por conterem ferro, e gérmen de trigo, que contém zinco. Já o grão-de-bico contém ácido fólico e cobre, enquanto o silício orgânico está presente nos grãos integrais.

A questão toda relacionada ao surgimento dos cabelos brancos ainda não está totalmente resolvida mas, pesquisas estão sendo feitas com células-tronco e substâncias como o aminoácido L-metionina a fim de retardar ou até reverter o surgimento dos fios brancos.

Remédios naturais

cabelos brancos mulher

Óleo de linhaça

O óleo de linhaça faz muito bem à saúde porque é uma fonte de ômega 3, além de benéfico ao cabelo. Confira esta receita para preparar em casa:

INGREDIENTES

3 dentes de alho

4 limões

1kg de mel

200mL óleo de linhaça extravirgem (vende em boas lojas de produtos naturais ou na internet)

MODO DE PREPARO

Descasque os limões, corte-os e coloque, juntamente com o alho, em um liquidificador.

Misture bem.

Em seguida, adicione o mel e o óleo de linhaça e misture novamente.

Coloque a mistura em um recipiente de vidro e feche bem com uma tampa.

Conserve na geladeira.

Uma colher (sopa) deste remédio deve ser consumida 30 minutos antes de cada refeição, ou seja, três vezes por dia.

É aconselhável a utilização de colher de madeira (colher de pau) em vez de metal.

Aqui outras dicas naturais para você testar em casa:

Cebola

Massageie o couro cabeludo com um pouco de suco de cebola. Uma das enzimas desse vegetal diminui a quantidade de peróxido de hidrogênio, evitando o seu acúmulo nos folículos capilares. Corte a cebola o mais fino que puder e faça uma pasta, ou você pode esfregar meia cebola na pele da cabeça.

Abacate

O abacate tem muitas propriedades medicinais devido à quantidade de ácidos graxos saudáveis que contém, além de ter minerais e vitamina E. Esta última é hidratante, reestruturante e antioxidante, evitando o envelhecimento do cabelo.

Corte um abacate pela metade e coloque a polpa em um recipiente. Aplique no couro cabeludo, deixe atuar por 20 minutos e enxágue. Depois lave como de costume.

Como estamos falando de uma condição natural do organismo, não há garantias de que os remédios caseiros funcionem. Mas não custa tentar. Se não funcionarem, vamos para as tintas naturais.

Naturalmente coloridos

cabelos naturalmente coloridos

Bom, você tem duas opções: assumir os cabelos brancos ou pintá-los.

Se você optar por pintá-los, comece com tonalizantes, que são menos agressivos aos cabelos, ou com tintas naturais, como a Henna, que não contém química, as cascas de nozes e o hibisco. Veja abaixo como usar cada um destes colorantes naturais:

Leia mais:

HENNA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA TINGIR SEUS CABELOS DE UMA FORMA NATURAL

HIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS

CABELOS NATURALMENTE CASTANHOS USANDO NOZES (CASCA E FOLHAS)

Agora, se você acha que pintar o cabelo uma espécie de ditadura da beleza, inspire-se em mulheres que assumiram a cabeleira branca com cortes superdescolados e que valorizam a beleza natural.

cabelo branco moderno

Especialmente indicado para você:

TINTURA PARA CABELOS: MAIS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS NO SANGUE DOS CABELEIREIROS

CABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

ALOPECIA: O QUE É E QUAIS SÃO OS REMÉDIOS MAIS EFICAZES




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...