Vitamina C no inverno: como prevenir gripes e resfriados

Vitamina-C

A vitamina C é essencial no inverno para evitar gripes e resfriados. Mas nos meses invernais, na opinião de especialistas, as pessoas a consomem de menos. Isto porque no inverno se diminui o consumo de alimentos que contêm esta vitamina, e o modo de preparação, o cozimento, também dificulta tal consumo.

Um estudo revelou que no inverno se consome menos vitamina C. Um fator é um menor consumo de saladas feitas de ingredientes ricos em vitamina C:  tomate, repolho, brócolis, vegetais de folhas verdes, etc. Um outro fator é  fácil de se imaginar: em períodos mais frios a tendência é consumir alimentos quentes e a vitamina C é sensível ao calor. Além disso, muitos dos alimentos ricos em vitamina C são estivais, ou seja, crescem no verão, mas couve e couve-flor, por exemplo, são alimentos tipicamente invernais e também são ricos nesta vitamina.

Durante o inverno, para evitar gripes e resfriados, seria necessário aumentar a quantidade de vitamina C ingerida para poder satisfazer as reais necessidades do corpo e evitar as doenças típicas do período.

A vitamina C também é muito perecível e muito sensível à luz. Assim, os especialistas aconselham a beber sucos de frutas cítricas recém preparados, além de frutas e verduras frescas. Outra dica é guardar as frutas e verduras em lugares não expostos à luz direta.

É também importante recordar que a maior parte da vitamina C se perde durante o cozimento. Portanto, a recomendação principal é comer frutas e vegetais crus e beber sucos frescos e centrifugados.

Outra recomendação diz respeito aos fumantes. Se você fuma, saiba que um cigarro elimina 20 mg de vitamina C no organismo. Portanto fumantes devem comer mais frutas e legumes ricos em vitamina C para satisfazer suas necessidades diárias.

A vitamina C, de acordo com um estudo recente, fortalece nosso sistema imunológico e é muito útil contra as doenças comuns do inverno. Reduz pela metade a duração dos sintomas da gripe e ajuda o corpo a se curar mais rapidamente.

Sendo assim, durante o outono e o inverno, não se esqueça de consumir MAIS frutas, kiwis, uvas, sucos de limão, laranja, acerola, goiaba, melão, manga, mas também de comer alface, pimentões, repolho e couve-flor, ou seja, todos os alimentos ricos em vitamina C.

Especialmente indicado para você:

TOMATES ORGÂNICOS SÃO MAIS RICOS EM LICOPENO E VITAMINA C

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS