Vitamina C no inverno: como prevenir gripes e resfriados

  • atualizado: 
Vitamina-C

A vitamina C é essencial no inverno para evitar gripes e resfriados. Mas nos meses invernais, na opinião de especialistas, as pessoas a consomem de menos. Isto porque no inverno se diminui o consumo de alimentos que contêm esta vitamina, e o modo de preparação, o cozimento, também dificulta tal consumo.

Um estudo revelou que no inverno se consome menos vitamina C. Um fator é um menor consumo de saladas feitas de ingredientes ricos em vitamina C: tomate, repolho, brócolis, vegetais de folhas verdes, etc. Um outro fator é fácil de se imaginar: em períodos mais frios a tendência é consumir alimentos quentes e a vitamina C é sensível ao calor. Além disso, muitos dos alimentos ricos em vitamina C são estivais, ou seja, crescem no verão, mas couve e couve-flor, por exemplo, são alimentos tipicamente invernais e também são ricos nesta vitamina.

Durante o inverno, para evitar gripes e resfriados, seria necessário aumentar a quantidade de vitamina C ingerida para poder satisfazer as reais necessidades do corpo e evitar as doenças típicas do período.

A vitamina C também é muito perecível e muito sensível à luz. Assim, os especialistas aconselham a beber sucos de frutas cítricas recém preparados, além de frutas e verduras frescas. Outra dica é guardar as frutas e verduras em lugares não expostos à luz direta.

É também importante recordar que a maior parte da vitamina C se perde durante o cozimento. Portanto, a recomendação principal é comer frutas e vegetais crus e beber sucos frescos e centrifugados.

Outra recomendação diz respeito aos fumantes. Se você fuma, saiba que um cigarro elimina 20 mg de vitamina C no organismo. Portanto fumantes devem comer mais frutas e legumes ricos em vitamina C para satisfazer suas necessidades diárias.

A vitamina C, de acordo com um estudo recente, fortalece nosso sistema imunológico e é muito útil contra as doenças comuns do inverno. Reduz pela metade a duração dos sintomas da gripe e ajuda o corpo a se curar mais rapidamente.

Sendo assim, durante o outono e o inverno, não se esqueça de consumir MAIS frutas, kiwis, uvas, sucos de limão, laranja, acerola, goiaba, melão, manga, mas também de comer alface, pimentões, repolho e couve-flor, ou seja, todos os alimentos ricos em vitamina C.

Especialmente indicado para você:

TOMATES ORGÂNICOS SÃO MAIS RICOS EM LICOPENO E VITAMINA C

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!